Legislativo gaúcho entrega a embaixador chinês pedido de embaixada – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Legislativo gaúcho entrega a embaixador chinês pedido de embaixada

Publicado

em



 

O embaixador da China no Brasil, Sr. Yang Wanming e comitiva foram recepcionados no Legislativo pelo presidente da Frente Parlamentar Brasil-China no RS, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), a esposa, Mônica Letícia Rohr, parlamentares de diversas siglas, representantes de Federações, empresários, lideranças do interior gaúcho, entre outras personalidades do estado. A solenidade, realizada na tarde desta quarta-feira (27), no Vestíbulo Nobre, foi iniciada pela performance de artistas dos grupos Dança do Leão – Porto Alegre e da Escola Zhong Tao, que apresentaram a típica Dança do Leão, antes dos convidados seguirem à sala da presidência.

O encontro foi proposto por Jeferson para que a Frente Parlamentar apresentasse ao embaixador o pedido de implantação de um escritório da embaixada chinesa no Estado, sobre o qual Wanming mostrou receptividade. “Antes mesmo de ter o consulado, estamos dispostos a fortalecer o trabalho da embaixada no RS. Queremos oferecer uma grande oportunidade para o RS potencializar suas operações com a China, aprofundar o relacionamento e a cooperação”, completou.

Jeferson ressaltou a presença no evento não só do atual presidente do Legislativo, deputado Luís Augusto Lara (PTB), mas dos deputados que presidirão a Casa nos próximos 3 anos: Ernani Polo (PP), Gabriel Sousa (PMDB) e Valdecir Oliveira (PT). “O estreitamento das relações com a China é um tema que nos reúne a todos com muita coesão e foco”, reforçou.

O empresário Paulo Tigre, representante da Câmara de Comércio Brasil-China Sul, também destacou a pluralidade de partidos em torno de um único objetivo: o crescimento do RS. Ele lembrou, porém, que para que ocorra o desenvolvimento, é preciso que haja investimentos. E defendeu que uma filial do consulado chinês pode “maximizar as oportunidades, juntar o estado e criar o desenvolvimento”. “Temos um estado bem posicionado geograficamente, com fronteiras com a Argentina e o Uruguai; estamos equidistantes com São Paulo. Fizemos o pedido de uma embaixada para o RS para estarmos mais próximos, mais juntos ainda”, justificou, lamentando que de um total de R$ 100 bilhões em projetos aprovados entre Brasil e China, apenas 11% sejam com o Rio Grande do Sul.

O presidente da Assembleia Legislativa também exaltou a pluralidade de siglas partidárias presentes à solenidade. “O parlamento representa 100% da população gaúcha, pois abrange todos os partidos, ao contrário do Executivo. E estamos unidos para ampliar as cooperações. Superamos qualquer divergência ideológica e política pelo objetivo maior que é fazer mais parcerias e que estas sejam boas para a China e o RS”, assinalou.

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, que participou da missão à China realizada pela Frente Parlamentar, em maio passado, ressaltou que a instituição pretende firmar mais cooperações com a China. “Queremos colaborar para que haja intercâmbio no setor tecnológico, que possa vir a se transformar em projetos e futuros negócios”, disse Burmann.

Por fim, o embaixador acrescentou que o parlamento tem papel importante neste processo de aproximação entre o país asiático e o RS. “Foi uma visita inesquecível. Vamos trabalhar para aprofundar o nosso relacionamento com vocês (RS)”, concluiu.

COMITIVA CHINESA NA FENASOJA – Jeferson aproveitou a oportunidade para entregar ao embaixador Wanming o convite oficial para a abertura da Fenasoja, que acontece em maio de 2020, em Santa Rosa. O embaixador foi bastante receptivo ao convite e prometeu avaliar a possibilidade de participar do evento.

