Geral
Mais de 90% das praias gaúchas estão aptas a receber banhistas, informa o boletim de balneabilidade
O número de pontos próprios para banho no Rio Grande do Sul aumentou de 81 para 86 nesta semana. Dos 93 pontos analisados, 92% estão aptos a receber banhistas, incluindo todos os 33 pontos analisados do Litoral Norte gaúcho. O resultado foi divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) nesta sexta-feira (27), no segundo boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2024/2025. Já os pontos impróprios para banho caíram de 12 para sete.
Confira os locais
– Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
– Cerrito – Balneário Cerrito – Rio Piratini
– Pedro Osório – Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
– Pelotas – Valverde – Trapiche
– Pelotas – Santo Antônio – Rua Bagé
– São Jerônimo – Praia do Encontro – Rio Jacuí
– São Lourenço do Sul – Praia das Ondinas
Da lista de impróprios saíram cinco pontos: Cidreira (Rua Calábria), Tramandaí (Av. da Igreja) e Imbé (Mariluz), no Litoral Norte, além de Rosário do Sul (Praia das Areias Brancas) e Osório – Lagoa do Peixoto.
Para a classificação das águas como própria ou imprópria, são utilizados parâmetros de Escherichia coli (E.coli), observando os critérios definidos pelas resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. Nos balneários de Pelotas, Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também são consideradas as cianobactérias.
No Litoral Norte, entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, são 33 pontos de água salgada monitorados. As coletas de amostras na região são feitas semanalmente pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit), que envia o material para análise microbiológica pela Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre.
Já o monitoramento dos demais pontos contemplados pelo programa, que inclui águas internas (lagoas) e outras regiões, como Litoral Médio e Sul, é realizado com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).
O Departamento de Fiscalização da Fepam está mobilizado, realizando blitze e coletas em pontos específicos do Litoral Norte. As ações seguirão ao longo do veraneio, para garantir que não haja descarte irregular de dejetos nos pontos de diferentes praias e balneários.
A divulgação dos boletins é feita sempre às sextas-feiras, até o último fim de semana de fevereiro. Os dados atualizados estão disponíveis no site e mídias sociais da Fepam, e no web aplicativo Balneabilidade. Os avisos de local próprio ou impróprio recebem destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água. Os veranistas também podem consultar os resultados das análises no web aplicativo Balneabilidade.
Recomendações aos banhistas
– Entre na água apenas em local com condição própria para banho.
– Evite tomar banho nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos.
– Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
Fonte: Jornal o Sul
Geral
Steve Bannon ataca STF e compara Moraes a juiz nazista
O estrategista político norte-americano Steve Bannon, conhecido por seu papel na campanha de Donald Trump em 2016 e por suas conexões com líderes de extrema direita em todo o mundo, gerou controvérsia mais uma vez. Em uma entrevista a um canal brasileiro no YouTube neste domingo (19), Bannon fez comparações entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e juízes nazistas da década de 1930. Além disso, afirmou que as eleições presidenciais brasileiras de 2026 serão as mais decisivas do mundo e defendeu o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao poder.
Bannon criticou duramente Moraes, acusando-o de corrupção e autoritarismo. “O que esse juiz do Supremo faz é escandaloso. Os brasileiros sabem que ele é radical. Ele é como um juiz nazista dos anos 1930. Ele precisa ser removido do cargo. Sua justiça é mais corrupta que a de Lula”, disse ele.
O estrategista também ressaltou a relevância das eleições de 2026 para o Brasil e o mundo. “Precisamos vencer em 2026. A eleição mais importante do mundo será no Brasil. O povo brasileiro precisa restaurar Bolsonaro na Presidência”, afirmou.
Até o momento, o STF não se manifestou sobre as declarações de Bannon.
Embora atualmente inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro foi citado por Bannon como peça chave no futuro político do Brasil. Contudo, o ex-presidente enfrenta várias restrições legais, como a apreensão de seu passaporte desde fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga sua possível participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Na última semana, Bolsonaro tentou recuperar seu passaporte para comparecer à posse de Trump, mas o pedido foi negado por Moraes.
Fonte: Notícias ao minuto
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Instagram abandona formato quadrado e divide reações entre os usuários
Destaque
Água verde da Lagoa dos Patos em Tapes surpreende banhistas
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM