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MARKETING: Cientista do Marketing: pandemia decretou o fim da publicidade tradicional

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Segmento de marketing digital precisou passar por adaptações e cabe aos profissionais se adequarem à nova realidade

 

O mercado de marketing e publicidade já estava há alguns anos saturado. Os profissionais do setor foram preparados para memorizar respostas com o intuito de retrabalhar resultados positivos já desenvolvidos anteriormente. Mas, com a chegada da crise, causada pela Covid-19, percebemos que o maior objetivo, que é o cliente, estava em segundo plano e o setor foi impactado diretamente.

Com as PMEs tendo que reduzir os seus orçamentos e concentrá-los no digital, os profissionais de comunicação precisaram então repensar nos métodos de trabalho. Durante esse período, nunca se falou tanto sobre os profissionais da ciência, que desenvolvem teses a partir de questionamentos e observações, seguido de hipóteses para conseguir resultados mais assertivos. O setor percebeu então que o jeito tradicional de fazer publicidade morreu, e nasceu o que eu chamo de “cientista do marketing digital”.

Novo cenário econômico

A pandemia fechou muitas portas, mas nos trouxe muitos ensinamentos. Um dos principais foi a transformação digital, não só por parte do mercado, como também na mudança de hábito dos consumidores. Para se ter uma noção, no primeiro semestre deste ano, houve uma alta de 74,4% nas vendas por meio do e-commerce se comparado com o mesmo período de 2020.

Em meio a esse cenário, a concorrência é gigantesca, e para atrair a atenção do cliente, é necessário profissionais que sejam orientados a dados e entendam, de fato, as dores e necessidades dos usuários. Costumo falar que vivemos em um laboratório, no qual somos cientistas e, portanto, temos a necessidade de realizar testes e pivotar ideias até encontrar o resultado ideal.

É neste contexto que se insere o que chamo de “cientista do marketing”. Um profissional flexível, e que entende não só sobre comunicação e marketing, mas que esteja alinhado com as equipes de BI e operação, por exemplo, para entender a jornada do público-alvo, analisar os canais em que ele está inserido e as necessidades no momento da compra, com o objetivo de construir estratégias realmente personalizadas.

Utilizando como exemplo as principais datas para o varejo no ano, como a Black Friday e o Natal, é importante falarmos sobre três premissas: logística, hype e escassez. Quando falo sobre logística não quero abordar necessariamente o transporte, mas sim como será o mecanismo para o período de vendas. Será durante uma semana? Uma quinzena? Um mês? E os dias que sucedem a data, farão alguma comunicação pós-compra com objetivo de fidelizar aquele consumidor?

O hype é realizar, assim como já fazem tão bem as plataformas de streaming e a indústria de entretenimento, uma comunicação com meses de antecedência, para preparar o terreno e gerar ainda mais expectativa: produzir vídeo de divulgação; realizar uma campanha de pré-lançamento; divulgar uma ação com influenciadores etc.

Ainda falando sobre hype e entrando no mérito da escassez, para gerar esse buzz – aquele burburinho sobre a marca – é importante investir em campanhas e integrar os canais de comunicação no período que antecede as vendas. Uma das formas mais rápidas é por meio do Whatsapp, aplicativo que no último ano marcou presença em 99% dos smartphones brasileiros, conquistando uma base de mais de 120 milhões de usuários.

Para exemplificar, 51% dos brasileiros já realizaram uma compra por meio do uso do app e outros 24% ainda pretendem fazer ainda neste ano, segundo o relatório CX Trends 2021 – o Pix e o Whatsapp Pay potencializaram ainda mais essa tendência. Isso mostra como é possível rodar uma campanha com o Facebook Ads, no Instagram e Facebook, direcionando o usuário para o Whatsapp.

O Alibaba, grupo chinês com foco em vendas online, está fazendo algo que chamamos de private traffic (tráfego privado, em tradução literal), que consiste em jogar um tráfego de pessoas para grupos do WeChat, aplicativo nativo semelhante ao WhatsApp, e que tem como objetivo criar essa expectativa de ofertas e preparar as pessoas para as compras.

Assim, a empresa não precisa investir tanto em mídia nas redes sociais, tem um controle maior sobre o público e consegue ativar a audiência no momento em que precisar. Com isso, pode alternar sua linha editorial em divulgar a oferta do dia e preparar o consumidor para a chamada seguinte, com aquela escassez.

O fato é que não existem mais setores individuais nas empresas, pois eles precisam se conversar. O cientista do marketing é o profissional que aproveita a integração de todos eles para produzir e direcionar campanhas personalizadas e entregar ao usuário a experiência como diferencial da companhia, em meio às centenas de milhares que estão introduzidas no digital atualmente. E sua equipe, já está integrada e qualificada para enfrentar esse novo cenário?

Sobre o Dener Lippert

Dener Lippert, é CEO e fundador da V4 Company, maior rede de franquias de marketing digital do país, e autor da obra “Cientista do Marketing”. Dener tem apenas 27 anos mas já figura entre os principais empreendedores do país: fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, responsáveis por já terem atendido 2.000 PMEs em 14 países. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Wizard, Spotify, Colchões Ortobom, Wise Up, Smart Fit, Team Nogueira entre outros. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio.

 

FONTE: Infomoney

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Galpão comunitário da periferia de São Leopoldo, afetado pela enchente, se transforma em obra de arte

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Foto: Lidiane Bortoli / Divulgação
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A reconstrução no Rio Grande do Sul continua, e vai além de tijolos e cimento. A arte de Rafael Jung e Welingson Brittes, do coletivo 5ª Galáxia, trouxe cor e vida a um galpão comunitário que foi afetado pela enchente na divisa entre São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Localizado na Chácara dos Leões, o espaço atende mais de 700 pessoas, incluindo 300 crianças, muitas das quais são acolhidas no contraturno escolar. O local também é utilizado por moradores que produzem pão para venda na região. Com a catástrofe climática, o espaço ficou submerso, até o telhado, o que prejudicou muito a comunidade — relata Rafa Jung, conhecido por suas obras de arte nos pilares da Trensurb em Novo Hamburgo.

Após a cheia, o pavilhão foi revitalizado graças à mobilização de voluntários da organização humanitária Operation Blessing, dos Estados Unidos. Rafa e Welingson finalizaram o trabalho, aplicando spray e talento.

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Lidiane Bortoli / Divulgação

Embora possa parecer um gesto pequeno, em um ambiente onde tudo se transformou em lama e tomou uma coloração marrom, a arte faz toda a diferença.

Fonte: GZH

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Baly lança edição especial de energético com 100% do lucro destinado à reconstrução do RS

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Não basta ver ou ouvir falar, é preciso sentir a dor do outro, e ajudar. Com essa visão, e muita energia para fazer acontecer, a Baly Brasil preparou uma grande homenagem aos gaúchos. Como fechamento das ações realizadas pela empresa desde maio para ajudar o Rio Grande do Sul no enfrentamento das consequências da enchente histórica, a maior marca brasileira de energéticos lançará uma edição especial do Baly Tradicional, agora com um rótulo personalizado em homenagem ao estado, levando o nome de Baly Farroupilha, sendo que 100% do lucro será utilizado na reconstrução do estado.

Serão produzidas meio milhão de unidades, em duas versões de latas colecionáveis, com estampas criadas pelo ilustrador gaúcho Luis Paulo Straccioni em uma homenagem ao Rio Grande do Sul. E todo o lucro dessas vendas será entregue ao Instituto Sou de Fazer, uma organização sem fins lucrativos liderada pelo ex-jogador Rafael Sobis, Danilo Azambuja e Raphaela Sefton. 

“É muito legal ver esse tipo de iniciativa da Baly. Dá até vontade de chorar. Como gaúcho, me emociono com esse tipo de ação para reconstruir o Rio Grande do Sul”, disse Sobis ao ser comunicado da ação.

O Instituto Sou de Fazer mobilizou voluntários para atuação nos resgates e no recebimento e distribuição de doações. Agora, está ajudando autônomos e microempresários a comprarem ferramentas e insumos para retomarem suas vidas. Também tem construído creches para ajudar centenas de gauchinhos e suas famílias, assim como atua na reconstrução e doação de mobília de casas e fundações que foram destruídas. Com os recursos que virão da ação da Baly, muito mais poderá ser feito. Tudo com muita transparência.

