Mundo
Meu namorado/minha namorada não posta foto comigo nas redes sociais
“Imagina que pesadelo namorar uma pessoa que não posta foto com você.” Essa frase ganhou quase cem mil curtidas e milhares de comentários em um post no Twitter. Afinal, é preciso exibir o relacionamento nas plataformas digitais para torná-lo válido? É normal ficar magoada por não fazer parte do universo online do seu par?
A designer de interiores Claudia Marques, de Porto Alegre, foi direta: “Tem que mostrar nas redes, sim! Se a pessoa não expõe a relação é porque quer esconder”, escreveu ela.
Nem tão enfática foi a bacharel em Direito porto-alegrense Fernanda Predabon. Para ela, depende da situação. “Se o perfil é de postar fotos com amigos, parentes, colegas, mas nunca a namorada, é estranho e, no mínimo, sinal de alerta. Mas também pode estar esperando a relação se solidificar, para não sair apagando tudo, como costumam fazer (caso a relação acabe)“, ponderou.
Já a advogada Beatriz Helena Torres, também da Capital, entende que não é preciso chamar atenção sobre o relacionamento na internet. “Afinal, o que importa é a minha opinião. Quando vejo muita exposição, verifico que não espelha a verdade”, explicou.
Qual a importância de postar foto juntos?
Claramente, não existe um consenso. A psicóloga especialista em terapia de casal e de família Lina Wainberg ressalta que a validação por meio das redes sociais é uma forma de expressão amorosa que faz parte, principalmente, da realidade da nova geração.
— Postar foto juntos, hoje em dia, é um simbolismo presente e real de demonstrar que existe um compromisso entre duas pessoas. Justamente quando ele se torna público é que a responsabilidade com a união aumenta — explica.
Entretanto, a especialista também destaca nem tudo que existe na “vida real” é representado no virtual.
— Sabemos que as pessoas publicam apenas uma parte do que são. Ninguém posta suas mazelas. É uma falsa sensação de que só tem existência aquilo que foi publicado. Além do mais, sabemos que muito do que é compartilhado não é verdade ou tem uma visão parcial. Essa confusão faz com que as pessoas fiquem inseguras em relação à sua vida real — frisa ela.
Garantia afetiva
Quem não tem um olhar crítico sobre a internet pode acabar se deixando afetar negativamente pelo conteúdo que consome. Na questão específica da (falta de) foto publicada, a especialista opina que essa preocupação existe também como um sinal de temor.
— A ideia é ter uma garantia de que existe comprometimento, em função do receio de ser descartado. A velocidade da nova geração e o cardápio de possibilidades que os aplicativos oferecem estão deixando as pessoas inseguras e impacientes com as dificuldades e vulnerabilidades do outro — pontua.
Afinal, a preocupação é válida? A psicóloga diz que sim, mas com ressalvas. Para ela, é importante avaliar a postura geral do(a) parceiro(a) no meio digital.
— Aquelas pessoas que postam pouco ou nada, ou só objetos, provavelmente vão manter este comportamento na relação. Agora, se é alguém que publica o tempo todo, os amigos, a família, e não quer postar o namoro, pode ser sintomático. Existe um padrão, que a publicação dessa foto também vai seguir — reforça Lina.
A insegurança por não se sentir validado deve ser conversada de forma séria entre o casal.
— Temos que ouvir esse desconforto, e não desqualificar e achar que é exagero. Como as pessoas têm intensidades diferentes, às vezes algo que incomoda para um não incomoda para o outro. Temos que respeitar o sentimento, mesmo que a gente não entenda — conclui.
Nem tão simples
Dúvidas ainda mais complexas podem surgir quando a questão vai além da simples exposição. É o caso de Gabriela*, que namorou uma mulher que não assumia sua sexualidade para os pais.
— No início, parecia uma coisa pequena, mas ganhou outro patamar. Quando a pessoa não te assume, ela não está validando o relacionamento. Eu senti essa dor — desabafa. — As redes sociais são nossa vida virtual. Obviamente, é um recorte, no qual a gente escolhe o que colocar, mas fazem parte do nosso círculo. No momento em que a pessoa te nega esse espaço, é como se, na rua, ela não te desse a mão.
Geral
Brasil abriga mais libaneses e seus descendentes do que a própria população do Líbano
Mundo
Pé de alpinista desaparecido é descoberto no Everest, um século após seu desaparecimento
Destaque
Organização japonesa que combate armas nucleares recebe Prêmio Nobel da Paz 2024
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM