Mês da Mulher deve reunir quase 12 mil pessoas na região de Santa Rosa – Portal Plural
Connect with us

Geral

Mês da Mulher deve reunir quase 12 mil pessoas na região de Santa Rosa

Reporter Cidades

Publicado

em



Na Fronteira Noroeste e nas Missões, o Dia Internacional da Mulher será celebrado em 36 eventos, com o envolvimento da Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Será uma intensa programação ao longo do mês de março. A primeira atividade ocorreu no domingo (1º/03), em São Paulo das Missões, onde foi realizado o 21º Encontro Municipal de Clubes de Mães.

Em torno de 300 pessoas participaram do evento, organizado pela Emater/RS-Ascar e pelo Clube de Mães Papoula, com o apoio da Administração Municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Movimento das Trabalhadoras Rurais. Foram diversas atividades realizadas no Salão da Linha Arabela, entre elas a palestra “Empoderar-se para ser feliz”, conduzida pela extensionista social do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, e o desfile de modas com as mulheres que fazem parte dos 20 Clubes de Mães, como forma de promover o bem-estar e a autoestima e fomentar a economia local. Ao meio-dia foi servido almoço e, à tarde, realizadas dinâmicas de confraternização. O Clube de Mães 14 de Junho, da linha Heloísa Sul, foi o escolhido para sediar a 22ª edição do Encontro, a ser realizada em 2021.

Vanessa, que coordena o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com mulheres na região de Santa Rosa, comenta que apenas nos eventos a serem realizados no mês de março estima-se mobilizar 11.950 pessoas.

Fronteira Noroeste

Em Tucunduva, o Dia Internacional da Mulher será celebrado na quarta-feira (04/03), às 19h15, no salão paroquial. O Encontro é organizado pela Emater/RS-Ascar, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Prefeitura.

O Encontro Municipal de Mulheres de Santo Cristo será na quinta-feira (05/03), a partir das 9h30. O evento que acontece no CTG Rancho da Amizade é uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS-Ascar e Cresol, com apoio de diversas entidades.

Ainda na quinta-feira (05/03) acontece o 23º Encontro da Mulher Tresmaiense. São aguardadas 400 pessoas no Salão da Comunidade de Progresso. Na programação, que segue entre 9h30 e 15h30, haverá palestras e momentos de descontração.

Inserido na 12º edição do evento “De Mulher para Mulher”, um encontro será realizado na sexta-feira (06/03), em Tuparendi. Em torno de 400 pessoas são esperadas no Clube União, a partir das 19h30.

Novo Machado terá seu Encontro de Mulheres também na sexta-feira (06/03). O evento começa às 9h30, no Salão Evangélico de Cristo, onde são aguardadas 250 pessoas.

O Jantar em homenagem ao Dia da Mulher, de Porto Mauá, também será na sexta-feira (06/03), a partir das 20h, no salão da Terceira Idade. São aguardadas aproximadamente 150 pessoas.

No sábado (07/03), haverá programação em cinco municípios da Fronteira Noroeste. O 31º Encontro de Mulheres de Cândido Godói deve reunir 400 pessoas, no salão paroquial, a partir das 10h. O Encontro da Mulher Alegriense, começa às 14h, no Clube 25 de Julho, em uma parceria do Cras, Administração Municipal e Emater/RS-Ascar. Na programação de Porto Lucena, haverá palestra informativa e musical Felicidade Presente, com análise da mulher contemporânea, ministrada por Marianita Ortaça. O evento começa às 13h30, no salão paroquial Nossa Senhora dos Navegantes. Já o 28º Encontro de Mulheres de Campina das Missões será a partir das 9h, no salão da comunidade de Linha 1º de Março, onde são esperadas 600 pessoas.

O 23º Encontro de Mulheres de Independência também será no sábado (07/03). A programação começa às 10h no salão evangélico do Centro, com previsão de público de 500 pessoas.

Em Santa Rosa, o 23º Encontro Municipal da Mulher acontece no domingo (08/03), na comunidade de Manchinha, a partir das 9h.  É esperado um público aproximado de 600 pessoas, composto pelas famílias integrantes dos grupos organizados de 32 comunidades rurais.