“Temos um carinho muito especial pelo Rio Grande do Sul, um estado tão acolhedor e próspero, onde a Baly é a líder de vendas no mercado de energéticos. Diante dessa tragédia social e ambiental que passa, nossa conexão com o Rio Grande do Sul é legítima. Em maio, pensando sobre como poderíamos ajudar, surgiu a mobilização com parceiros e a destinação de duas linhas da nossa fábrica para envasar 1 milhão de litros de água potável para os gaúchos”, relembra Dayane Titon Cardoso, Diretora Comercial e de Marketing da Baly. “Agora, teremos uma edição especial do energético Baly Farroupilha 2024, com 100% do lucro destinado à reconstrução do Rio Grande do Sul. Com mais essa ação, esperamos envolver nossos consumidores na ajuda aos gaúchos, pois muito ainda precisa ser feito”, completa.

Entre os dias 8 e 10/8, o Baly Farroupilha 2024 já terá chegado a vários pontos de vendas do RS e de SC. Em seguida, estará também no PR, SP, RJ, MG e ES. A apresentação oficial será na Expoagas 2024, de 20 a 22 de agosto no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre (RS), esta que é a maior feira do setor supermercadista do Cone Sul (somou mais de R$ 650 milhões em negócios em 2023). A maior marca brasileira de energéticos também prepara um estande especial, que homenageia o Estado e todo povo gaúcho.

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Descubra o robô dentista que promete restaurar dentes em 15 minutos

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Foto:Perceptive/Divulgação
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Um robô autônomo controlado por inteligência artificial (IA) realizou um procedimento odontológico completo em um paciente humano com uma velocidade quase oito vezes maior do que a de um dentista humano. Desenvolvida pela empresa Perceptive, de Boston, nos Estados Unidos, essa tecnologia visa concluir procedimentos restauradores de forma mais rápida e precisa, em apenas 15 minutos.

O sistema utiliza um scanner intraoral portátil que, através da tomografia de coerência óptica (OCT), captura dados em 3D da boca, incluindo dentes, gengivas e nervos sob a superfície do dente. Segundo um estudo publicado na renomada revista Nature, a tecnologia OCT atinge 90% ou mais de precisão na detecção de cáries, sem o uso da radiação ionizante presente em outras tecnologias de digitalização, como raios-x ou scanners, que têm apenas 45% de sensibilidade à cárie e podem ser prejudiciais a longo prazo.

A Perceptive explica que sua tecnologia de IA usa dados volumétricos em 3D para conduzir diagnósticos e planejar tratamentos de última geração. Isso permite que os dentistas detectem doenças dentárias mais cedo e com maior precisão. Além disso, a tecnologia possibilita que dentistas visualizem os dados do paciente com maior clareza, facilitando a discussão do tratamento entre o dentista e o paciente. Após a decisão, o robô cirurgião-dentista assume o procedimento, planejando e realizando a operação.

O robô é capaz de realizar procedimentos restauradores, como obturações e coroas dentárias, em apenas 15 minutos, em comparação com as duas horas que esses procedimentos normalmente levam quando realizados por um humano, podendo ainda ser divididos em duas consultas.

“Nosso sistema pode preparar os dentes em uma fração do tempo e, como simulamos a geometria de preparação antes de preparar o dente, podemos fabricar a restauração antes de preparar o dente. Essa melhoria no fluxo de trabalho parece permitir uma visita de restauração de 15 minutos com base em nossos testes internos pré-clínicos”, afirma a empresa em seu site oficial.

“Este avanço médico aumenta a precisão e a eficiência dos procedimentos odontológicos, democratizando o acesso a melhores cuidados odontológicos, para uma melhor experiência do paciente e melhores resultados clínicos. Estamos ansiosos para avançar nosso sistema e ser pioneiros em soluções de saúde odontológica escaláveis e totalmente automatizadas para pacientes”, diz Chris Ciriello, CEO e fundador da Perceptive, em comunicado à imprensa.

Apesar dos resultados promissores, o robô ainda não foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, e a Perceptive não estabeleceu um cronograma para seu lançamento. Portanto, ainda não há previsão de quando a tecnologia estará disponível para dentistas e pacientes.

Fonte: CNN Brasil

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