Lançado guia de prevenção do comportamento suicida em crianças e adolescentes – Portal Plural
Connect with us

Geral

Lançado guia de prevenção do comportamento suicida em crianças e adolescentes

Publicado

em



 

Guia intersetorial de prevenção do comportamento suicida em crianças e adolescentes foi lançado nesta terça-feira (27/8). A publicação é da Secretaria da Saúde em parceria com outras secretarias do Estado e entidades que fazem parte do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O ato ocorreu durante o seminário Autolesão e comportamento suicida na infância e adolescência: prevenção e posvenção, que é uma das atividades que marcam a programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

O guia visa orientar profissionais de saúde, educação, assistência social, segurança pública e do Conselho Tutelar sobre o tema. O suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial que pode afetar indivíduos de diferentes origens, faixas etárias, condições socioeconômicas, orientações sexuais e identidades de gênero. Contudo, pode ser prevenido, e saber reconhecer os sinais de alerta é o primeiro passo. No caso de crianças e adolescentes, a sua situação peculiar de desenvolvimento exige ações que possam apoiá-los nesta fase e que contribuam para a prevenção da violência interpessoal e da violência autoprovocada.

Bendl também falou de importantes ações de prevenção que podem ser usadas no cuidado a essas pessoas, como a redução do acesso a métodos de suicídio, treinamento e atualizações das equipes de saúde, melhora da rede de atendimento e controle de bebidas alcoólicas. Por outro lado, o médico ressaltou que há ações de prevenção com efeito contrário, sendo na verdade prejudiciais.

O seminário, realizado no Teatro do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, teve entre os palestrantes o médico da família e comunidade André Luís Bendl. Na oportunidade, ele falou sobre a posvenção, termo criado para designar ações, atividades, intervenções, suporte e assistência para aqueles impactados por um suicídio. Além de apresentar referências teóricas do tema, Bendl descreveu alguns sinais de alerta do comportamento suicida.

O material está disponível em formato digital no site da Secretaria da Saúde, pelo endereço www.saude.rs.gov.br/saude-mental.

Sinais de alerta e fatores de risco

• Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança
• Expressão de ideias ou intenções suicidas
• Diminuição ou ausência de autocuidado
• Mudanças na alimentação e/ou hábitos de sono
• Uso abusivo de drogas/álcool
• Alterações nos níveis de atividade ou de humor
• Crescente isolamento de amigos e família
• Diminuição do rendimento escolar
• Autoagressão
• Mudanças no vestuário para cobrir partes do corpo (por exemplo, vestindo blusas de manga comprida)
• Relutância em participar de atividades físicas que antes eram apreciadas, particularmente aquelas que envolvem o uso de shorts ou roupas de banho, por exemplo

Outros fatores de risco

• Histórico de tentativas de suicídio ou autoagressão
• Histórico de transtorno mental
• Bullying (e/ou cyberbullying)
• Violência intra ou extrafamiliar;
• História de abuso sexual
• Suicídio na família
• Baixa autoestima
• Uso de álcool e outras drogas
• Populações vulneráveis a pressões sociais e discriminação (LGBTI+, indígenas, negros/as, situação de rua, entre outros)

O que evitar

• Evitar romantizar ou glorificar o suicídio
• Não dar detalhes excessivos sobre como o evento ocorreu
• Não descrever o ato como corajoso ou racional
• Não criar espaços de homenagens ou dedicatórias à pessoa que morreu
• Reconhecer a perda e as dificuldades, mas evitar mudar a rotina o máximo possível
• Evitar grandes reuniões em massa focando no caso

Setembro Amarelo

Uma série de atividades que vão até início de outubro marca a programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Além desse seminário sobre a infância e adolescência, um outro encontro ocorrido neste mês abordou o risco da exposição humana aos agrotóxicos e sua relação com o suicídio.

No dia 10 de setembro, ocorre a quinta edição do Seminário Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O evento acontece no Anfiteatro Jorge Escobar Pereira Lima, no prédio 1 da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). No dia 1º de outubro, no auditório do Ministério Público do RS, será realizado o Seminário Internacional de Prevenção do Suicídio na Segurança Pública.

Programação

10 de setembro
5º Seminário intersetorial de promoção da vida e prevenção do suicídio
Local: Anfiteatro Jorge Escobar Pereira Lima, no prédio 1 da UFCSPA (Rua Sarmento Leite, 245 – Porto Alegre)
Abertura: 9h (veja aqui a programação do seminário)

1º de outubro
Seminário internacional de prevenção do suicídio na segurança pública
Local: Auditório do Ministério Público do RS (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – Porto Alegre)
Abertura: 9h (programação em fase de finalização)

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Agricultura o pilar do nosso desenvolvimento

Publicado

em



Agricultura o pilar do nosso desenvolvimento 🍃🚜

No programa esquerda x direita, especial Dia do Agricultor, acompanhe um bate papo sobre agricultura em nosso município, com apresentação de Carol Haag.

