Destaque
MEA lança projeto “Hoje tem Teatro” e traz programação diversificada para março

O MEA – Memorial da Evolução Agrícola, é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto John Deere através da Lei de Incentivo à Cultura e anuncia uma novidade na sua programação em 2025. O programa Mediação Cultural agora conta com o projeto “Hoje Tem Teatro”, que trará para Horizontina espetáculos teatrais que serão apresentados ao longo do ano. As apresentações serão realizadas no Memorial e buscam criar, por meio do teatro, uma atmosfera imersiva, estimular a reflexão e o aprendizado de forma consistente e interativa. A iniciativa também promove o envolvimento de artistas e fortalece o papel do MEA como um espaço dinâmico e inclusivo de preservação cultural, ambiental e expressão artística. No dia 30 de março, às 16h30, o projeto recebe o espetáculo “Rabisco e Rascunho”, do grupo Cirquinho do Revirado, de Criciúma, Santa Catarina.
“Este ano estamos experimentando novas linguagens artísticas para tratarmos dos temas que atravessam o Memorial. Como educação ambiental, desenvolvimento sustentável, economia circular, tecnologias na agricultura e saúde alimentar. Hoje tem Teatro é um convite para olharmos para os problemas sociais de forma pedagógica e para pensarmos soluções simples do nosso dia a dia sob novas perspectivas.”, afirma Karina Muniz Viana, diretora do MEA.
Durante o mês de março, o MEA traz ainda Acústicos MEA que conta com duas apresentações musicais sempre às 18h30, na área externa da Cozinha Experimental MEA. No último dia 9, Maísa Linck e Júnior Ferraz (Crissiumal/RS) apresentaram canções que transitaram entre o estilo anos 80, pop-rock, instrumental, gauchesco e o sertanejo raiz. No dia 23 é a vez da dupla Grazielle Klinger e Francis Vidal (Horizontina/RS) que apresentarão um repertório diversificado, do popular ao erudito.
Outro destaque da programação do MEA é a abertura da temporada 2025 do programa Roda com Ciência no dia 14 de março, às 15h, no Memorial. Serão apresentados os resultados de 2024 e a programação completa de 2025, além da performance em espaço público, intitulada “Respiradores”, do artista Francesco D’Ávila que traz uma proposta artístico-pedagógica que visa estimular a informação, a criatividade, a reflexão e a prática artística sobre o tema da sustentabilidade em escolas brasileiras. Além da performance que ocorrerá durante o dia com escolas de Horizontina, às 19h o artista fará um bate-papo, aberto para todo público e gratuito, sobre seu projeto, que já percorreu todo o Brasil.
Lazer no MEA promoverá o “Domingando com Saúde” no dia 16 de março, às 8h, e proporciona aula de yoga com a professora de educação física, Elizete Franken (Horizontina/RS), que aborda práticas de posturas corporais, exercícios respiratórios e relaxamento. Para fechar a programação de março, no dia 29 de março, às 14h, o Programa Mãos e Fios oferece uma oficina de bordado com a artista e ilustradora Mitti Mendonça (São Leopoldo/RS), que inclusive tem uma de suas obras no acervo artístico do MEA e está atualmente em exposição do Centro Cultural Jorge Logemann. A oficina irá propor um mergulho na cultura e a interseção entre arte, memória e identidade, destacando a presença e as histórias de mulheres e pessoas negras na cidade de Horizontina.
Saiba detalhes de cada programação:
Hoje Tem Teatro
O projeto traz, no dia 30 de março, às 16h30, no prédio do MEA no salão da 65-A, com capacidade para 150 pessoas, o espetáculo “Rabisco e Rascunho”. Dois personagens contam a história de Felpo Filva, um coelho poeta solitário que tem uma orelha mais curta que a outra. Certo dia Felpo recebe uma carta de uma fã, que acha suas poesias pessimistas e a partir daí muitas transformações vão acontecer na vida do personagem. Apresentada pelo grupo de Teatro Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC), que desde 1997 trabalha com apresentações teatrais, a trajetória o Grupo contempla montagem, direção e produções para outros grupos teatrais do País e agregou vários outros artistas e produtores culturais na construção de uma arte mais democrática. Entre suas principais montagens estão Julia; Amor por Anexins; O Sonho de Natanael; O Contra-regra; Girândola e Felpo Filva.