Participaram da solenidade os deputados Fábio Branco (PMDB); Edegar Pretto (PT); Luís Augusto Lara (PTB); Valdeci Oliveira (PT); Gabriel Souza (PMDB); José Nunes (PT); Ernani Polo (PP); o ex-deputado estadual Raul Carrion (PCdoB), representantes da Farsul, da Federasul, Fiergs; Famurs, Instituto Confúcio, entre outros.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

Arajás planejam seus 50 anos

Publicado

em



Na noite desta terça-feira, 28, na sede do Grupo Escoteiro Arajás, de Santa Rosa/RS, lideranças ouviram da comissão organizadora dos 50 anos da entidade, como será desenvolvida a programação das festividades de aniversário que será comemorado no dia 25 de novembro de 2022.

Neste final de semana – de 25 a 27 de novembro – está marcado um acampamento no Parque de Exposições de Santa Rosa, que deverá contar com a presença de escoteiros de diversas regiões, além de países vizinhos.

Ivan Squinzani e Gabriel Assenheimer, coordenadores da atividade, apresentaram os produtos que marcarão os 50 anos do Arajás (e que já estão disponíveis para aquisição), além dos projetos que foram, que estão e que serão desenvolvidos para marcar toda a história do Grupo.

Foram definidas as equipes de trabalho que auxiliarão na organização do acampamento e de todas as atividades escoteiras que lá acontecerão.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Sicredi União RS/ES participa do Dia C com cooperativas

Publicado

em



No próximo dia 02 de julho, a Sicredi União RS/ES, uma das cooperativas do Sistema Sicredi, se junta às cooperativas da região Noroeste e Missões para a mobilização do Dia C (Dia de Cooperar). Novamente, as cooperativas da região, de diversos segmentos, se uniram para a realização das ações de cooperativismo. As cooperativas participantes são Ceriluz, Coopasc, Coopatrigo, Cooperagrícola, CooperConcórdia, Cooperg, Coopermil, Coopervino, Cooperoque, Coopertereza, Copovec, Cotripal, C.Vale, Cotrirosa, Cresol, Sicredi e Sicoob.

O Dia C é uma iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que ocorre sempre no Dia Internacional do Cooperativismo – primeiro sábado de julho, e que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.

Este ano o mote da data é “atitudes simples, movem o mundo”. As organizações participantes realizarão ações de responsabilidade social nas comunidades, alinhadas aos princípios do cooperativismo, por meio de iniciativas de voluntariado. “O Dia C é mais uma das datas importantes para o Sicredi, pois mobiliza muitas pessoas, promovendo diversas ações que contribuem para o desenvolvimento local. Sempre fomentamos o voluntariado em nossos colaboradores, associados e na comunidade através da cooperação diária, e neste Dia C intensificamos diversas ações com a comunidade”, explicou Sidnei Strejevitch, presidente da Sicredi União RS/ES.

Entre as várias iniciativas, a serem realizadas diretamente pelos colaboradores das cooperativas em cada município, estão a revitalização de espaços públicos, limpeza de ruas e margem de rios, atividades recreativas com entidades que atendem crianças, adolescentes e idosos, doação de mudas de árvores e alimentos.

Quem quiser se juntar aos colaboradores das cooperativas, converse com as cooperativas do seu município para verificar as ações, locais e horários.

Pacto com o desenvolvimento sustentável

O apoio ao Dia C é uma das ações do Sicredi que materializam o seu compromisso com o Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade por meio da adesão a dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção. Ao aderir à iniciativa, em 2020, o Sicredi se comprometeu a contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tendo-os como norteadores para o seu desenvolvimento sustentável.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vida & Saúde recebe emenda do Deputado Bibo Nunes

Publicado

em



Uma emenda parlamentar de R$ 300 mil foi destinada ao Hospital Vida & Saúde pelo Deputado Federal Bibo Nunes, recentemente. A oficialização da entrega do recurso aconteceu nesta semana, em visita do representante do Deputado, senhor Geremias Barbosa. Recebido pelos conselheiros Pedro Steffen e Nei Rotta; pelo diretor de Administração Raul Heimerdinger; pela assessora de projetos, Luciene Schröder e pela coordenadora do Voluntariado, Zulamar Pudell.

Já disponível nas contas da Instituição, o recurso é destinado ao custeio na Média e Alta Complexidade. Na oportunidade, a Administração do Hospital agradeceu o apoio do parlamentar, destacando que o recurso será revertido em atendimento de qualidade para a comunidade de Santa Rosa e região.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×