📲 Aconteceu? Está no Portal Plural!

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Já imaginou poder viajar sem sair do lugar? 📚🛩

Publicado

em



Já imaginou poder viajar sem sair do lugar? 📚🛩

No dia 25 de julho se comemora o dia do escritor, Clairto Martin, escritor, Formato em letras está no estúdio do Portal Plural, confira a entrevista com apresentação de Carol Haag.

📲 Aconteceu? Está no Portal Plural!

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Inicia capacitação de PMDR com Famurs

Publicado

em



Com a presença de cem participantes, entre integrantes das equipes técnicas da Emater/RS-Ascar e dos municípios, e os instrutores do curso, iniciou nesta terça-feira (27/07) a capacitação para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), realizado em parceria com a Escola da Famurs. O curso tem uma carga horária de 18 horas e envolve 45 municípios e equipes da Emater/RS-Ascar no RS.

O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, participou da abertura, ao lado do coordenador-geral da Diretoria da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, representando o presidente Eduardo Bonotto, prefeito de São Borja, e da gerente adjunta de Planejamento da Emater/RS-Ascar, Magna Tonial, além das instrutoras e extensionistas Córdula Eckert e de Thaís Michels.

“O curso visa preparar técnicos dos municípios e da Emater para a melhoria do processo de planejamento para o desenvolvimento de políticas públicas nos municípios, garantindo sua sustentabilidade econômica, social e ambiental”, avaliou Sandri, ao citar a Missão da Emater/RS-Ascar de “Promover o Desenvolvimento Rural Sustentável através da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul”.

Ao agradecer à Emater/RS-Ascar pela parceria e pela “forte presença na sustentabilidade da agricultura familiar gaúcha”, Oliveira defendeu a capacitação como “processo de planejamento de médio e longo prazo, de melhoria de renda, qualidade de vida e sucessão familiar no meio rural”, e concluiu dizendo que, “com o aprendizado repassado pela Emater e a troca de experiências proporcionada pelo curso, vamos, juntos, oferecer as melhores ferramentas e informações para promover o desenvolvimento sustentável do Estado”.

PRIORIDADES

Durante o curso será discutida a importância de se definir problemas, demandas e prioridades para a elaboração dos Planos. “A partir disso, serão traçadas diretrizes para o atendimento a essas demandas, com base nos recursos disponíveis, incluindo políticas públicas já existentes e novas”, explicou Córdula, que ministrou a primeira aula da capacitação.

Segundo a extensionista, no planejamento é elaborado o cenário atual com base em indicadores e avaliadas as tendências futuras a partir das vocações dos municípios. “É um desafio pensar o rural que temos e o que queremos, a importância do rural no município. Construir um cenário futuro gera expectativas que vão além do período de uma legislatura ou de um governo, pois a proposta do PMDR é de estado e não de governo”, defendeu Córdula.

Ainda no início do curso, Magda apresentou O Papel da Emater/RS-Ascar e da Famurs no PMDR, destacando como objetivo do Termo de Cooperação a capacitação de equipes técnicas das prefeituras e da Emater/RS-Ascar no entendimento e utilização do Plano, como importante ferramenta para o planejamento de políticas públicas municipais.

De acordo com a parceria, cabe à Famurs apoiar, fomentar e difundir o Plano Municipal, garantindo as incrições e dando visibilidade ao planejamento. À Emater/RS-Ascar compete atualizar esses planos e capacitar o quadro técnico interno e os servidores das prefeituras. “Acreditamos que o planejamento é o caminho para o sucesso”, afirmou a gerente.

O curso será realizado de forma híbrida, com três módulos virtuais (27/07, 03/08 e 05/08) e um presencial, de encerramento, em data a ser definida com os participantes. O exercício prático será a elaboração de um Projeto/PMDR, contendo apresentação, objetivo geral, objetivo específico, metas, atividades, resultados e impactos, será apresentado nesta última aula.

São ministrantes os extensionistas Córdula Eckert (engenheira agrônoma, mestre em Desenvolvimento Agrícola), Flávio Calcanhotto (engenheiro agrônomo, mestre em Produção Animal e em Economia Rural) e Thaís Michels (médica veterinária, mestre em Saúde Animal e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Ufrgs) e Claudinei Moisés Baldissera (técnico em Agropecuária com pós graduação em Direito do Trabalho e da Previdência Social).

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Powered by WhatsApp Chat

×