Acústicos MEA
No dia 23 de março, às 18h30 é a vez de Grazielle Klinger e Francis Vidal (Horizontina/RS). O duo apresenta um repertório diversificado, que abrange diversos estilos musicais, do popular ao erudito, com o propósito de transmitir, por meio da música, romantismo, emoção e sofisticação.
O projeto Acústicos MEA, em sua edição 2025 tem curadoria do pesquisador de música popular brasileira e produtor cultural, Paulo Almeida (Rio de Janeiro/RJ). E propõe um passeio pelo cancioneiro popular brasileiro e busca resgatar clássicos da MPB, explorando suas próprias influências e criações, interpretadas por artistas de todo Rio Grande do Sul.
Roda Com Ciência
No dia 14 de março, às 15h, será realizada a atividade socioambiental intitulada “Respiradores” que traz uma proposta artístico-pedagógica, que visa estimular a informação, a criatividade, a reflexão e a prática artística sobre o tema da sustentabilidade em escolas brasileiras. Os estudantes criam respiradores – dispositivos simbólicos de produção de oxigênio – e levam às ruas a bandeira da sustentabilidade, estimulando a criatividade, a reflexão e a ação em defesa do meio ambiente.
“As escolas são territórios do futuro. Os respiradores levam a arte para dentro da sala de aula como um chamado à consciência ambiental. Criar esses dispositivos vai além de um gesto artístico, é uma forma de fazer com que o meio ambiente seja não apenas discutido, mas sentido e defendido. Só com a educação podemos transformar o cuidado ecológico em cultura coletiva”, comenta Francesco D’Avila.
No mesmo dia, às 19h, será feito o bate-papo com o artista Francesco D’Ávila (Curitiba/PR) que apresentará o projeto Respiradores, que utiliza a arte performativa para sensibilizar o público sobre a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental. Na sequência serão apresentados os dados de 2024 do Programa Roda com Ciência e sua programação prevista para ocorrer durante todo ano de 2025.
O Programa Roda com Ciência visa democratizar o acesso ao conhecimento científico, aproximando as pesquisas desenvolvidas em instituições de ensino superior do cotidiano da população. Com foco em tornar a ciência mais compreensível e aplicável, o programa apresenta os estudos de forma prática, conectando o saber acadêmico às experiências diárias das pessoas.
Lazer no MEA
No dia 16 de março, às 8h, o MEA apresenta o “Domingando com Saúde”, uma experiência de conexão entre corpo, mente e natureza, por meio da oficina “Yoga com Tererê”. O objetivo é proporcionar um momento de descontração e bem-estar, unindo práticas corporais de yoga ao ritual relaxante do tererê, tradicional bebida feita com erva-mate gelada, típica da cultura sul-americana. Será oferecida aula de yoga com a professora de Educação Física, Elizete Franken (Horizontina/RS), com práticas de posturas corporais, exercícios respiratórios, relaxamento, meditação e técnicas de autoconhecimento, para promover harmonia e relaxamento, utilizando técnicas do Hatha Yoga e Yoga terapêutico.
O Programa Lazer no MEA busca promover o bem-estar e integração social, com foco no brincar, no esporte e no desenvolvimento de habilidades sociais. Conectando os públicos ao patrimônio cultural e ambiental, o programa oferece experiências diversificadas que estimulam a criatividade, valorizam saberes ancestrais e fortalecem vínculos sociais e familiares, incentivando estilos de vida saudáveis e sustentáveis.
