Lei cancela o guincho em blitz e dá 15 dias para regularizar o carro – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Lei cancela o guincho em blitz e dá 15 dias para regularizar o carro

Publicado

em



Mudança no Artigo 271 do Código de Trânsito Brasileiro já está em vigor e livra o motorista de ter o carro levado pelo guincho. Infrator não escapa da multa e tem prazo para regularizar o veículo

Já está em vigor a Lei 14.229/21 que modificou alguns trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e outras legislações sobre veículos. entre as novidades, agora um motorista parado em blitz pode se livrar o guincho e ser liberado para seguir com o carro. Ele não escapa da multa, mas tem até 15 dias para regularizar o veículo.

A Lei que muda a regra do guincho foi sancionada no final de outubro, após ter sido aprovada pelos senadores. Além dessa mudança, o texto aumenta, de 10% para 12,5%, a tolerância para o excesso de peso por eixo de ônibus de passageiros e de caminhões de carga sem aplicação de penalidades.

A Lei 14.229/21 também admite tolerância superior para os veículos com peso bruto total (PBT) igual ou inferior a 50 toneladas, desde que respeitada a tolerância de 5% sobre os limites de PBT. O assunto será regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Lei limita o guincho
Sobre a remoção de veículos com irregularidades, a lei alterou o artigo 271 do Código de Trânsito. Pelo texto atualizado, agora o agente de trânsito deve permitir que o condutor parado pela fiscalização siga viagem se a irregularidade constatada não puder ser corrigida no local e o veículo oferecer condições de segurança para circular.
Para liberar o motorista e livrar o veículo de guincho, a autoridade de trânsito deverá reter o Certificado de Registro Veicular (CRV) mediante recibo e conceder até 15 dias para que a pessoa regularize a situação a fim de poder receber de volta o documento do veículo.

Se o condutor não regularizar a situação no prazo, o Detran deverá registrar uma restrição no Renavam até a regularização, sujeitando o condutor à remoção do veículo ao depósito.
O QUE PODE EVITAR GUINCHO
Problemas no veículo
Lei cancela o guincho em blitz e dá 15 dias para regularizar o carro
– Lacre, inscrição do chassi, selo, placa ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado;
– Dispositivo antirradar;
– Sem qualquer uma das placas de identificação;
– Placas apagadas ou sem visibilidade;
Como regularizar
Lei cancela o guincho em blitz e dá 15 dias para regularizar o carro
– O motorista deve procurar um posto do Detran da cidade de registro do veículo para conseguir um laudo de vistoria para provar que sanou os problemas em até 15 dias. A taxa é R$ 160.
– Se não fizer os reparos no prazo, o veículo será bloqueado administrativamente e removido ao pátio, em caso de nova blitz.
Problemas na documentação
Lei cancela o guincho em blitz e dá 15 dias para regularizar o carro
– Rodar em desacordo com a autorização especial para ter dimensões excedentes ou quando estiver vencida;
– Licenciamento vencido.
* O motorista precisa pagar a taxa e concluir o processo de licenciamento na hora para ter o veículo liberado. As etapas podem ser conferidas no site do Detran.
Lei cancela o guincho em blitz e dá 15 dias para regularizar o carro
No bolso
Mesmo com o veículo liberado, as multas pelas irregularidades serão cobradas.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Memorial ao Sr. Eugênio Oscar Eidt

Publicado

em



Na noite de ontem, 19,  o Grupo Escoteiro Arajás revelou aos seus associados, durante a reunião da comissão dos 50 anos, o memorial ao Sr. Eugênio Oscar Eidt, nosso fundador e primeiro presidente. Com materiais doados pela família, na figura de seu filho Álvaro, que integra a comissão do nosso cinquentenário, a placa conta com um pequeno histórico de vida do Sr. Eugênio, com certificados e homenagens que ele recebeu em vida.

A placa agora ficará exposta na nossa sede para que todos possam conhecer um pouco da história do nosso fundador.

O projeto “Arajás 50 anos” tem o patrocínio de:
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Reabertura do Complexo Desportivo do 19º RCMec

Publicado

em



O departamento de Comunicação Social de Santa Rosa, 19º RCMec, informou sobre  a reabertura do Complexo Desportivo do 19º Rc Mec, que ocorrerá sábado as 08:00 horas da manhã.

Dentre os presentes na solenidade estarão no local o Comandante do Regimento, Prefeito Municipal, Militares e integrantes da Prefeitura Municipal. O horário de funcionamento do Complexo Desportivo será das 06h30 às 21h.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

20 de janeiro: Dia do Farmacêutico no Vida & Saúde

Publicado

em



Mais do que responsáveis pelo controle das medicações, os farmacêuticos estão cada vez mais inseridos na rotina hospitalar. No Hospital Vida & Saúde, onze profissionais atuam no dia a dia da Instituição.

Além da Farmácia Central, que concentra as medicações da Instituição, os profissionais estão alocadas em setores como a Quimioterapia, a Unidade Dom Bosco, o Domissanitário, o Bloco Cirúrgico, a UPA e a coordenação do Laboratório de Análises Clínicas.

São eles que acompanham caso a caso cada paciente, revisão as prescrições médicas para melhor adequar as medicações necessárias e seguindo uma série de protocolos. “Hoje atuamos em diversos processos como: controle de estoque, solicitações de compras, dispensação de medicamentos com dose unitária por horário e com tele-entrega, diluição de medicamentos para os setores, farmácia clínica, diluição de quimioterápicos e radio fármacos, reconciliação medicamentosa, rounds, participação em grupos de trabalho (como o do padronização de medicamentos, da segurança do paciente e do 5s) entre outros em que o profissional farmacêutico é envolvido”, conta a coordenadora do setor, farmacêutica Tatiana Praischardt.

Além das onze farmacêuticas, com especialização nas áreas de gestão hospitalar, oncologia, farmácia clínica, medicina nuclear e acupuntura, o setor da Farmácia do HVS conta com 18 técnicos de farmácia, 02 técnicos de enfermagem, 03 jovem aprendiz e 32 auxiliares de Farmácia. O Laboratório de Análises Clínicas do HVS também conta com um profissional da Farmácia na coordenação, o farmacêutico-bioquímico Vilmar Banderó.

Ao longo dos anos, a profissão foi se tornando ainda mais presente na Instituição. A partir do Processo Medicamentoso Seguro, o Hospital Vida & Saúde hoje é referência na forma como organiza a medicação, obedecendo processos de recebimento, armazenamento, entrega nas Unidades e administração ao paciente. “Contamos hoje com uma equipe muito qualificada na Farmácia e de fundamental importância no dia a dia do Hospital, ligada diretamente aos processos de segurança e qualidade na assistência hospitalar”, destaca o diretor de Infraestrutura, Rodrigo Calixto

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×