Máscaras protegem até 99,9% das gotículas ligadas a covid-19, diz estudo – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Máscaras protegem até 99,9% das gotículas ligadas a covid-19, diz estudo

Estudo da Royal Society Open Science mostra que risco de espalhamento do vírus cai drasticamente

Publicado

em

Estudo comprova eficácia das máscaras contra o coronavírus | Ricardo Wolffenbuttel/Governo de Santa Catarina


A revista científica Royal Society Open Science publicou estudo que mostra que as máscaras faciais reduzem o risco de espalhar o vírus da covid-19 durante uma tosse ou ao falar em até 99,9%. O resultado foi alcançado após testes de laboratório com manequins mecânicos e humanos.

No relato da revista, uma mulher está a dois metros de um homem tossindo sem máscara fica exposta 10 mil vezes mais as gotículas do que ele estivesse usando uma máscara, mesmo a meio metro (50 cm) de distância.

O estudo aponta que grandes gotículas respiratórias agem como projéteis antes de seguirem a trajetória ao solo, pela gravidade e elas seriam as responsáveis pela transmissão do vírus. Diferente das gotículas de aerossol, que podem permanecer suspensas no ar por longos períodos.


Estudo mostra o alcance do jato da tosse e do espirro e a sua proteção com máscara | Reprodução

Dependendo da temperatura e da velocidade do ar, algumas gotas cairão mais rápido do que outras, segundo o autor do estudo Ignazio Maria Viola, especialista em dinâmica de fluídos aplicados, da Escola de Engenharia da Universidade de Edimburgo, na Escócia

O estudo foi focado em partículas maiores que 170 mícrons de diâmetro, ou seja, tamanho de dois a quatro vezes a largura de um fio de cabelo humano. As partículas de aerossol, que seguem correntes de ar, são descritas com o tamanho menor que 20 ou 30 mícrons.

Por isso, o especialista reafirmou que o uso da máscara reduz a transmissão do vírus em 10 vezes.

Máscaras poderiam salvar 400 mil vidas nos EUA

Uso de máscara poderia salvar vidas nos Estados Unidos. É o que aponta o Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) em Seattle, Washington, que diz que pelo menos 55 mil vidas seriam salvas no território norte-americano nos próximos quatro meses se fosse adotada uma política federal para obrigação do uso de máscaras.

Em uma projeção o número de mortes de novembro de 2020 até abril de 2021 passaria a 2,5 milhões de mortes ao invés de 2,9 milhões, seriam 400 mil vidas salvas pelo uso da máscara.

SBT

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Comemorações dos 90 anos de Santa Rosa começam segunda-feira

Publicado

em



De 02 a 13 de agosto atividades vão ser realizadas para marcar os 90 anos de Santa Rosa. Mesmo com as restrições de algumas atividades em função da pandemia, uma programação foi preparada para celebrar a data. Escolas, entidades, instituições e voluntários se mobilizaram para contribuir com as comemorações.

A abertura da programação será marcada por um Culto Ecumênico. A celebração vai acontecer no Centro Cívico às 9H30min e será transmitida pela Câmara de Vereadores e Prefeitura. A Fundação fará a abertura da Semana da Saúde com diversas atividades de práticas integrativas e complementares para a comunidade. No mesmo dia também serão assinados importantes convênios com as Universidades locais que vão beneficiar os servidores municipais e seus dependentes. No dia 02 será lançado o programa “90 anos de Santa Rosa” com poemas apresentados pelos alunos da rede municipal. Também nesse dia começa uma exposição de fotos dos alunos do SENAC na entrada da Prefeitura. Já na terça-feira(03), às 8h45min será inaugurada a Gibiteca na Biblioteca Municipal, às 12H30min será realizado o ato de retomada dos voos comerciais de Santa Rosa para a capital, no aeroporto.

O Prefeito Anderson Mantei, destaca o orgulho em fazer parte desse momento tão importante para Santa Rosa, “São 9 décadas de história de um povo que trabalhou muito pelo crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Nós temos muito orgulho dessa trajetória, por isso, estamos organizando ações que marquem e celebrem esses 90 anos. Santa Rosa é cidade que amamos, é a melhor cidade para se viver”. Na quarta-feira(04), às 9h será realizado no Centro Cívico um Workshop para Idosos, e às 19H a Orquestra Jovem fará uma live em comemoração aos 90 anos(organizada e transmitida pela Câmara de Vereadores e Prefeitura). Dia 05 de agosto, às 9h será realizado o lançamento do Planejamento Estratégico da Prefeitura e na sexta o lançamento do Projeto Educação: um olhar para o futuro de Santa Rosa.

No sábado serão realizadas diversas atividades esportivas no CEU de Cruzeiro. De noite, a partir das 20h será realizada uma live da Banda Indústria Musical. O show será transmitido pela Lucano. No domingo(08), às 8h os ciclistas vão poder participar da etapa Túnel Verde(saída do Parcão), e na sequência o 19º RCMec vai realizar atividades para as crianças no Parcão. Na segunda-feira, dia 9 de agosto, a semana começa com plantio de 90 mudas de árvores pela cidade. A Secretária de Comunicação, Lisandra Steffen, destaca que as atividades se concentram nas duas primeiras semanas, mas seguem durante todo o mês, “Essas são algumas das ações que estamos preparando, mas durante todo o mês de agosto outras atividades oficiais devem marcar o aniversário de Santa Rosa, como por exemplo, a reinauguração do monumento de Cristóvão Colombo que está sendo restaurado e deve ser entregue, novamente para a comunidade, ainda no mês do município”.