Com o tema “Empoderamento e biodiversidade, a mulher como geradora de vida e guardiã de sementes e mudas”, o Encontro de Mulheres de Porto Vera Cruz será realizado na quarta-feira (11/03). A programação começa às 14h, no Pavilhão de Eventos.

O Encontro da Mulher Inhacorense, em São José do Inhacorá, também será na quarta-feira (11/03). Palestras sobre Direitos Previdenciários, saúde da mulher e apresentações artísticas estão na programação a ser realizada no Centro Comunitário Católico, a partir das 20h.

Na quinta-feira (12/03) será realizado o Encontro Municipal de Mulheres de Boa Vista do Buricá, às 19h30, no Clube Aliança. Nesta edição haverá show com a banda Barbarella, com músicas intercaladas com falas sobre a musicoterapia no cotidiano da mulher.

O 18º Chá com Aroma de Mulher será em Horizontina, na sexta-feira (13/03), às 19h30. São esperadas em torno de 700 pessoas no Centro de Convivência da Terceira Idade. 

O 23º Encontro Municipal de Mulheres de Nova Candelária será no dia 20/03, às 19h30, no Pavilhão da Schweinfest. São aguardadas 500 pessoas no evento promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura.

Missões

O Encontro Municipal da Mulher de São Pedro do Butiá acontece na quarta-feira (04/03), promovido pela Emater/RS-Ascar e pelo Cras. Será na Linha Teresinha, a partir das 9h. Na programação, destaque para a palestra “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”,com o professor Roque Antônio Strieder, almoço e momentos de confraternização.

Palestras sobre Igualdade de Gênero e Benefícios da Soja na Alimentação Humana e Bingo alusivo ao Dia da Mulher marcam a programação em Sete de Setembro, na quinta-feira (05/03). Será às 13h30, no salão da linha Estefânia, com previsão de participação de 130 pessoas.

Na sexta-feira (06/03), o 8º Encontro Municipal de Mulheres será realizado no salão da Igreja Luterana, em Dezesseis de Novembro, a partir das 9h15. São esperadas 450 pessoas no evento promovido pela Emater/RS-Ascar, Cras e Secretaria Municipal da Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Palestra sobre a resistência das mulheres na luta por direitos, bem como partilha de experiência da organização produtiva das mulheres, está na programação da atividade a ser realizada em Salvador das Missões, na sexta-feira (06/03), às 13h30. São esperadas em torno de 100 pessoas no Auditório da Escola Estadual João de Castilho.

Ubiretama também realiza o Encontro Municipal da Mulher nesta sexta-feira (06/03). O evento, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubiretama, com apoio da Emater/RS-Ascar e Prefeitura, será no salão paroquial, a partir das 9h.

Roque Gonzales promove o 3º Encontro da Mulher, Família e Trabalho no sábado (07/03), no Clube Ser Olaria, a partir das 9h. Ainda no sábado, acontece o 8º Encontro comemorativo ao Dia da Mulher em Eugênio de Castro, às 14h, no Clube 25 de julho. Ações do Projeto Flor Mulher também marcam a programação do sábado em Porto Xavier. A partir das 9h são esperadas aproximadamente 900 pessoas no salão paroquial do centro.

Na segunda-feira (09/03), Mato Queimado realiza o Encontro de Mulheres, às 19h, no Centro de Convivência, em uma promoção da Prefeitura, Secretaria da Educação e Emater/RS-Ascar.

Em Caibaté, o evento alusivo ao Dia da Mulher será na terça-feira (10/03), às 19h. Cerca de 200 pessoas são esperadas na programação organizada pelo Cras em parceria com Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Na quarta-feira (11/03), na Sede Campestre da Vila Santo Antônio, acontece o Encontro de Mulheres de Cerro Largo. O evento, que começa às 9h30, é promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Nesta mesma data ocorre o Chá da Tarde De Mulher para Mulher, em Giruá, a partir das 14h, na sede da Congir.

O Fórum da Mulher será realizado em São Miguel das Missões na quinta-feira (12/03), às 14h, no Clube do centro. A atividade é promovida pelo Conselho Municipal da Mulher e Prefeitura, com apoio da Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A quarta edição do Fórum Internacional Violência de Gênero: um desafio à sociedade contemporânea acontece na sexta-feira (13/03), em São Luiz Gonzaga.  São esperadas 300 pessoas, às 13h15, no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada (URI).

