Matrículas da Rede Estadual para ano letivo de 2024 começam na segunda
Connect with us

Destaque

Matrículas da Rede Estadual para ano letivo de 2024 começam na segunda

Publicado

em

matrículas da rede estadual para ano letivo de 2024 começam na segunda
Foto: Sumaia Vilela/Agência Brasil


Começa, na próxima segunda-feira (13/11), o período de inscrições para pré-matrículas da Rede Estadual para o ano letivo de 2024. A etapa, que segue até 1º de dezembro, deve ser realizada diretamente pelo site da Secretaria da Educação (Seduc), na página inicial, clicando na aba Matrículas e selecionando o ensino de interesse.

Para todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas escolas estaduais, em todas as etapas e modalidades de ensino, com 75% ou mais de frequência, a rematrícula ocorre de forma automática, no período de 20 a 30 de novembro. Caso haja interesse em alterar de escola, deve-se ficar atento à segunda etapa da pré-matrícula, pois, nesse caso, será uma transferência.

As inscrições nesse primeiro momento contemplam, portanto, os ingressos para o 1º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, aproveitamento de estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio, Concomitante ou Subsequente.

A partir de 29 de dezembro, ocorrerão as designações dos estudantes para as escolas pretendidas. Na ocasião, os responsáveis pelos alunos receberão todas as informações pelo e-mail cadastrado no sistema ou poderão realizar a consulta no site da Seduc, clicando em Matrículas e selecionando Consulta candidato.

Posteriormente, entre 4 e 17 de janeiro de 2024, os candidatos e seus respectivos responsáveis precisarão confirmar a matrícula de forma presencial na escola de designação apresentando as documentações necessárias para confirmar a vaga.

Para os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental é recomendado apresentar também Cartão Nacional de Saúde (CNS), Número de Identificação Social (NIS) e atestado (carteira de vacinação). Vale ressaltar que o requisito para ingresso é ter, no mínimo, seis anos completos até 31 de março de 2024.

Entre 4 e 17 de janeiro de 2024, os estudantes que perderam o prazo para se inscrever, no primeiro período de pré-matrícula, terão uma segunda chamada para fazer a sua pré-matrícula no mesmo período das solicitações de transferência e dos interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para os estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio que já estão matriculados na Rede Estadual, municipal ou privada e desejam alterar de escola ou ingressar na Rede Estadual, é preciso ficar atento à segunda etapa da pré-matrícula, pois, nesse caso, será uma transferência.

Os critérios para designação de escola priorizam a proximidade da residência do estudante com a unidade escolar, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida. No momento da solicitação de transferência, o responsável pelo estudante ou o próprio estudante poderão preencher até três opções de unidades escolares por ordem de preferência, incluindo as unidades escolares que ofertarem Ensino Médio em Tempo Integral.

O prazo para efetivação das matrículas de forma presencial nas escolas estaduais para os alunos que se inscreverem na segunda etapa da pré-matrícula, bem como para aqueles que pediram transferência, ocorre de 29 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024.

 

 

Fonte: Grupo Sepé.

Compartilhe

Destaque

Prefeitos indicam que poderão apoiar aumento da alíquota do ICMS no RS

Publicado

em

portal plural famurs


A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) indica que poderá apoiar a proposta do governador Eduardo Leite para aumentar a alíquota do ICMS de 17% para 19,5% a partir de 2024. A posição da entidade foi discutida na tarde desta segunda-feira (4) com 63 dos 497 prefeitos do RS, após audiência com o governador, realizada na sede da entidade, em Porto Alegre.

Após deliberação com Leite, foi realizada a primeira votação, e todos os presentes, incluindo o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, votaram a favor do aumento da alíquota.

Ainda será necessário deliberar com 28 presidentes de associações regionais antes de cravar a posição definitiva. Pelo menos oito presidentes regionais participaram da votação desta tarde. Segundo Orsi, a decisão final será anunciada ainda nesta semana.

A proposta de Leite foi protocolada em novembro, para que pudesse ser apreciada pelos deputados estaduais antes do recesso de final de ano. A aprovação depende do apoio da maioria simples entre os 55 parlamentares.

Quando anunciou a proposta aos deputados, Leite disse que se trata de um movimento conjunto dos Estados do Sul e Sudeste, que fizeram as contas e concluíram que ter uma alíquota baixa de ICMS reduzirá os valores que a União terá de compensar nos próximos anos.

No caso do Rio Grande do Sul, a perda seria de R$ 4 bilhões anuais – o valor equivale ao que o Estado arrecadou com a venda da Corsan. A medida vem gerando polêmica e contestação entre diferentes setores da economia gaúcha.

Fonte: GZH.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mulher nua é resgatada pela Brigada Militar após discussão no Bairro Planalto

Publicado

em

portal plural plantão 2


Na noite de sábado (02), por volta das 22h30min, a Brigada Militar foi acionada para intervir em uma situação inusitada no bairro Planalto. Policiais relataram que uma mulher estava nua na rua, pedindo socorro. Ao ser abordada, a mulher relatou que estava anteriormente no interior de um veículo Ford Fusion.

Segundo a mulher, houve uma discussão entre ela e seu namorado, o que a levou a sair do veículo. Questionada por estar sem as roupas, a mulher afirmou que as roupas estavam molhadas.

Os policiais prontamente conduziram a mulher para a casa de uma amiga, buscando garantir sua segurança. O suposto namorado, condutor do veículo, não aceitou fazer o teste do bafômetro. 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Tuparendi cancela programação e decoração de Natal deste ano

Publicado

em

portal plural tuparendi
Foto: Reprodução.

A Administração Municipal de Tuparendi cancelou a programação de Natal e até mesmo a decoração da Praça Aquiles Turra.  O cancelamento foi anunciado através de um comunicado emitido na manhã desta segunda, 4 de dezembro.  A Prefeitura justificou o cancelamento devido a previsão de chuvas para o mês de dezembro e também em solidariedade a situação da população do interior do município, severamente atingidos pelas chuvas dos últimos meses e cujas consequências, como a situação das estradas, ainda estão longe de serem resolvidas.

Na nota divulgada hoje a Administração Municipal se solidariza com os moradores do interior, cujas estradas e lavouras foram afetadas, bem como com os voluntários que há tempos trabalham na confecção dos adornos que iriam ser instalados na decoração natalina, justificando que os mesmos serão utilizados no ano que vem.  Veja abaixo a íntegra do comunicado expedido pela Administração Municipal de Tuparendi:

b8d03eab 218a 4cce b867 8216b9f5f4d4

Fonte: Guia Tuparendi.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×