Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Máximas chegam aos 30°C nesta quarta no RS – Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Máximas chegam aos 30°C nesta quarta no RS

Pável Bauken

Publicado

em



 

O sol predomina em todo o Rio Grande do Sul, e as máximas chegam perto dos 30°C no estado nesta quarta-feira, especialmente nos vales do Caí, Taquari, Sinos e Rio Pardo, além da região metropolitana. À tarde, conforme o ar quente cobre o estado, a temperatura se eleva, com calor atípico para a época.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o céu permanece azul ao longo de quase todo o dia, com ingressos de nuvens no período da tarde. O dia começa menos frio, com mínimas mais amenas em comparação aos dias anteriores. Há chance de nevoeiro e neblina em alguns pontos dos vales.

Em Santa Rosa o dia será de sol com poucas nuvens, não chove, máxima de 29ºC e mínima de 15ºC.

Mínimas e máximas no RS
Santa Rosa 15°C / 29°C
Capão da Canoa 16°C / 25°C
Passo Fundo 12°C / 26°C
Santa Cruz do Sul 13°C / 31°C
Santa Maria 14°C / 28°C
Pelotas 11°C / 27°C
Erechim 12°C / 26°C

Fonte Correio do Povo / Portal Plural

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

Neve em Buenos Aires e na Patagônia com o ar polar que está chegando

Pável Bauken

Publicado

em



Nevou por poucos minutos na manhã deste sábado na localidade de Balcarce, na província de Buenos Aires, em pleno dia 19 de setembro e a apenas três dias do final do inverno e do começo da primavera. Uma forte massa de ar polar avança pelo Centro da Argentina com acentuado declínio da temperatura.

O ar polar também está trazendo neve no Sul do continente. Forte nevada foi registrada ontem em Ushuaia, na Terra do Fogo, com mais de 10 centímetros de acumulação em alguns pontos, o que trouxe alguns transtornos. Apesar da neve ser bastante comum em Ushuaia, uma grande nevada no final do inverno e ao redor da virada da estação não é uma ocorrência freqüente.

A massa de ar polar de forte intensidade para o fim do inverno que está na Argentina ingressa no Centro-Sul do Brasil ao longo deste fim de semana com acentuado declínio da temperatura. No Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, a queda da temperatura já é sentida neste sábado (19), especialmente no final do dia, quando faz frio, enquanto no Paraná, no Sudeste e no Centro-Oeste o resfriamento será percebido mais entre amanhã (20) e a segunda-feira (21).

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as madrugadas mais frias neste episódio de frio serão as de amanhã, segunda-feira e a terça com possibilidade de marcas negativas nos dois estados, especialmente na segunda e na terça que terão tempo mais aberto e mínimas menores em um maior número de municípios que no domingo. Não há previsão de neve aqui, entretanto haverá formação de geada em diversas regiões gaúchas e até em pontos da Grande Porto Alegre. A geada será predominantemente fraca, contudo em áreas de baixadas, especialmente de locais de maior altitude, será moderada a forte. Haverá geada ainda em parte de Santa Catarina.

Fonte MetSul

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Ar polar ingressa no RS e temperaturas caem neste sábado

Pável Bauken

Publicado

em



O sol aparece em todo o Estado neste sábado. Uma frente fria que passa pela costa pode induzir chuva isolada no Nordeste gaúcho, como na Serra e no Litoral Norte. O ar polar na retaguarda da frente começa a ingressar e chega com vento que pode soprar com rajadas. As mínimas ocorrem à noite, quando faz frio.

A MetSul alerta que as madrugadas de domingo, segunda e terça serão muito frias com potencial de marcas negativas e geada em várias regiões, o que pode trazer prejuízos pra agricultura. Apesar do frio à noite, com o sol, as tardes serão amenas. Mar ficará agitado na costa.

Mínimas e máximas no RS
Caxias do Sul 9°C / 19°C
Vacaria 8°C / 21°C
Erechim 13°C / 24°C
Passo Fundo 13°C / 23°C
Rio Grande 8°C / 17°C
Uruguaiana 12°C / 22°C

MetSul Meteorologia

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Fumaça das queimadas no Pantanal contamina chuva em Santa Catarina

Reporter Cidades

Publicado

em



A fumaça das queimadas no Pantanal chegou em Santa Catarina através de uma chuva escura. O fenômeno foi registrado em municípios do Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte do Estado. A fumaça viajou mais de mil quilômetros, transportada por ventos noroeste de baixos níveis, e acabou contaminando a água da chuva

O fenômeno é acompanhado pelo setor de hidrologia da Defesa Civil de Santa Catarina e pelos meteorologistas da Epagri/Ciram. A fumaça foi identificada através de imagens de satélites, no qual foi possível identificar a origem nas queimadas de vegetações, e chegou a ser visualizada na Grande Florianópolis. A chuva foi identificada pelos satélites no início da semana e a ocorrência da precipitação foi registrada na quinta-feira, 17.

O coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil catarinense, Frederico de Moraes Ruthorff, informou que “a água da chuva contaminada pode conter compostos tóxicos, portanto alguns cuidados devem ser tomados se for realizar a captação em cisternas para consumo humano ou animal”.

Segundo o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins, o deslocamento de fumaça por longas distâncias é algo comum, no entanto, quanto maior o volume de fumaça na origem, mais distante ela pode chegar. “O vento nordeste traz o ar úmido da região amazônica e do Pantanal, assim como os ventos do quadrante sul também levam o ar seco e frio para aquela região. Isso não é incomum, mas quanto mais fumaça, e dependendo dos ventos, mais longe ela chega”, explicou.

Nas comunidades agrícolas do interior catarinense é comum a captação e armazenamento de água da chuva em cisternas. Segundo a Defesa Civil, nessas regiões, além da qualidade da água, é necessário analisar também qualidade do ar, para identificar a possibilidade de chuva contaminada.

O fenômeno, no entanto, está com os dias contados, pelo menos por enquanto. Segundo a meteorologia, a partir deste fim de semana, uma frente fria chega a Santa Catarina, com ventos do quadrante sul, empurrando a fumaça no sentido contrário.

Estadão Conteúdo

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

O que você achou do site novo do Portal Plural?

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×