Mais de 150 familias já foram contempladas no Santa Rosa Verde e Amarela
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Mais de 150 familias já foram contempladas no Santa Rosa Verde e Amarela

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Em junho deste ano, o governo municipal lançou um  novo programa habitacional para auxiliar famílias santa-rosenses na concretização do sonho da primeira casa própria. Até o momento, já foram contemplados no Santa Rosa Verde e Amarela, mais de 157 contratos. Os cidadãos aprovados no programa recebem um subsídio de R$ 18 mil, pagos pela prefeitura, para a entrada da aquisição de um imóvel. Um investimento de mais de R$ 2,8 milhões de recursos próprios do município.

No programa, são aceitos financiamentos habitacionais, casa ou apartamento, de até R$ 220 mil. A prefeitura já efetuou o pagamento de 101 contratos e 56 processos estão em tramitação. O Prefeito Anderson Mantei, destacou que essa ação só está sendo possível, devido às economias da gestão, “Nosso objetivo enquanto governo é aplicar recursos e implementar programas que auxiliem na qualidade de vida da população. Muitas pessoas estão sendo beneficiadas com o subsídio e com isso vão poder realizar o sonho da primeira casa própria. O programa também vai movimentar mais ainda a economia”.

Os cidadãos que tiverem interesse em receber o subsídio, devem procurar uma instituição financeira ou de crédito e encaminhar o financiamento habitacional. Assim que liberado o financiamento, dentro dos critérios do programa, o subsídio da prefeitura é aprovado.

Confira abaixo alguns requisitos para participar do programa:

– Ser maior de idade ou emancipado na forma de lei

– Não ser proprietário de imóvel residencial urbano em Santa Rosa

– Ter renda familiar bruta de até R$ 7 mil

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Sict promoverá rodadas de conexão entre municípios afetados pelas enchentes e soluções tecnológicas

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A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizará, nos dias 10 e 12 de julho, rodadas de apresentação de soluções tecnológicas para municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O objetivo é fazer a conexão entre demandas apontadas pelas prefeituras e iniciativas que possam resolver desafios locais. As reuniões ocorrerão em formato virtual e estarão abertas para participação de todos os Executivos municipais interessados.

O trabalho envolveu, inicialmente, a coleta de desafios junto a municípios dos oito ecossistemas de inovação do estado: Central, Fronteira Oeste e Campanha, Metropolitana e Litoral Norte, Noroeste e Missões, Produção e Norte, Serra Gaúcha, Sul e Vales. Em seguida, ao lado de parceiros, a Sict fez uma curadoria das iniciativas cadastradas no Catálogo de Soluções Tecnológicas, selecionando aquelas que podem ser úteis às prefeituras.

“A emergência climática impôs uma nova realidade a muitas cidades do estado, que passaram a buscar alternativas para mitigação de estragos e resiliência climática. Com este projeto da Sict, as prefeituras terão a oportunidade de conhecer iniciativas das mais variadas, de diferentes lugares do país e do mundo, com grande potencial de ajudar na reconstrução”, enfatiza a titular da Sict, Simone Stülp.

No dia 10, a rodada de conexões será das 9h às 12h, com a apresentação de soluções para desafios nas áreas de gestão humanitária de abrigos, habitação, infraestrutura digital governamental resiliente e melhoria e expansão de serviços em situações de emergência.

Já no dia 12, será das 9h às 12h, com ênfase nas áreas de destinação de móveis e utensílios danificados, prevenção e contingência para desastres naturais, monitoramento da qualidade do ar, monitoramento de lixo urbano, limpeza urbana, monitoramento de ruído, monitoramento do nível das águas, reconstrução e resiliência logística e tratamento de efluentes.