Mãos e Fios
No dia 29 de março, às 14h, a oficina de bordado “Entrelinhas da Memória” será desenvolvida dentro do programa Mãos e Fios, uma plataforma de encontro e trabalho dedicada ao intercâmbio e à formação artística, promovendo capacitação, geração de renda e fruição cultural. Guiada pela artista têxtil, ilustradora e produtora cultural Mitti Mendonça (São Leopoldo/RS), a oficina destinada a artesãos, artistas e pessoas interessadas em atividades manuais, propõe um mergulho na interseção entre arte, memória e identidade, destacando a presença e as histórias de mulheres e pessoas negras na cidade de Horizontina. A técnica do bordado sobre fotografias será utilizada para ressignificar imagens antigas, trazendo à tona elementos, sentimentos e narrativas muitas vezes invisibilizados.
Ao longo do processo, as fotografias serão transformadas em obras únicas, conectando experiências individuais à memória coletiva da cidade e da região. Como encerramento da atividade, os trabalhos criados serão apresentados em uma exposição em outubro de 2025, reafirmando o bordado como um ato de resistência, valorização da memória e fortalecimento das redes colaborativas.
Em sua pesquisa, Mitti Mendonça traz à tona narrativas contra-hegemônicas, investigando álbuns de fotografias de famílias como fonte de preservação de memórias afetivas, ancestralidade, identidade e pertencimento. As obras desdobram-se em fusões de materialidades, com resíduos têxteis, pedrarias e também incorporando formas abstratas e figurativas. Para a criação, utiliza técnicas de bordado, tapeçaria, crochê, colagem, pintura e desenho.
SERVIÇO:
ACÚSTICOS MEA
Data: 23/03/2025
Horário: 18h30 às 20h
Local: área externa da Cozinha Experimental MEA.
TRAGA SUA CADEIRA, O CHIMARRÃO E A PIPOCA! A COZINHA EXPERIMENTAL TAMBÉM ESTARÁ ATENDENDO.
RODA COM CIÊNCIA
Data: 14/03/2025
Horário: Performance às 15h / Bate-papo às 19h
Local: Rua Balduino Schneider até a Praça 25 de Julho / Prédio do Memorial – Salão da 65-A
LAZER NO MEA
Data: 16/03/2025
Horário: 8h
Local: Área externa do MEA
MÃOS E FIOS
Data: 29/03/2025
Horário: 14h
Local: Prédio do Memorial – Ateliê Educativo (2o andar)
HOJE TEM TEATRO – Rabisco e Rascunho
Data: 30/03/2025
Horário: 16h30
Local: Prédio do Memorial – Salão da 65-A
Disponibilidade de ingressos: 150
DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS GRATUITOS NA RECEPÇÃO DO MEA A PARTIR DE 15:30. NÃO SERÁ PERMITIDO ENTRADA NO ESPETÁCULO A PARTIR DE 16:15.
Todas as atividades são gratuitas e de classificação livre.
Prédio do Memorial: de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h (entrada na exposição até às 16:30).
Área externa do MEA: de terça a domingo e feriados, das 8h às 22h. Mais informações: [email protected]
Sobre o MEA
O MEA – Memorial da Evolução Agrícola é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto John Deere, através da Lei de Incentivo à Cultura do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), e tem como patrocinadores master a John Deere Brasil e SLC Agrícola.
É um complexo de 64 mil m2 de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer. De forma tecnológica e imersiva, o MEA conta a história da agricultura brasileira com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural e ambiental. Todas suas atividades culturais, educativas e de bem-estar são oferecidas gratuitamente e de classificação livre. Conta com amplo estacionamento gratuito para os visitantes. Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais e das sala multiuso, o complexo tem quadras esportivas, academia a céu aberto, parquinhos para crianças de até 12 anos, amplo espaço para práticas ao ar livre, John Deere Store e a unidade Senai Horizontina (RS).
