MEC homologa curso de medicina na Unijuí

Apoiadores:

Hoje, dia 26, foi publicado no Diário Oficial, Portaria 905 de 24 de dezembro de 2018,         autorizando o curso de Medicina na Unijuí, com 50 vagas. A data prevista para o vestibular é dia 24 de fevereiro de 2019. Serão ofertadas 30 vagas,das quais 3 pelo ProUni. Essa conquista envolveu uma equipe de professores, a Prefeitura de Ijuí, os Hospitais de Caridade e Bom Pastor de Ijuí e Hospital de Panambi, além de uma demanda da comunidade regional. O curso estará alinhado à política do Sistema Único de Saúde, sendo possível que o acadêmico estabeleça relação com os cenários de prática, nos primeiros semestres do curso.

A autorização para realização do vestibular ocorreu nos dias 10 e 11 de dezembro, após visita in loco da equipe do Ministério. Na oportunidade, foram visitadas estruturas da Rede de Atenção Básica do Município, estrutura hospitalar, biblioteca, estruturas laboratoriais, além de reuniões com as instituições e o poder público, que atuaram na implantação do curso em Ijuí e região.

O MEC havia divulgado no dia 18, o parecer gerado após a visita em questão. O relatório recebido pela Unijuí possui seis itens avaliados especificamente avaliados à Instituição:  o Projeto Pedagógico do Curso; o Plano de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde; a infraestrutura da Instituição; o processo dos Programas de Residência que o Curso precisa oferecer; o Plano de Contrapartida da estrutura de serviços e ações e programas de saúde, vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS); e a oferta de bolsas aos alunos.

O parecer pode ter três processos de avaliação: “não atende”, “atende parcialmente” e “atende satisfatoriamente”. Nos seis itens avaliados, a Unijuí teve como resultado “atende satisfatoriamente”.

Catia Maria Nehring, professora e reitora da Unijuí, comemora o resultado: ” A Portaria de autorização publicada fecha um ciclo de muita luta de toda comunidade de Ijuí e da Unijuí ”.

Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui