Milei promete privatizações e cortes de impostos para equilibrar as contas públicas
Connect with us

Mundo

Milei promete privatizações e cortes de impostos para equilibrar as contas públicas

Publicado

em

portal plural milei
Juan Mabromata / AFP

15 topo humberto pluralbanner plano0 goldAcademia PersonaNuveraFAST AÇAÍ

Segundo o jornal argentino Clarín, o pacote estabelece medidas fiscais de ‘realização imediata’ e não precisam da aprovação do Congresso argentino

 

O governo do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, já pensa nas primeiras medidas que irá tomar após a posse presidencial, prevista para o domingo, 10. De acordo com o jornal argentino Clarín, Milei deve anunciar 14 medidas relacionadas a corte de gastos, aumento de impostos para importação, privatizações e desvalorizações do dólar.

O anuncio das medidas deve ser feito na segunda-feira, 11. Segundo o jornal argentino, o pacote estabelece medidas fiscais de “realização imediata” e não precisam da aprovação do Congresso argentino.

O texto final das medidas ainda está sendo redigido pelo gabinete de Milei, mas o futuro ministro da Economia, Luis Caputo, já sinalizou que o objetivo da gestão do libertário é alcançar o déficit zero em 2024.

Saiba quais são as principais medidas do pacote:

-Proibição ao Banco Central da Argentina de emitir e financiar o Tesouro

-Remoção dos subsídios tarifários de forma gradual entre janeiro e abril

-O governo Milei não irá fazer obras públicas, exceto aquelas que tenham financiamento externo

-Aumento de impostos sobre as importações

-Aplicar uma prorrogação do Orçamento de 2023 para congelar os gastos

-Suspensão de contribuições não reembolsáveis aos Estados argentinos

-Congelar benefícios orçamentários para empresas privadas

-Financiamento a universidades será feito apenas pelos montantes e valores de 2023

-Liberação de preços de combustíveis e pré-pagos

-Salários públicos adequados ao novo padrão de orçamento congelado

-Transferência de dívidas da Leliqs (títulos emitidos pelo Banco Central da Argentina) para o Tesouro Nacional e melhoria do equilíbrio do Banco Central da Argentina

-As empresas públicas irão se sociedades anónimas para facilitar a sua venda

-Desvalorização e fixação do dólar comercial em torno de 600 pesos. Contudo, a taxa de câmbio oficial teria uma sobretaxa adicional de 30% do Imposto do PAÍS (programa social com a sigla Por uma Argentina Inclusiva e Solidária). A nova conta – se o imposto for aplicado – ficaria em torno de 700 a 800 pesos.

-A administração de Milei ainda estava em dúvida sobre a questão cambial e o valor do dólar, mas o Clarin informa que a conta deve ficar, para importação e exportação, entre US$ 700 e US$ 800.

Inflação

As medidas de Milei visam oxigenar um pouco a economia argentina em meio a um forte problema de inflação, que atingiu 142,7% na variação anual em outubro.

“Se você parar hoje com a emissão monetária, esse processo levará entre 18 e 24 meses”, afirmou Milei em uma entrevista após a vitória eleitoral. Quando questionado sobre em que níveis a inflação estará até então, o futuro presidente enfatizou que precisa desse prazo para “destruí-la”.

Seu primeiro passo será empreender uma forte reforma do Estado que incluirá privatizações, afirmou. “Tudo o que puder estar nas mãos do setor privado vai ficar nas mãos do setor privado”, afirmou, e apontou entre as empresas a serem privatizadas a petrolífera YPF e os veículos de comunicação estatais.

Milei observou que, antes de privatizar a empresa de petróleo YPF, “primeiro é preciso reestruturá-la” e “racionalizar” sua estrutura. A empresa foi estatizada em 2012, durante o mandato da então presidente Cristina Fernández de Kirchner, que hoje é vice-presidente. O libertário culpou o “deterioro da empresa” ao kirchnerismo, a variante centro-esquerdista do peronismo que esteve no poder na maior parte das últimas duas décadas.

Luis Caputo

O libertário anunciou que o ministro da Economia de seu governo será Luis Caputo, nome ligado ao ex-presidente argentino Mauricio Macri. “Toto” Caputo foi recomendado a Milei por Santiago Caputo, sobrinho do economista. Santiago é um consultor político de 38 anos apontado como o “arquiteto da vitória” do presidente eleito. Luis Caputo foi ministro das Finanças e presidente do Banco Central do país durante a presidência de Mauricio Macri. Ele estudou no mesmo colégio de Macri e é primo de um dos melhores amigos do ex-presidente.

Caputo, de 58 anos, é formado em economia pela Universidade de Buenos Aires e é professor de economia e finanças na Universidade Católica da Argentina. Sua experiência em Wall Street catapultou seu prestígio nacional, e durante o governo de Mauricio Macri, chegou a liderar entre 2015 e 2017 a Secretaria de Finanças, e posteriormente o Banco Central.