O Encontro das Mulheres Rurais de Rolador será no sábado (14/03), às 9h30, no Passo da Quaresma. Na programação, palestra com o tema “Eu Sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”, almoço, bingo e sarau dançante.

Uma palestra motivacional acontece no salão da comunidade de Esquina Ivaí, em Bossoroca, às 14h do dia 17/03. O Chá das Mulheres, em Santo Ângelo, reunirá os Clubes de Mães da cidade e interior no dia 18/03, às 13h30, no salão da comunidade de Distrito União.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida é adotada devido ao agravamento da covid-19 no país

Pável Bauken

Publicado

em

© Marcello Casal JrAgência Brasil Eleições 2020

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, assinou ontem (21) uma resolução suspendendo as consequências legais para quem não votou nas eleições municipais de 2020 e não justificou ou pagou a multa.

Entre suas justificativas, a medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas Eleições 2020, sobretudo àqueles em situação de maior vulnerabilidade, obstáculos para realizarem a justificativa eleitoral”.

O texto da resolução sobre o assunto considera ainda a “dificuldade de obtenção de documentação comprobatória do impedimento para votar no caso de ausência às urnas por sintomas da covid-19”.

A norma não estipula prazo para a suspensão das sanções para quem não votou e não justificou ou pagou multa. A medida ficará vigente ao menos até que o plenário do TSE vote se aprova ou não a resolução assinada por Barroso. Isso não deve acontecer antes de fevereiro, devido ao recesso forense.

A resolução destaca que não se trata de uma anistia para quem não votou, pois tal providência somente poderia ser tomada pelo Congresso Nacional, frisa o texto da norma.

O prazo para justificar ausência no primeiro turno encerrou-se em 14 de janeiro. O limite para justificar a falta no segundo turno é 28 de janeiro. Ambas as datas marcam os 60 dias após as votações, que ocorreram em 15 e 29 de novembro.

Pela Constituição, o voto é obrigatório para todos os alfabetizados entre 18 e 70 anos. Em decorrência disso, o artigo 7º do Código Eleitoral prevê uma série de restrições para quem não justificar a ausência na votação ou pagar a multa. Enquanto não regularizar a situação, o eleitor não pode:

– inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;

– receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

– participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;

– obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

– obter passaporte ou carteira de identidade;

– renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

– praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

ebc

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Governo do RS pagará salários de janeiro em dia.

Reporter Regional

Publicado

em



Pelo terceiro mês consecutivo, o governo do Estado pagará em dia a integralidade da folha dos servidores do Executivo. A boa notícia foi confirmada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) durante ato de entrega de 46 ônibus rurais escolares. Ao agradecer o apoio dos deputados que votaram os projetos como as reformas Administrativa e da Previdência, iniciativas que auxiliaram no pagamento em dia das folhas de novembro e dezembro, Leite fez o anúncio da quitação integral também neste mês.

Os depósitos serão realizados na sexta-feira, dia 29 pelo Tesouro do Estado aos cerca de 339,8 mil vínculos. Desde a retomada dos pagamentos em dia, Leite, o vice, Ranolfo Vieira Júnior (PTB) e o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, têm adotado tom cauteloso em relação à manutenção da medida. Especialmente devido aos cenário incerto em função da pandemia do novo coronavírus.

Além das reformas e outras iniciativas do governo, a reação no desempenho do ICMS, constatada há alguns meses, está sendo decisiva para os pagamentos. Até dezembro, o ICMS, em valores nominais, se manteve estável em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado do ano, a arrecadação do ICMS encerrou praticamente igual ao ano passado. Até abril, o caixa do Estado também conta com o reforço dos pagamentos do IPVA.

As cobranças, especialmente neste mês, no caso de atraso ou parcelamentos, seriam ampliadas, devido à aprovação, em dezembro, pela Assembleia, da manutenção das alíquotas do ICMS por mais um ano. O desfecho no plenário, que impediu a volta das alíquotas aos patamares originais, e que impediu queda de cerca de R$ 2,8 bilhões na arrecadação, foi diretamente vinculado ao cenário envolvendo os salários em dia. Como as alíquotas foram mantidas, a continuidade dos pagamentos dos servidores continuará será exigida no campo político.

