Liminar suspende extinção de cargos de função gratificada de universidades e institutos federais no RS – Portal Plural
Connect with us

Ensino

Liminar suspende extinção de cargos de função gratificada de universidades e institutos federais no RS

Publicado

em



 

A Justiça Federal concedeu, nesta terça-feira (30), liminar (decisão provisória) que impede a extinção de funções de confiança em universidades e institutos federais no Rio Grande do Sul, conforme prevê decreto publicado pelo governo federal.

O texto do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro define que, a partir desta quarta-feira (31), deveriam ser exonerados e dispensados os servidores ocupantes de funções de confiança, com posterior extinção desses postos de trabalho em todo país.

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Julio Xandro Heck, comemorou a decisão da Justiça.

— Estávamos muito preocupados com esse decreto do presidente que extinguiu 21 mil funções no Brasil todo. Essa redução traria uma enorme prejuízo para os institutos federais e para as universidades — comentou em entrevista ao Estúdio Gaúcha.

Com a decisão, os efeitos do decreto não serão aplicados em instituições gaúchas. Na sentença, a juíza Ana Paula de Bortoli diz que “o presidente da República não conta com poderes para exonerar ou dispensar os ocupantes dos cargos e funções referidas, por se tratar de ato de competência exclusiva da administração das universidades e dos institutos federais de Ensino Superior e de educação técnica”.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública no dia 13 deste mês, requerendo que os efeitos fossem suspensos no Estado. No entendimento do MPF, a extinção das funções “viola a própria disposição do artigo constitucional no qual se baseou, uma vez que os efeitos do decreto direcionam-se a cargos ocupados e o dispositivo constitucional indica que o decreto presidencial somente pode ser editado para extinguir cargos quando estejam vagos”.

O órgão também salientou que o decreto afeta a gestão das universidades e institutos, que têm garantia constitucional de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

A medida, se implementada, afetaria cerca de 600 cargos no Estado.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 322

Universidade de Ciências da Saúde – Não informado

Universidade Federal de Santa Maria – Não informado

Universidade Federal de Pelotas – 59

Universidade Federal de Rio Grande – 67

Universidade do Pampa – 45

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – 44

Instituto Federal Farroupilha – 14

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – 64

Fonte Gaúcha / ZH

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ensino

CMEI Caminhos Inovadores de Três de Maio recebe impressora 3d

Publicado

em



Equipamento será utilizado pelos alunos do Programa Robótica Espacial

Na manhã de sexta-feira, 8 de outubro, o Centro Municipal de Educação Integral (CMEI) Caminhos Inovadores recebeu uma impressora 3D, para ser utilizada no Programa Robótica Espacial, do governo federal.
A iniciativa é da Universidade de Brasília e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.

Conforme a secretária de Educação, Vera Kuhler, no Programa Robótica Espacial é utilizada uma plataforma de simuladores para que os alunos vivenciem, de forma bem realista, a criação e montagem de robôs, inspirados no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira.

A secretária adjunta da pasta, Gelci Assmann, salienta que o projeto conta com 250 escolas em todo o país, sendo que no Rio Grande do Sul, 34 escolas receberam a impressora 3D.

O prefeito municipal, Marcos Corso, esteve em Gramado recebendo o equipamento e participando da entrega da impressora 3D aos alunos do CMEI Caminhos Inovadores, que já montaram o equipamento.
Conforme os estudantes que participam do Programa Robótica Espacial em Três de Maio, a impressora 3D possibilitará a conclusão dos projetos já em execução e o início de novos

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Profissional do Futuro: primeira missão está liberada para acesso dos estudantes

Publicado

em



Se você é aluno do Ensino Médio, não perca a chance de participar do Profissional do Futuro – evento promovido pela Unijuí e que busca aproximar os estudantes da Universidade.

A iniciativa, que foi gamificada neste ano, desafia os jovens a cumprir quatro missões, concorrendo, ao final do jogo, a uma série de prêmios. Para participar, basta acessar unijui.edu.br/pf.

A primeira missão, Descobrindo o Universo, foi lançada na última quarta-feira, dia 6, e propõe aos estudantes um jogo com perguntas e respostas sobre as profissões do futuro. Nesta semana, dia 13 de outubro, será lançada a próxima missão – Caminhos para o Futuro, que vai proporcionar um tour virtual, 360º, nas estruturas da Instituição, nos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos.

Na Missão 3, chamada de Ataque às Dúvidas, os alunos vão conhecer os cursos de graduação ofertados, por meio da interação com professores, estudantes e egressos, através do Youtube. O lançamento dessa missão acontece no dia 20 de outubro e será ao vivo para os participantes. Por fim, na Missão 4, Um Pequeno Grande Passo, os alunos se inscrevem e participam do Vestibular de Verão da Unijuí.

Os estudantes que participarem das quatro missões, realizando o processo seletivo e, no caso da aprovação, também efetivando a matrícula, concorrerão a vários prêmios: uma bolsa de estudos de 50% para todo primeiro semestre de 2022 e duas bolsas de estudos de 25% em todo primeiro semestre de 2022. Essas bolsas são válidas para todos os cursos de graduação presenciais da Unijuí, exceto Medicina. Os jogadores que completarem as quatro missões ainda concorrem a cinco bolsas integrais em curso de inglês online; um notebook e um kindle.

As escolas que fecharem o mínimo de 20 estudantes inscritos e que completarem as três primeiras missões do Profissional do Futuro serão habilitadas a participar do sorteio de uma TV smart 32” e uma caixa de som.

Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/pf. O estudante inscrito receberá, por e-mail e SMS, informações sobre o lançamento de cada missão. Escolas de toda região podem participar do evento.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

IV Conferência Nacional de Educação – 2022

Publicado

em



Etapa Intermunicipal – Campina das Missões e Cândido Godói

Aconteceu no dia 4 de outubro a Etapa Intermunicipal – Campina das Missões e Cândido Godói – da IV Conferência Nacional de Educação tendo como temática: “COMPROMISSO COM A INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”.
A abertura oficial contou com a presença de diversas autoridades e com os pronunciamentos das Coordenadoras do Fóruns Municipais de Educação Leani Ines Beck e Jaqueline dos Anjos Pinto, e dos prefeitos Valdi Luis Goldschmidt e Carlos Justen.
Para aprofundar os conhecimentos sobre o texto referência e da conjuntura atual da educação brasileira contamos com as contribuições da Professora Fátima Ellert. Na Sequência, foram realizadas as plenárias de Eixo que abordaram: O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação e a Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. Em seguida, foram apresentadas e aprovadas as demandas que serão levadas para a Conferência Estadual com o intuito de contribuir com a melhoria da Educação brasileira. Na finalização dos trabalhos aconteceu um momento cultural com a participação de dançarinas do Grupo Troyka.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×