“Desde maio, estamos trabalhando com o programa Startup Lab, a Rede RS Startup e parceiros para viabilizar este projeto. Fizemos coleta de desafios, curadoria de propostas e, agora, chegamos no momento de conectar demandas e ofertas. Com as rodadas de conexões, queremos que as prefeituras possam conhecer as soluções desenvolvidas por empresas, startups e outras instituições”, explica o diretor adjunto de Ambientes de Inovação da Sict, Bernardo Leso.

Os parceiros da Sict no Catálogo de Soluções são a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), a Associação Gaúcha de Startups (AGS), o Sebrae, o GovTech Lab e o South Summit Brazil.

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Prefeito de Senador Salgado Filho é o novo presidente da AMUFRON

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Na manhã desta terça-feira, dia 5 de março, os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON) se reuniram em assembleia para eleger a nova diretoria que irá conduzir a entidade durante o período de março de 2024 a fevereiro de 2025.

O prefeito de Senador Salgado Filho, Mário Aldir Klein, foi eleito para assumir a presidência da AMUFRON, demonstrando a confiança depositada pelos membros da associação em sua liderança e capacidade de gestão.

Além disso, a nova diretoria ficou composta da seguinte forma:

  • Vice-presidente substituto: Jair Miguel Wagner, prefeito de Porto Lucena;
  • Vice-presidente de Finanças: Gilberto Hammes, prefeito de São José do Inhacorá;
  • Vice-presidente Administrativo: Leonel Fernando Petry, prefeito de Tuparendi;
  • Vice-presidente de Relações Institucionais: João Edécio Graef, prefeito de Independência;

O Conselho Fiscal, órgão essencial para garantir a transparência e a fiscalização das atividades da AMUFRON, terá como titulares os prefeitos Leocir Weiss de Porto Mauá, Marino Pollo de Dr. Maurício Cardoso e Valdi Luis Goldschimidt de Cândido Godoi. Como suplentes, foram eleitos Antônio Luiz Savela de Novo Machado e Adair Philippen de Santo Cristo.

Com uma nova liderança à frente da AMUFRON, os prefeitos dos municípios da região esperam fortalecer ainda mais a representatividade da associação e trabalhar em prol do desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos que residem na Fronteira Noroeste.

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AMUFRON realiza assembleia sobre os transtornos causados pelos eventos climáticos na região

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Na manhã desta quarta-feira(24/01) a Associação dos municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON, esteve reunida em Assembleia, na sede da entidade.
Presidida pelo Prefeito Marcos Vinícius Corso, Prefeito de Três de Maio, com a participação da grande maioria dos prefeitos, ou vice-prefeitos, trouxe para pauta a demora nos reparos da rede elétrica ocasionados pelas intemperes dos temporais que assolaram a região, pensando em medidas que previnam e facilitem o reestabelecimento dos serviços à população.

Foram convidados representantes da RGE/CPFL e CORSAN, no intuito de entender quais as maiores dificuldades que ocorreram, e que levaram muitos consumidores a ficarem mis de seis dias sem energia elétrica. Segundo Rafael Lugoch, consultor de Negócio da CPFL/RGE, a empresa fez de tudo, para que o maior número de consumidores tivesse a energia reestabelecida em curto prazo. Mas, foram muitos municípios atingidos ao mesmo tempo, as equipes da região não conseguiram atender a demanda, evo reforço de outras regiões levou  2 dias para chegar.

Após grande debate, ficou acertado de que os representantes da CPFL/RGE e equipe, junto com os encarregados municipais, irão fazer um levantamento de vegetação ou árvores que podem causar estragos em algum próximo evento climático, e estas serão eliminadas, isso para tentar evitar novos transtornos.
Já ao representante da Corsan – João Corim foi cobrado sobre a necessidade da companhia possuir geradores móveis, que possam garantir ao consumidor o fornecimento de água, primordial para a vida humana, mesmo em caso de faltar energia. Ainda foi sugerido a realização de campanha para que os consumidores, principalmente empresas, instalem caixas de água, o que facilitaria em caso de interrupção no fornecimento de água da rede pública.

Fonte: AMUFRON

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