Destaque
Cirurgiões chineses implantam fígado de porco em humano pela primeira vez

Uma equipe médica chinesa anunciou, nesta quarta-feira, 26, o transplante, pela primeira vez, do fígado de um porco geneticamente modificado para um humano com morte cerebral, gerando esperanças de uma nova opção de doação de órgãos que possa salvar vidas no futuro. Os porcos são considerados os animais mais compatíveis para a doação de órgãos, e vários pacientes vivos nos Estados Unidos receberam rins ou corações de porco nos últimos anos.
Os fígados, no entanto, demonstraram ser os órgãos mais difíceis de transplantar, e até agora não haviam sido testados dentro de um corpo humano. Diante da enorme e crescente demanda global por transplantes de fígado, os pesquisadores esperam que porcos geneticamente modificados possam oferecer ao menos um alívio temporário para pacientes gravemente doentes, que sobrevivem em longas listas de espera. Os médicos da Quarta Universidade Médica Militar em Xi’an anunciaram esse avanço decisivo em um estudo publicado na revista Nature.
O fígado de um miniporco (“micro pig”) com seis genes editados para torná-lo um doador mais adequado foi transplantado para um adulto com morte cerebral no hospital em 10 de março de 2024, segundo o estudo. O experimento foi encerrado após 10 dias a pedido da família, disseram os médicos, enfatizando que seguiram diretrizes éticas rigorosas.
“Órgão ponte”
O paciente – cujo nome e outros detalhes não foram divulgados – ainda tinha seu fígado original, portanto recebeu o que é conhecido como um transplante auxiliar. A esperança é que esse tipo de transplante possa funcionar como um “órgão ponte”, auxiliando o fígado existente de pessoas doentes enquanto esperam um doador humano.
Durante 10 dias, os médicos monitoraram o fluxo sanguíneo no fígado, a produção de bile, a resposta imunológica e outras funções essenciais. O fígado de porco “funcionou muito bem” e “secretou bile de forma contínua”, além de produzir a proteína essencial albumina, afirmou Lin Wang, coautor do estudo e médico do hospital de Xi’an, em uma coletiva de imprensa.
“É uma grande conquista” que pode ajudar pacientes com doenças hepáticas no futuro, acrescentou. Outros pesquisadores também elogiaram o avanço, mas destacaram que esse primeiro passo ainda não confirma se o órgão suíno poderia substituir totalmente fígados humanos. Os transplantes de fígado são particularmente complexos porque o órgão desempenha diversas funções – ao contrário do coração, por exemplo, que apenas bombeia sangue, explicou Lin.
O fígado filtra o sangue do corpo, metaboliza medicamentos e álcool, além de produzir bile, que auxilia na eliminação de resíduos e na digestão de gorduras. No entanto, o fígado de porco produziu quantidades significativamente menores de bile e albumina em comparação com um fígado humano, alertou Lin.Mais pesquisas são necessárias, incluindo estudos que analisem o funcionamento do fígado suíno por períodos superiores a 10 dias, acrescentou. O próximo passo será testar um fígado de porco geneticamente modificado em um paciente vivo.
“Impressionante”
O professor de transplantes da Universidade de Oxford, Peter Friend, que não esteve envolvido no estudo, afirmou que os resultados são “valiosos e impressionantes”. No entanto, “isso não é um substituto para o transplante de fígado de doadores humanos (pelo menos no curto prazo)”, disse ele à AFP.
“Esse estudo representa um teste útil da compatibilidade de fígados geneticamente modificados com humanos e aponta para um futuro em que tais órgãos possam fornecer suporte para pacientes com insuficiência hepática.”
Lin enfatizou que a colaboração com pesquisadores dos Estados Unidos foi crucial. “Para ser franco, aprendemos muito com todas as pesquisas realizadas pelos médicos americanos”, disse. No ano passado, cientistas da Universidade da Pensilvânia conectaram um fígado de porco a um paciente com morte cerebral – mas, em vez de ser transplantado, o órgão permaneceu fora do corpo.
