Destaque
MEC oferecerá 80 mil bolsas para estudantes de licenciatura
O Ministério da Educação (MEC) oferecerá 80.040 bolsas para estudantes de cursos de licenciatura em todo o país, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma autarquia vinculada à pasta. O edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi lançado na terça-feira (28), prevendo um investimento de R$ 1,8 bilhão no programa. As instituições de educação superior devem apresentar seus projetos de iniciação à docência entre 7 de junho e 25 de julho de 2024.
Cada estudante de licenciatura participante receberá uma bolsa no valor de R$ 700, por até 60 meses. Supervisores receberão R$ 1,1 mil mensais, coordenadores de área R$ 2 mil, e coordenadores institucionais R$ 2,1 mil.
O MEC afirma que o objetivo do programa é fortalecer a formação de futuros professores da educação básica, inserindo-os na realidade escolar durante sua formação.
As bolsas serão destinadas a projetos em diversas áreas: alfabetização, artes, artes visuais, biologia, ciências agrárias, ciências naturais, ciências sociais, computação, dança, educação bilíngue de surdos, educação do campo, educação especial, educação física, educação indígena, educação quilombola, filosofia, física, geografia, história, letras espanhol, letras inglês, letras língua brasileira de sinais (libras), letras português, licenciaturas interdisciplinares, matemática, música, pedagogia, química e teatro.
A maior quantidade de bolsas será destinada à Região Nordeste, com 20.688 bolsas. Em seguida, a Região Sudeste receberá 16.584 bolsas, a Região Sul 12.264 bolsas, a Região Norte 8.040 bolsas e a Região Centro-Oeste 7.440 bolsas.
Do total, 10.008 bolsas serão destinadas a subprojetos na área de alfabetização, enquanto 5.016 bolsas serão destinadas ao Pibid Equidade, que inclui cursos de educação do campo, educação bilíngue de surdos, educação especial inclusiva, educação indígena e educação quilombola.
As inscrições devem ser feitas através do Sistema Integrado Capes (Sicapes). Interessados em submeter propostas devem solicitar acesso ao sistema entre os dias 5 de junho e 5 de julho. A divulgação do resultado definitivo está prevista para 17 de setembro, com início das atividades até 13 de dezembro. A vigência dos projetos selecionados é de dois anos, podendo ser prorrogada conforme avaliação da Capes.
Fonte: Agência Brasil
Destaque
Setor automotivo ganha destaque na Fenasoja com plano para Salão do Automóvel
Impulsionado pelas vendas de R$ 70 milhões registradas na última edição da Fenasoja, o setor automotivo se consolidou como um dos principais atrativos da feira. O desempenho expressivo motivou o presidente da Fenasoja 2026, Marcos Servat, a autorizar o desenvolvimento de um projeto que prevê a criação do Salão do Automóvel, um espaço exclusivo no Parque de Exposições.
A ideia foi apresentada por Tito Feix, presidente da Comissão de Indústria e Comércio, e discutida com representantes das 14 marcas que participaram da última edição do evento. A proposta recebeu aprovação unânime dos empresários do segmento, fortalecendo o compromisso com a expansão e valorização do mercado automotivo dentro da feira.
O novo pavilhão será projetado para ocupar o espaço anteriormente reservado à construção de um centro de convenções. No entanto, os custos do investimento ainda não foram estimados.
A iniciativa reforça o papel da Fenasoja como vitrine para negócios e inovação, além de consolidar o setor automotivo como um dos protagonistas do evento, contribuindo para o crescimento econômico regional.
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Calor predomina no RS nesta terça-feira
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul mais uma vez nesta terça-feira, mas o céu terá nuvens esparsas na maioria das cidades.
Não chove em boa parte dos municípios gaúchos, mas o calor pode trazer pancadas isoladas e temporais localizados da tarde para a noite no Noroeste e no Norte do Estado.
A massa de ar quente ganha força no território gaúcho e as máximas serão mais altas. O calor mais intenso ainda se concentra em cidades do Noroeste e do Oeste do Estado, com marcas em diversas áreas acima dos 35ºC.
Fonte: Correio do Povo
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Estudantes gêmeas do RS tiram duas notas 900 na redação do Enem: ‘A gente comemorou junto’
📚 Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar? Parece que sim! Em Terra de Areia, no Litoral Norte do RS, localizada a cerca de 150 km de Porto Alegre, as irmãs gêmeas Luiza e Laura da Rosa Brehm, de 17 anos, alcançaram uma marca impressionante: ambas tiraram nota 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Foi incrível ter participado com ela do processo e ver a nota da redação ser a mesma. A gente comemorou junto. Nossa, foi uma conquista muito boa”, comenta Luiza.
Dos mais de 3 milhões de candidatos que prestaram o Enem 2024, apenas 12 conquistaram nota mil na redação. Nenhum deles é do RS — no ano passado, foram seis redações com a pontuação máxima. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (13).
Neste ano, o número de inscritos no estado chegou a quase 280 mil, um aumento de mais de 70% em relação ao período anterior. Entre os participantes, estão as irmãs Luiza e Laura, oriundas da rede pública de ensino.
A jornada de estudos das gêmeas começou em 2023, ainda no 2º ano do ensino médio, quando decidiram iniciar um cursinho preparatório. Após a escola, elas seguiam estudando online e relatam que sempre contavam com o apoio uma da outra.
“A nossa rotina foi sempre conjunta”, explica Laura.
Surpresa com tema e dica
Neste ano, o tema da redação foi “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A proposta pegou as irmãs de surpresa:
“A gente pensou que ia ser no eixo da tecnologia, algo assim. Foi uma surpresa, mas a gente ficou muito feliz, porque a gente teve preparação no curso, a gente assistiu muitas aulas de história”, relembra Laura.
As estudantes deixam uma dica para quem pretende fazer a prova: manter a calma. Para elas, o nervosismo pode prejudicar na hora de realizar o exame.
Caminhos profissionais diferentes
As irmãs pretendem, agora, analisar com calma as opções para usar a nota do Enem. Embora tenham estudado juntas, elas querem trilhar caminhos profissionais diferentes: Laura deseja cursar jornalismo, enquanto Luiza tem interesse em psicologia.
A meta das duas continua sendo estudar na mesma universidade, ainda que em cursos distintos.
“O nosso objetivo era, na verdade, por mais que os cursos sejam bem diferentes, fazer na mesma universidade, para também ter apoio emocional”, esclarece Luiza.
Fonte: G1
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