Minissarau dos 90 anos de Santa Rosa na escola Nossa Senhora da Glória – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Minissarau dos 90 anos de Santa Rosa na escola Nossa Senhora da Glória

Publicado

em



A ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA realizou na segunda-feira, dia 9/08, no saguão da escola, um minissarau  para comemorar os 90 anos da cidade de  Santa Rosa e homenageá-la com os poemas produzidos pelos alunos.

Em um primeiro momento, a escola participou   do Concurso de Poemas promovido pela Secretaria  Municipal de  Educação e Cultura  e selecionou internamente os seus representantes.

Todos os alunos do 3º ao 9º ano produziram seus poemas, apresentaram em sala de aula para os colegas e para as professoras regentes do 3º ao 5ºano e, do 6º ao 9º ano nas aulas de Língua Portuguesa.

Feita essa atividade, sentiu-se a necessidade de  expandir estas apresentações às demais turmas, pois entendeu-se que todos mereciam apresentar seus trabalhos produzidos.

E assim, foi idealizado o minissarau pela professora Eli Beatriz, uma união entre arte, cultura e conhecimento, acontecimento este repleto de muita música, poesias, dança e leitura de livros.

O minissarau contou com a exposição de maquetes produzidos pelos alunos sobre os principais pontos turísticos da cidade, como: o Parque de Exposições, o Tape Porã, O Pórtico de Entrada, o Pórtico da Xuxa, o Pórtico da Oktoberfest, o Museu Municipal, o Palácio 14 de Julho, O 19º RCM, a FEMA, a Estação Ferroviária, a Praça 10 de Agosto, a Árvore Lunar e  Apolo 11, entre outros.

Além dos poemas declamados em homenagem à cidade, houve a dança dos alunos das turmas da Educação Infantil, que dançaram embalados pela voz da professora Rúbia Pereira, acompanhada ao violão pelo seu pai, o Sr. Amadeu. A turma dançou, cantou e pulou com a música Santa Rosa ,da Xuxa.

As demais turmas dos Anos Iniciais realizaram cartazes com desenho para homenagear a aniversariante, declamaram versinhos e juntos cantam “ Parabéns à Santa Rosa”.

No momento contou-se também com a participação  de um dos integrantes do livro “Contos das Infâncias Santa-rosense “, a escritora  Amélia Schinwelski, que além de comercializar os livros também deu autógrafos  e pode estar perto do público leitor.Havia no local uma exposição de muitos livros de autores locais, com obras que retratam Santa Rosa ao longo dessas 9 décadas.

Em função das regras de distanciamento, a atividade foi realizada em 2 etapas em cada turno. Contou com participação da Secretária Lires Zimmermann Fuhr, da Gerente Pedagógica Dilene Maciel,  da Coordenadora Pedagógica Denise Dorneles  e demais  representantes da SMEC.

Em um dos momentos, também fomos agraciados com a participação do cantor santa-rosense, Antônio Carlos, Careca, que com sua voz icônica e composições   marcantes, deixou  nossos corações aquecidos e orgulhosos por fazermos parte de Santa Rosa.

 

Enfim, uma atividade importante na prática escolar, o sarau é um evento cultural marcado pelo encontro de ações artísticas diversificadas, promove momentos prazerosos e o aprendizado  envolve os participantes de forma cooperativa.

Abaixo as poesias que representaram a escola:

SANTA ROSA, 90 ANOS!

Alexandre L. G.  Fernandes

João Victor Fabris Eidt  – 9º ano

ENTÃO, 9 DÉCADAS SE PASSARAM,

DESDE A SUA FUNDAÇÃO NO DIA 10 DE AGOSTO DE 1931

DAQUI A POUCO A CIDADE COMPLETA 1 SÉCULO

E QUANTA HISTÓRIA, QUANTOS FATOS ACONTECERAM ATÉ AGORA,

MUITAS “ESTÓRIAS” CONTADAS, O QUE FOI LENDA E O QUE FOI VERDADE?

 

NOSSOS HERÓIS DO PASSADO CONSTRUÍRAM NOSSA CIDADE,

HOJE HOMENAGEADOS COM NOMES DE RUAS E AVENIDAS

COM NOMES DE ESTÁDIOS, GINÁSIOS E CLUBES,

PARA QUE NUNCA SEJAM ESQUECIDOS.

 

E ASSIM A CIDADE COMO UM RIO SEGUE

SEU CURSO CADA VEZ MAIOR E MAIS IMPONENTE

RENASCE CADA DIA CRESCENDO NA SUA IMPORTÂNCIA.

 

COMO CAPITAL NACIONAL DA SOJA É REFERÊNCIA

PARA OS MUNICÍPIOS VIZINHOS,

SENDO TAMBÉM REFERÊNCIA NO ESPORTE,

ATRAVÉS DE DESTAQUES INDIVIDUAIS E COLETIVOS.