Na Secretaria de Finanças, que depois viraria ministério, Caputo teve a tarefa de comandar o retorno da Argentina aos mercados internacionais e garantir financiamento externo em um contexto macroeconômico complicado para o país, que havia herdado a inadimplência de Cristina Kirchner diante dos credores globais. Caputo foi um dos principais atores na negociação que a Argentina realizou com o Fundo Monetário Internacional na era Macri.

 

Fonte: Estadão 

Compartilhe

Mundo

Funcionária utiliza atestado falso para viagem e encontra chefe no avião

Publicado

em

portal plural funcionária utiliza atestado falso para viagem e encontra chefe no avião
Foto: Divulgação
NuveraFAST AÇAÍAcademia Persona15 topo humberto pluralbanner plano0 gold

As vezes surge alguém que inventa desculpas para conseguir aquela folga desejada para fazer uma viagem, não é?

Grace, por exemplo, decidiu usar um atestado médico por doença um dia antes de suas férias para conseguir pegar um voo mais barato para seu destino de férias. Pensando ser uma mentira inocente, mal sabia o que estava prestes a acontecer.

Em seu perfil do TikTok, Grace revela que ao entrar no avião, cruzou com… o patrão.

A situação tornou-se ainda mais desconfortável quando o homem decidiu tirar uma selfie com a jovem, como prova de sua ‘ilegalidade’. No entanto, tudo acabou bem, e Grace foi perdoada. “Fomos juntos a Bangcoc e até nos ajudamos um ao outro”, conta a jovem, feliz por não ter perdido o emprego.

Fonte: Notícias ao minuto

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Garoto completa ensino médio e ingressa na faculdade aos 12 anos

Publicado

em

portal plural prodígio
Foto: Suborno Isaac Bari
15 topo humberto pluralNuveraAcademia Personabanner plano0 goldFAST AÇAÍ

Um jovem de 12 anos se tornou, na quarta-feira, o mais jovem a concluir o ensino médio na escola de Malverne, no estado de Nova York. Mas isso não é tudo: agora, ele planeja ingressar em uma licenciatura em Matemática e Física na Universidade de Nova York.

“Foi uma experiência fantástica. Conheci muitas pessoas incríveis e aprendi muito em matemática, ciências e outras disciplinas. Mas sinto que estou pronto para avançar e continuar meus estudos superiores da melhor maneira possível”, revelou Suborno Isaac Bari ao Good Morning America.

A professora Rebecca Gottesman enfatizou que o distrito escolar e a família do menino colaboraram para que ele tivesse aulas avançadas, ao mesmo tempo em que interagia com colegas da mesma idade e se desenvolvia social e emocionalmente.

Suborno Isaac Bari, destacou que teve tempo para seguir seus interesses e foi tratado como qualquer outro aluno do ensino médio. Seu objetivo é obter um doutorado e se tornar professor. No outono, ele iniciará seus estudos em Matemática e Física na Universidade de Nova York.

Fonte: Notícias ao minuto

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Conheça Kesa Hatamoto, a farmacêutica mais velha do mundo ainda ativa no trabalho

Publicado

em

portal plural conheça kesa hatamoto, a farmacêutica mais velha do mundo ainda ativa no trabalho (1)
Foto: Crédito Reprodução via twitter/x/@GWR
15 topo humberto pluralNuveraAcademia PersonaFAST AÇAÍbanner plano0 gold

A japonesa Kesa Hatamoto, de 101 anos, foi reconhecida pelo Guinness World Records como a farmacêutica mais velha do mundo. Ela administra sua própria farmácia há 70 anos, sendo responsável não apenas pela gestão do estabelecimento, mas também pelo controle de estoque e administração dos pedidos de forma independente.

O título foi oficializado em 12 de junho, após confirmação em 1º de abril, quando Hatamoto tinha 101 anos e 196 dias de vida. Inicialmente, ela trabalhou em um laboratório, mas interrompeu sua carreira ao se casar. Após problemas financeiros devido a um empréstimo que seu marido se tornou fiador, ela decidiu abrir sua própria farmácia.

“A loja vendia medicamentos e produtos diversos, preenchendo uma lacuna de comércio na região e atraindo clientes facilmente”, relatou Hatamoto. Ela também estudou medicina chinesa para melhor cuidar da saúde de seus clientes.

Após receber o título do Guinness, Kesa expressou sua gratidão: “Sinto uma grande responsabilidade por ter um título tão importante, mas estou feliz com o apoio dos clientes e da comunidade farmacêutica. Todos me ajudaram ao longo desses anos.”

Ambiciosa, ela compartilha seus planos futuros: “Tenho vontade de conquistar mais títulos. Sinto que recebi uma missão dos céus para trabalhar o máximo possível na Terra. Estou ansiosa para ver um avaliador do Guinness novamente no próximo ano.”

Fonte: Estadão

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×