Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Ministério cria projeto para monitorar mudança climática no país – Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Ministério cria projeto para monitorar mudança climática no país

Pável Bauken

Publicado

em



O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) criou um projeto para organizar o monitoramento das mudanças climáticas e de seus efeitos no território nacional. A plataforma, batizada de ImpactaClima, vai reunir e consolidar informações produzidas sobre o assunto por diferentes instituições de pesquisa.

O objetivo é articular dados de instituições de pesquisa e integrar essas informações, para estabelecer um quadro mais amplo da evolução das mudanças climáticas no país. Até março, dados sobre clima, temperatura, atividades econômicas e características da população poderão ser acessados no portal do MCTIC.

Será possível, por exemplo, visualizar informações por município, estado ou região, como de uma bacia hidrográfica, por exemplo.

Inicialmente, ficarão disponíveis informações sobre o semiárido brasileiro, que compreende nove estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O foco será em dados relacionados à segurança hídrica, energética e alimentar.

Subsídio

O projeto também vai subsidiar gestores públicos e contribuir para a elaboração de políticas públicas que visem mitigar causas e os efeitos indesejados.

Segundo Márcio Rojas, coordenador de clima do ministério, o ImpactaClima permitirá a diferentes tipos de gestores, prefeitos e integrantes do governo federal, empresários e a cidadãos, orientar decisões, com base nos dados consolidados.

“A plataforma vai permitir ver o cenário climático futuro de uma região. No semiárido, a gente sabe que vai diminuir a chuva e haverá um aumento da temperatura média. Isso orienta uma série de atividades, como medidas de segurança hídrica, investimento em poços artesianos, captação da chuva. Para os produtores, permitirá avaliar irrigação.”

Governança

O projeto será coordenador por um comitê de governança formado por representantes do ministério, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, além de integrantes convidados de outros órgãos, como ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional.

AGB

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

Tendência de chuva para sete dias

Reporter Plural

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

A presença de uma massa de ar frio vai determinar a chuva dos próximos sete dias no Centro-Sul do Brasil. Devido à influência do ar mais frio, grande parte do Sul do país terá baixos acumulados de precipitação durante o período. Haverá chuva, especialmente entre o Norte gaúcho e o Paraná, mas na maioria das áreas os volumes tendem a ser baixos. Neste fim de semana, por exemplo, espera-se instabilidade nos três estados do Sul. Onde mais pode chover é em áreas costeiras entre o Nordeste catarinense e o Leste do Paraná.

No Sudeste do Brasil, a chuva deve se concentrar mais sobre o Espírito Santo e o Centro e Norte do estado de Minas Gerais, apesar da expectativa de chuva nas demais áreas. Pontos do Sul e do Leste paulista e também do Rio de Janeiro podem ter acumulados de precipitação mais altos, inclusive com chuva forte e volumosa em algumas localidades, em razão da circulação do ar mais frio e úmido associado a um centro de alta pressão no Atlântico.

No Centro-Oeste, por conta da influência do ar mais frio, a chuva será menos volumosa no Mato Grosso do Sul. Isso porque, com o ar frio, o canal primário de umidade da América do Sul foi deslocado mais para o Norte, fazendo com que os maiores volumes de chuva no período se concentrem sobre o Mato Grosso, Goiás, e o Centro e o Norte do estado de Minas Gerais.

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada para os próximos sete dias no Centro-Sul do Brasil de acordo com o modelo Icon do serviço meteorológico alemão (DWD) e está disponível ao assinante da MetSul com quatro atualizações diárias na seção de mapas.

 

 

FONTE METSUL

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Previsão do tempo para o feriadão no Rio Grande do Sul

Reporter Plural

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de quase 1.030 hPa nesta sexta na foz do Prata (mapa) e que vai migrar para Leste do Uruguai no feriadão vai influenciar todo o feriadão de Finados no Rio Grande do Sul, deixando os dias amenos e com temperatura abaixo do que é o normal para esta época do ano.

As noites serão frias e quem estiver na Serra ou tiver a região serrana como destino terá que recorrer a um abrigo. Mesmo nas praias, onde a temperatura não cairá tanto pela influência marítima, o vento que vem do oceano trará sensação de frio à noite nos diferentes balneário.

As menores mínimas ocorrerão hoje e na segunda com a menor presença de nuvens, uma vez que no fim de semana se espera aumento da nebulosidade e até instabilidade.

Apesar do frio noturno, as tardes do fim de semana e também da segunda serão agradáveis. Não será um feriadão com tempo firme.

O sol aparece com nuvens no Estado nesta sexta, mas pode ter instabilidade muito isolada e fraca em parte do Rio Grande do Sul na segunda metade do dia.

Já o sábado terá sol com nuvens e períodos de nublado no Rio Grande do Sul. Deve chover no Norte gaúcho com risco de granizo isolado. Pode chover ou garoar de forma isolada ainda na Metade Leste.

O domingo até terá aberturas de sol, mas o dia registrará muita nebulosidade com chuva irregular em diversas regiões.

Na segunda-feira se espera que ar mais seco tome conta do Rio Grande do Sul, o que vai garantir um dia de tempo mais aberto e com sol.

 

 

METSUL FONTE

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Tempo fica firme na maior parte do RS nesta quinta

Reporter Plural

Publicado

em

PRODUÇÃO PORTAL

O dia vai começar friozinho, mas aos poucos a temperatura vai subir no Estado.

Santa Rosa, mínima de 17°C e máxima de 26°C.   Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

A massa de ar seco e fria vai continuar atuando sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (29). O dia vai começar com frio, mas aos poucos a temperatura deve subir no Estado.

Na maior parte do RS, o tempo vai ficar firme nesta quinta. Conforme a previsão, podem ocorrer pancadas fracas e isoladas de chuva durante a tarde no Litoral Norte, na Serra e na Região Sul.

 

 

 

 

FONTE CLIMA TEMPO

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

O que você achou do site novo do Portal Plural?

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×