 

VIVA NOSSA CIDADE, QUE NOS ACOLHE TODO DIA

QUE POSSAMOS SEGUIR COM FIRMEZA DO PRESENTE AO FUTURO,

SEM ESQUECER O PASSADO, NESTA EXTRAORDINÁRIA JORNADA DA VIDA.

JUNTO COM NOSSA SANTA ROSA QUERIDA!

 

SANTA ROSA, 90 ANOS

Heloísa de Almeida Martins – 4º ano

 

SANTA ROSA COMPLETA 90 ANOS

CHEIA DE HISTÓRIA E BELEZA

ALÉM DOS NOSSOS PARQUES E PRAÇAS

A SOJA É A NOSSA MAIOR RIQUEZA.

 

NO DIA 10 DE AGOSTO

ELA ESTÁ DE ANIVERSÁRIO

É UM DIA DE MUITA COMEMORAÇÃO

TEMOS MUITO ORGULHO DESTA TERRA

AMAMOS ESTE CHÃO.

 

NOSSA GENTE É ALEGRE E HOSPITALEIRA

SOMOS PRIVILEGIADOS POR MORAR NESTA CIDADE

TEMOS UMA NATUREZA LINDA

E UM POVO QUE LUTA COM GARRA E DIGNIDADE.

 

PARABÉNS, SANTA ROSA!

MINHA CIDADE QUERIDA

DESEJO  A TI  PROGRESSO E PROSPERIDADE

POIS É AQUI QUE PRETENDO VIVER

O RESTO DA MINHA VIDA.

 

“90 ANOS DE SANTA ROSA”

Davi Minuzzo Schereder 3º ano

EM 10 DE AGOSTO

COMPLETA 90 ANOS

A NOSSA LINDA CIDADE

BELA É A SUA IDADE

GRANDE É SUA GENEROSIDADE

NELA TENHO MINHA ESCOLA

QUE SE CHAMA GLÓRIA

E FAZ PARTE DA TUA HISTÓRIA

CIDADE QUE TRAZ NA MEMÓRIA

LUGARES CHEIO DE VIDA

ONDE VIVO COM MINHA FAMÍLIA

MOMENTOS DE ALEGRIA

E NESTA MAGIA

COMEMORA 90 ANOS

DE PURA ENERGIA.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vereadora Márcia volta a cobrar calçadas para a Unidade de Saúde da Vila Cruzeiro

Publicado

em



Preocupada com a situação do passeio público localizado na frente e nas laterais da Unidade Básica de Saúde da Vila Cruzeiro do Sul que ainda não foi feito, a vereadora Márcia Carvalho (PT) voltou a protocolar pedido de informações sobre o caso à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa.

Em junho do ano passado, a vereadora já havia solicitado informações sobre a obra à Prefeitura. Na oportunidade, obteve como resposta a notícia de que havia sido aberto um processo administrativo sob nº 2005/2020, o qual seria licitado e executado com recursos do Orçamento 2021. No entanto, há poucos meses do final deste ano sem nenhum progresso neste sentido, Márcia quer saber qual o andamento do processo, o valor reservado, a previsão de execução, além de obter cópia da licitação para a obra.

A preocupação da vereadora se deve ao fato de que a má situação do local, em dias de chuva, obriga as pessoas a utilizarem a rua para poder ter acesso à Unidade de Saúde “Aquela área fica coberta de água e barro, impossibilitando o trânsito de pessoas. Isso põe em risco a segurança dos pedestres, que ficam expostos aos carros que passam na rua”, detalha Márcia. Ela lembra ainda que a ausência do passeio impossibilita o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência. “Não há como essas pessoas com deficiência chegarem a esta Unidade de Saúde em condições dignas”, frisou.

Desde 2017, Márcia vem cobrando da Prefeitura a construção do passeio na Unidade de Saúde da Vila Cruzeiro. No ano seguinte, ela chegou a protocolar dois requerimentos neste sentido. Até 2021, quando obteve a resposta do Executivo. “Não é mais possível que se empurre com a barriga a realização desta obra quando a Prefeitura nos responde que há uma licitação. Se existe de fato, queremos saber quanto, quando e de que forma esta obra será feita. É pelo bem da população. Vamos seguir cobrando até que seja realizada”, concluiu a vereadora.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Audiência Pública debate Feminicídio e Violência Doméstica em Santa Rosa

Publicado

em



Sexta-feira, 22, 18h30m, Câmara de Vereadores

Será realizada nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, a partir das 18h30min, na Câmara de Vereadores de Santa Rosa, uma Audiência Pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para discutir o Feminicídio e a Violência Doméstica no Município de Santa Rosa.

As pessoas também poderão acompanhar o evento de forma virtual pelo canal da Assembleia Legislativa no YouTube.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Caminhada Outubro Rosa

Publicado

em



Evento se realizará sexta-feira, 22, às 16h

Nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, , às 16 horas, o Grupo Mama Viva e a FUMSSAR realizarão a tradicional CAMINHADA OUTUBRO ROSA.
O ponto de encontro inicial da caminhada será na Praça da Bandeira, em frente ao Centro Cultural (antiga Prefeitura).

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×