“Ministério da Saúde acerta ao coordenar processo de imunização da Covid-19”, diz Leite após Fórum de Governadores com Pazuello – Portal Plural
Connect with us

Saúde

“Ministério da Saúde acerta ao coordenar processo de imunização da Covid-19”, diz Leite após Fórum de Governadores com Pazuello

Publicado

em

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini


 

Governador do RS informa que Estado se prepara para garantir as condições de vacinação aos gaúchos

 

A estratégia de vacinação contra a Covid-19 no país foi tema do Fórum de Governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na tarde desta terça-feira (20/10). Por videoconferência, o governador Eduardo Leite e outros 23 chefes de Executivo receberam a confirmação da compra e da distribuição pelo governo federal das primeiras doses de vacina a partir de janeiro de 2021.

Do seu gabinete no Palácio Piratini, junto da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, Leite destacou a importância da liderança do Ministério da Saúde (MS) para garantir, dentro do programa nacional de imunização, vacina para todos os Estados.

“O governo federal tem sido bastante leal, correto, republicano no tratamento dessa questão. Não há e nem pode haver uma disputa entre os Estados sobre quem vai comprar (doses de vacina) na frente. Não faz sentido nenhum que, em um país como o nosso, haja disputa entre Estados por aquisição de vacinas. O Ministério da Saúde deve liderar, organizar e fazer a aquisição e a distribuição dessas vacinas, que temos expectativa já para o mês de janeiro”, afirmou o governador Leite ao final do encontro.

De acordo com o ministro Pazuello, foi assinado um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da vacina Coronavac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac. A compra será concretizada após receber registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que está previsto para o início de 2021.

Além dessa, o ministério deve fazer a aquisição de mais de 150 milhões de doses da AstraZeneca, vacina desenvolvida com a Universidade de Oxford (Reino Unido) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ao longo do próximo ano.

Pazuello ainda afirmou que foi montada uma força-tarefa interministerial para formular um plano nacional de imunização, incluindo um cronograma de vacinação e os grupos prioritários, e que a expectativa de divulgação é para o mês de novembro.

“O governo do RS já está se antecipando para fazer a aquisição de materiais como seringas e agulhas, e também a organização de espaço para o armazenamento dessas vacinas dentro desse programa nacional de imunização. O nosso governo está comprometido em garantir todas as condições de vacinação para a população gaúcha”, afirmou Leite.

A expectativa do RS é iniciar a vacinação ainda durante o primeiro trimestre de 2021, o que daria tempo para começar a imunizar parte da população antes do próximo inverno.

“A reunião de hoje foi muito boa e, agora, aguardamos pelo planejamento, que ainda está sendo montado pelo Ministério da Saúde, em relação à cobertura vacinal e quais serão os grupos prioritários, porque isso depende ainda de estudos e, especialmente, da quantidade de doses disponíveis que serão adquiridas”, ressaltou a secretária Arita.

 

 

Estado.rs.gov

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Servidores da FUMSSAR participaram do 3º Encontro Brasileiro sobre Compras

Publicado

em



Os servidores da equipe de Compras, da Comissão de Licitações e do Jurídico da FUMSSAR participaram do 3º Encontro Brasileiro de Grandes Nomes em Compras Públicas. O encontro aconteceu de forma online nos dias 29 e 30 de novembro. O objetivo do evento foi tratar sobre os principais aspectos da nova Lei de Licitações 14.133/21.

No curso foram abordados quais conhecimentos e habilidades são imprescindíveis para que as compras públicas sejam realizadas de forma eficiente, e assim, obter assertividade em todas as etapas do processo.

A Chefe da Seção de Material e Patrimônio, Mariane Steiger da Costa destacou a importância da participação das equipes em eventos como este, “O curso é de grande importância para os agentes públicos que desempenham suas funções no Setor de Compras e na Comissão de Licitações da FUMSSAR, pois a nova lei de licitações, 14.133/2021 traz diversas inovações para compras e contratações públicas”. Os treinamentos para qualificação dos servidores fazem parte do Planejamento Estratégico.

Na Fundação, este ano já foram realizadas mais de 32 mil horas de treinamento.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

Assinatura Digital para empenhos é implementada na FUMSSAR

Publicado

em



Nesta semana, a gestão administrativa da Fundação Municipal de Saúde, apresentou através do servidor Dionisio Raquiel Nunes, a implementação de assinatura digital para notas de empenho. A partir do mês de dezembro os empenhos vão ser assinados digitalmente com o certificado digital ICP-Brasil. O certificado digital ICP-Brasil é uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meio eletrônico.

Antes de o processo da assinatura digital ser implementado, as notas de empenhos eram todas impressas, acarretando em pilhas de pastas e papéis. Com este novo processo vai ser possível otimizar o tempo e os recursos materiais, já que deixa de ser necessária a impressão de vários documentos. Além disso, a ferramenta agiliza o tempo de assinatura e envio da nota de empenho para os fornecedores e facilita a consulta, pois os arquivos vão estar disponíveis em arquivo digital. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destaca a importância de cada vez mais, os processos e serviços que antes eram totalmente físicos, serem agora digitais, “Esta nova ferramenta agiliza e transforma a burocracia do papel em um processo totalmente digital, seguro e rápido”.

Após a aprovação do processo de compra, o setor de contabilidade efetua o lançamento de todos os empenhos do dia e realiza a assinatura digital em um bloco, indicando que a próxima assinatura é do ordenador da despesa. Via sistema, o próximo a assinar recebe o bloco de empenhos, realiza a conferência das informações na tela e efetua a assinatura de várias notas de uma só vez, tudo de forma digital. Para o Diretor Administrativo da Fundação, Rogério Silva Santos, “Com esse processo da assinatura digital, as ações vão ser realizadas de forma mais organizada e rápida, trazendo resultados eficientes e com menos burocracia”. A próxima etapa do processo orçamentário também será digital, anexando as notas fiscais, contratos e demais documentos, no momento da liquidação. O mesmo ocorre após o pagamento do empenho, quando vai ser emitido o comprovante da transferência bancária e anexado ao empenho digital.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

Cotrirosa encerra mais um curso de libras

Publicado

em



Encerrou nesta terça-feira, 30 de novembro, mais uma edição do curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais para funcionários da Cotrirosa. O objetivo foi desenvolver a inclusão social no ambiente profissional e pessoal.

Com 16 horas e ministrado pela instrutora do Programa de Desenvolvimento Profissional Cooperativo – Capacita, Raquel Araújo da Silva, o curso abordou entre outros assuntos introdução e história do surdo no Brasil, parâmetros como configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação, libras escrita e tácteis, alfabetos manuais e numerais, entre outras informações importantes para a comunicação. O curso foi desenvolvido em parceria com o Sistema Ocergs – Sescoop/RS.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×