Fonte: Correio do Povo

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Aposta do Rio Grande do Sul leva mais de R$ 6 milhões na Timemania.

Reporter Regional

Publicado

em



Uma aposta de  Cruz Alta, no noroeste do Estado, acertou os sete números do concurso 1.591 da Timemania, sorteado nesta quinta-feira (21). O bilhete vencedor levará sozinho um prêmio de R$ 6.344.211,72. Confira as dezenas:

 

Timemania
Resultado do concurso nº 1.591, sorteado na cidade de São Paulo (SP):
01 – 08 – 09 – 11 – 12 – 21 – 24
Time do coração:

GRÊMIO/RS
Premiação:

7 números acertados – 1* aposta ganhadora, R$ 6.344.211,72
6 números acertados – 16 apostas ganhadoras, R$ 5.467,15
5 números acertados –  391 apostas ganhadoras, R$ 319,59
4 números acertados –  4.070 apostas ganhadoras, R$ 9
3 números acertados –  28.346 apostas ganhadoras, R$ 3
Time do coração – 18.277 apostas ganhadoras, R$ 7,50

*Aposta de Cruz Alta (RS)

Estimativa de prêmio do próximo concurso, em 23/01/2021: R$ 100.000

 

Dia de Sorte
Resultado do concurso nº 409, sorteado em São Paulo (SP):

10 – 14 – 16 – 24 – 28 – 30 – 31
Mês da sorte: JANEIRO

7 números acertados: não houve ganhadores
6 números acertados: 51 apostas ganhadoras, R$ 1.773,66
5 números acertados: 1.818 apostas ganhadoras, R$ 20
4 números acertados: 21.094 apostas ganhadoras, R$ 4
Mês da sorte: 71.083 apostas ganhadoras, R$ 2

Acumulado próximo concurso: R$ 401.999,32

Quina
Resultado do concurso nº 5.472, sorteado na cidade de São Paulo (SP):

04 – 29 – 35 – 46 – 47
Premiação:

5 números acertados – não houve ganhador
4 números acertados – 89 apostas ganhadoras, R$ 5.936,96
3 números acertados –  5.521 apostas ganhadoras, R$ 143,91
2 números acertados –  138.208 apostas ganhadoras, R$ 3,16

Acumulado para o próximo concurso: R$ 3.400.960,84

 

Dupla Sena
Resultado do concurso nº 2.186, sorteado na cidade de São Paulo (SP):

1º sorteio:

05 – 10 – 11 – 17 – 21 – 32
2º sorteio:

05 – 09 – 10 – 13 – 14 – 26
Premiação:

1º sorteio:

6 números acertados – não houve ganhadores
5 números acertados – 12 apostas ganhadoras R$ 3.493,39
4 números acertados – 556 apostas ganhadoras R$ 86,16
3 números acertados –  10.643 apostas ganhadoras R$ 2,25

2º sorteio:

6 números acertados – não houve ganhadores
5 números acertados –  8 apostas ganhadoras R$ 4.716,07
4 números acertados –  667 apostas ganhadoras R$ 71,82
3 números acertados –  12.237 apostas ganhadoras R$ 1,95

Acumulado para o 1º sorteio: R$ 938.272,19

Lotofácil
Resultado do concurso nº 2.138, sorteado em São Paulo (SP):

02 – 03 – 05 – 06 – 07 – 08 – 09 – 12 – 13 – 16 – 18 – 19 – 21 – 22 – 24
Premiação:

15 acertos:  1* aposta ganhadora, R$ 1.281.983,38
14 acertos:  367 apostas ganhadoras, R$ 1.046,33
13 acertos:  10.239 apostas ganhadoras, R$ 25
12 acertos:  108.887 apostas ganhadoras, R$ 10
11 acertos:  558.972 apostas ganhadoras, R$ 5

*Apostas do Canal Eletrônico

Estimativa de prêmio do próximo concurso, em 22/01/2021: R$ 1.500.000

Fonte: GZH

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×