Lya Luft morre aos 83 anos - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Lya Luft morre aos 83 anos

Publicado

em


topo humbeto pluralFAST AÇAÍAcademia PersonaNuvera

A escritora Lya Luft faleceu na madrugada desta quinta-feira (30) em Porto Alegre, segundo sua filha, Suzana Luft. Natural de Santa Cruz do Sul, ela tinha 83 anos. Lya faleceu em casa.

Segundo Suzana, Lya lutava há 7 meses contra um melanoma, câncer descoberto já com metástase. Ficou internada, mas pediu para ir para casa antes do Natal. Ainda de acordo com a filha, Lya morreu enquanto dormia.

A cerimônia de despedida deve ser restrita à família.

O governador do RS, Eduardo Leite, manifestou pesar pelo falecimento. “O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos”, postou.

A Academia Riograndense de Letras também se manifestou. “Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias”, informou o presidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.

A pessoa

Filha de descendentes alemães, foi incentivada pelos pais a desenvolver o hábito da leitura ainda na infância. Depois de cursar o então Ensino Primário e o Científico, ela passou um ano em Porto Alegre, em 1955, fazendo a Escola Normal no Colégio Americano.

Ela retornou para Santa Cruz do Sul para concluir a Escola Normal. Voltou à Capital para cursar faculdade em 1959. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Lya concluiu o curso de Letras Anglo-germânicas em 1963.

Ela fez dois mestrados: um em Linguística, também na PUCRS, em 1975, e outro em Literatura Brasileira, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1978. Entre 1969 e 1982, atuou como professora de Linguística na Faculdade Porto-Alegrense (FAPA). Deixou de dar aulas devido à carreira de escritora.

Com Celso Pedro Luft, teve três filhos: Suzana, em 1965; André, em 1966; e Eduardo, em 1969. O casamento de Lya com Celso durou até 1985.

Em 2019, sofreu um infarto agudo do miocárdio e chegou a ficar internada para um procedimento cardiológico, em Porto Alegre. Dois anos antes, perdeu o filho, André, que sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto surfava, em Florianópolis.

Até o fim de sua vida, foi companheira de Vicente de Britto Pereira, seu terceiro marido.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Dr. Benedetti (PSD) confirma pré-candidatura à Prefeitura de Santa Rosa

Publicado

em

portal plural dr. benedetti (psd) confirma pré candidatura à prefeitura de santa rosa

Academia Personatopo humbeto pluralNuveraFAST AÇAÍ

O médico Carlos Alberto Benedetti (PSD) confirmou sua pré-candidatura para a prefeitura de Santa Rosa nas eleições de 2024. Segundo Dr. Benedetti, a decisão foi tomada pelo Diretório Estadual, que escolheu seu nome.

Com essa confirmação, Dr. Benedetti (PSD) se junta ao ex-prefeito Orlando Desconsi (PT) e ao atual prefeito Anderson Mantei (PP) como pré-candidatos à prefeitura de Santa Rosa. Até o momento, nenhum dos pré-candidatos anunciou seus pré-candidatos a vice-prefeito.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Dengue em Santa Rosa: Vila Planalto é o bairro mais afetado

Publicado

em

portal plural dengue em santa rosa vila planalto é o bairro mais afetado

FAST AÇAÍNuveratopo humbeto pluralAcademia Persona

A Vila Planalto lidera o ranking da dengue em Santa Rosa, com 1.256 casos confirmados, representando um terço da população local infectada. Os dados foram divulgados pela Fundação Municipal de Saúde, que aponta a atual epidemia como a maior da história da cidade.

Outras áreas também registraram números elevados de casos, como o Centro (1.297), Esperança (1.178), Cruzeiro (1.169) e Vila Cruzeiro do Sul (1.054).

Apesar do cenário preocupante, a Fundação registrou apenas 34 casos confirmados na última semana, uma queda significativa em comparação com o pico da crise, quando foram registradas mais de 1.700 ocorrências semanais.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Balsa em Porto Mauá segue operando normalmente

Publicado

em

portal plural balsa em porto mauá segue operando normalmente
Guia Tuparendi
FAST AÇAÍAcademia Personatopo humbeto pluralNuvera

No final da tarde desta quarta-feira (19), havia a expectativa de que a travessia de balsa entre Porto Mauá, no Brasil, e Alba Posse, na Argentina, pudesse ser suspensa devido ao nível do Rio Uruguai, que já atingia 7,52 metros acima do normal e continuava subindo. A travessia de balsa é suspensa sempre que o rio atinge 8 metros acima do nível.
No entanto, essa expectativa não se confirmou e apenas a travessia de caminhões de carga foi suspensa. Automóveis e ônibus continuam atravessando normalmente. No final da manhã desta quinta-feira, 20, o nível do rio em Porto Mauá estava em 7,62 metros acima do normal, baixando 5 centímetros por hora.
Com informações de Guia Tuparendi.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×