No dia em que Santa Rosa completa 90 anos, terça-feira, às 8h o Recital vai apresentar o hino de Santa Rosa nas redes sociais da Prefeitura, às 8h30min no parque de exposições vai ocorrer o 2º desafio solidário(corrida/caminhada), às 10h será divulgado o vencedor da capa do livro da ACISAP. Às 19H30min, será lançado o “Projeto Papo 90 – Resgatando nossa história” organizado pelo Hortigranjeiros em parceria com a Prefeitura. A proposta apresenta 90 personalidades que vão contar histórias relevantes para o desenvolvimento de Santa Rosa. A viabilização do projeto se dá através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), através da produtora cultural Lucano Cultura e Marketing por meio do Pró Cultura RS, com patrocínio da Cotrirosa e da Coopermil. Dia 11 será inaugurado o refeitório que foi reformado da Escola Pedro Speroni e às 14h o ato de instalação do espaço Criança e Juventude no CEU de Cruzeiro e às 15H30min o lançamento do Projeto Berço Nacional da Soja. No dia 13 as atividades encerram com a abertura da exposição de fotos do projeto Papo 90, na Prefeitura.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Santa Rosa vacina adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades

Publicado

em



A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa está vacinando nesta quarta-feira(28), contra a COVID-19, adolescentes com comorbidades, de 12 a 17 anos. A imunização aconteceu mediante agendamento prévio, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde do Centro e Cruzeiro.

As comorbidades contempladas nesta fase de vacinação foram: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunodeprimidos, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, doença neurológica crônica e diabete Mellitus. A estudante Yasmin Pereira, 14 anos, tem asma grave, que pertence ao grupo das pneumopatias crônicas graves. Para ela esse momento foi muito importante, “Para mim é muito gratificante poder estar recebendo a vacina nesse momento que a gente está vivendo. Acho que é muito importante todos estarmos juntos, unidos, se imunizando para podermos combater a pandemia. Estou muito feliz de poder estar recebendo esta dose convido a todos para quando chegar a sua vez, vir também se vacinar”.

Os jovens foram acompanhados dos pais ou responsáveis para receber a primeira dose do imunizante da Pfizer, o único autorizado no Brasil para esse grupo abaixo dos 18 anos.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Agro

Escritórios da Emater/RS-Ascar elaboram projetos para acesso ao crédito do novo Plano Safra

Publicado

em



Com o Plano Safra 2021/2022, apresentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pequenos, médios e grandes produtores poderão acessar a diferentes linhas de crédito rural até o final de junho do próximo ano. O plano prevê R$ 251,2 bilhões para apoiar a produção agropecuária nacional, valor 6,3% superior ao disponibilizado no ano passado. Os recursos contemplam custeio e investimento, apoio à comercialização e Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural. Deste total, mais de 39 bilhões de reais são voltados à agricultura familiar, um incremento de 19% no valor em relação ao ano safra anterior. A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), atua há mais de 60 anos no crédito rural, prestando assessoria aos produtores e suas organizações, facilitando o acesso a tecnologias, que juntamente com o crédito, contribuem com o desenvolvimento rural.

Segundo o extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Fernando Berwanger, nos últimos cinco anos, a Instituição elaborou na região 10.791 projetos de crédito rural canalizando aos agricultores da região mais de 340 milhões de reais em crédito.

No novo Plano Safra que passou a vigorar em julho deste ano, além do recurso para o custeio da produção agropecuária de 2021 e 2022, destacam-se linhas de crédito como para armazenagem de produtos agrícolas, Programa Agricultura de Baixo Carbono, Programa de Bioeconomia, além das linhas já tradicionais do Pronaf e Pronamp para investimento.

Os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar já estão atendendo a demandas em diferentes áreas, sempre orientando para o acesso responsável e sustentável ao crédito. Projetos de investimento que contemplam silos, estufas, açudes, equipamentos para irrigação e resfriadores de leite, por exemplo, possuem prazo de pagamento de até 10 anos, com taxa de juros de 3% ao ano. Para formação, recuperação e conservação de solos, o prazo é de cinco anos com taxa de 3% ao ano. Os agricultores interessados e aptos para construção e reforma de galpão ou construção de galpão compost barn são beneficiados com prazo de até 10 anos e taxa de 4,5% ao ano. Também é possível financiar camionetes e motocicletas, em até 5 anos, e trator, colheitadeira e implementos com prazo de 7 anos.

A agricultura familiar também foi favorecida com o aumento do limite de crédito para habitação que agora é de R$ 60.000,00 por família. Filho de agricultor que tenha Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap) pode acessar esse crédito. O prazo é de 10 anos, incluindo três anos de carência, e taxa de 4,5% ao ano.

Berwanger avalia que o desenvolvimento da agropecuária no Brasil deve-se muito à disponibilização de crédito rural. “Essa política pública colabora para que as novas tecnologias criadas pela pesquisa agropecuária e viabilizadas pela Extensão Rural possam tornar-se realidade no campo”, enfatiza.

Para saber mais sobre as linhas de crédito disponíveis, procure o escritório da Emater de seu município e acesse a novas oportunidades em sua propriedade. Os projetos de crédito elaborados pela Instituição permitem acesso aos diferentes agentes financeiros e acompanhamento de assistência técnica e social.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Powered by WhatsApp Chat

×