Ambos os pacientes americanos que receberam transplantes de coração de porco acabaram falecendo. Por outro lado, Towana Looney, de 53 anos, retornou para casa no Alabama após receber um transplante de rim de porco em 25 de novembro de 2024.
Fonte: Correio do Povo
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Renato Portaluppi reafirma sonho de ser técnico da Seleção Brasileira: “Se tiver oportunidade…”

Renato Portaluppi é um dos nomes prováveis para substituir Dorival Júnior no comando da Seleção Brasileira. Após deixar o Grêmio na última temporada, o comandante está sem clube e mantém vivo o sonho de chegar ao Brasil.
“Sim, (o sonho de assumir a Seleção) continua. O treinador, independente de quem quer que seja, tem que ter o sonho de treinar a seleção brasileira desde que ele se garanta”, afirmou Renato durante uma entrevista a ESPN.
“Como treinador, tem que pensar em chegar à seleção, que é o máximo do futebol brasileiro. Se vou chegar um dia, não sei, mas por que vou falar que não tenho esse sonho? Quando faço os trabalhos nos clubes, é para ganhar títulos e ser lembrado para a seleção brasileira”, defendeu o técnico.
O técnico já foi cotado diversas vezes para comandar a Seleção Brasileira, mas o contato nunca chegou a uma conclusão.
“Como se chega à Seleção? Fazendo grandes trabalhos e ganhando títulos. Por isso que eu falo: a minha parte eu faço. Se tiver oportunidade, ótimo. Se não chegar, vou continuar tendo esse sonho”, explicou.
Dorival Júnior voltou a balançar no cargo após a derrota do Brasil para a Argentina por 4 a 1 nas Eliminatórias Sul-Americana da Copa do Mundo de 2026. A CBF fará uma reunião com o técnico para decidir a continuidade ou término do trabalho. Carlo Ancelotti e Filipe Luís também são nomes cotados para assumir a Seleção Brasileira.
Fonte: O Sul.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Vice-Governador Gabriel Souza visita o Vida & Saúde

Na manhã desta quinta-feira (27), o Hospital Vida & Saúde recebeu a visita do Vice-Governador Gabriel Souza. Recepcionado pelo prefeito Anderson Mantei, integrantes do Conselho de Administração do Hospital, Direção e lideranças da Instituição, o Vice-Governador esteve na Nova Unidade do Hospital acompanhado de uma comitiva de autoridades. No local, Gabriel Souza acompanhou as melhorias viabilizadas com recursos encaminhados pelo Governo do Estado.
Coordenada pelo Prefeito, a visita iniciou no Centro de Diagnóstico por Imagem, onde o Vice-Governador conversou com pacientes que aguardavam para realização de exames. Dando continuidade a visita, esteve no sétimo pavimento da Unidade, onde estão localizados os leitos de internação para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Inaugurada em abril do ano passado, a Unidade trouxe mais conforto e dignidade para os pacientes, com acomodações para até dois pacientes.
Em conversa com pacientes, Gabriel Souza recebeu relatos sobre o atendimento do HVS. “O atendimento aqui é muito bom, a gente já passou por vários hospitais, mas aqui é diferente”, destacou o paciente Matias Roque Taborda Berti, acompanhado pela esposa, e em processo de recuperação após uma cirurgia.
Na sequência, o grupo esteve na UTI, onde a equipe de profissionais apresentou os diferenciais da ambiência humanizada e a privacidade e tecnologia de cada leito individualizado.
“Este hospital aqui, é um dos três melhores hospitais do interior do Rio Grande do Sul. É um hospital padrão Moinhos de Vento em Porto Alegre, só que é SUS. Conversei com pacientes, todos muito bem atendidos. Parabéns pelo trabalho de vocês”, destacou o Vice-Governador durante a visita, que ressaltou ainda a excelência do atendimento e a importância do ambiente humanizado para a cura dos pacientes.
A diretora-geral do Hospital, Vanderli de Barros, agradeceu o apoio do Governo do Estado nos projetos do Hospital.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM