Lançado guia de prevenção do comportamento suicida em crianças e adolescentes – Portal Plural
Connect with us

Geral

Lançado guia de prevenção do comportamento suicida em crianças e adolescentes

Publicado

em



 

Guia intersetorial de prevenção do comportamento suicida em crianças e adolescentes foi lançado nesta terça-feira (27/8). A publicação é da Secretaria da Saúde em parceria com outras secretarias do Estado e entidades que fazem parte do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O ato ocorreu durante o seminário Autolesão e comportamento suicida na infância e adolescência: prevenção e posvenção, que é uma das atividades que marcam a programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

O guia visa orientar profissionais de saúde, educação, assistência social, segurança pública e do Conselho Tutelar sobre o tema. O suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial que pode afetar indivíduos de diferentes origens, faixas etárias, condições socioeconômicas, orientações sexuais e identidades de gênero. Contudo, pode ser prevenido, e saber reconhecer os sinais de alerta é o primeiro passo. No caso de crianças e adolescentes, a sua situação peculiar de desenvolvimento exige ações que possam apoiá-los nesta fase e que contribuam para a prevenção da violência interpessoal e da violência autoprovocada.

Bendl também falou de importantes ações de prevenção que podem ser usadas no cuidado a essas pessoas, como a redução do acesso a métodos de suicídio, treinamento e atualizações das equipes de saúde, melhora da rede de atendimento e controle de bebidas alcoólicas. Por outro lado, o médico ressaltou que há ações de prevenção com efeito contrário, sendo na verdade prejudiciais.

O seminário, realizado no Teatro do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, teve entre os palestrantes o médico da família e comunidade André Luís Bendl. Na oportunidade, ele falou sobre a posvenção, termo criado para designar ações, atividades, intervenções, suporte e assistência para aqueles impactados por um suicídio. Além de apresentar referências teóricas do tema, Bendl descreveu alguns sinais de alerta do comportamento suicida.

O material está disponível em formato digital no site da Secretaria da Saúde, pelo endereço www.saude.rs.gov.br/saude-mental.

Sinais de alerta e fatores de risco

• Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança
• Expressão de ideias ou intenções suicidas
• Diminuição ou ausência de autocuidado
• Mudanças na alimentação e/ou hábitos de sono
• Uso abusivo de drogas/álcool
• Alterações nos níveis de atividade ou de humor
• Crescente isolamento de amigos e família
• Diminuição do rendimento escolar
• Autoagressão
• Mudanças no vestuário para cobrir partes do corpo (por exemplo, vestindo blusas de manga comprida)
• Relutância em participar de atividades físicas que antes eram apreciadas, particularmente aquelas que envolvem o uso de shorts ou roupas de banho, por exemplo

Outros fatores de risco

• Histórico de tentativas de suicídio ou autoagressão
• Histórico de transtorno mental
• Bullying (e/ou cyberbullying)
• Violência intra ou extrafamiliar;
• História de abuso sexual
• Suicídio na família
• Baixa autoestima
• Uso de álcool e outras drogas
• Populações vulneráveis a pressões sociais e discriminação (LGBTI+, indígenas, negros/as, situação de rua, entre outros)

O que evitar

• Evitar romantizar ou glorificar o suicídio
• Não dar detalhes excessivos sobre como o evento ocorreu
• Não descrever o ato como corajoso ou racional
• Não criar espaços de homenagens ou dedicatórias à pessoa que morreu
• Reconhecer a perda e as dificuldades, mas evitar mudar a rotina o máximo possível
• Evitar grandes reuniões em massa focando no caso

Setembro Amarelo

Uma série de atividades que vão até início de outubro marca a programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Além desse seminário sobre a infância e adolescência, um outro encontro ocorrido neste mês abordou o risco da exposição humana aos agrotóxicos e sua relação com o suicídio.

No dia 10 de setembro, ocorre a quinta edição do Seminário Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O evento acontece no Anfiteatro Jorge Escobar Pereira Lima, no prédio 1 da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). No dia 1º de outubro, no auditório do Ministério Público do RS, será realizado o Seminário Internacional de Prevenção do Suicídio na Segurança Pública.

Programação

10 de setembro
5º Seminário intersetorial de promoção da vida e prevenção do suicídio
Local: Anfiteatro Jorge Escobar Pereira Lima, no prédio 1 da UFCSPA (Rua Sarmento Leite, 245 – Porto Alegre)
Abertura: 9h (veja aqui a programação do seminário)

1º de outubro
Seminário internacional de prevenção do suicídio na segurança pública
Local: Auditório do Ministério Público do RS (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – Porto Alegre)
Abertura: 9h (programação em fase de finalização)

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Espetáculo da Orquestra Jovem de Santa Rosa é realizado na prefeitura

Publicado

em



A Orquestra Jovem de Santa Rosa realizou na manhã dessa segunda-feira (08), o evento “Música no Hall”, em comemoração ao aniversário de Santa Rosa. A atividade foi idealizada pela Secretaria de Educação e Cultura e ocorreu no Palácio Municipal 14 de Julho. O espetáculo teve a participação de secretários e servidores municipais, da Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Cleo Brinhol e do Vice-Prefeito Aldemir Ulrich.
Durante o evento, a orquestra apresentou diversas músicas. O final da manhã foi embalado ao som de Violino, Viola de Orquestra, Violoncelo e Piano. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermman, parabenizou os músicos pelo belíssimo espetáculo, “Ficamos felizes em apoiar projetos como este, pois com certeza, fazem a diferença na vida dos jovens, na sociedade e na parte cultural do nosso município”.
A Orquestra Jovem de Santa Rosa é um projeto realizado através do convênio entre a Associação Mantenedora Coral e Orquestra Jovem de Santa Rosa e a Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria de Educação e Cultura. O projeto congrega crianças, jovens e adultos possibilitando o crescimento musical desde o nível básico até o mais avançado. Os participantes aprendem sobre música, por meio da prática de instrumentos, canto coral, concertos e apresentações, com o objetivo de desenvolver noções básicas de linguagem musical e também o refinamento do gosto musical, a sensibilidade, o intelecto e o emocional.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

WhatsApp implanta saída à francesa, modo invisível e bloqueio de print

Publicado

em



Mudanças visam, segundo a Meta, aumentar a segurança e a privacidade dos usuários
A Meta, holding que abriga Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta terça-feira, 9, mudanças no comunicador instantâneo. A ideia dos novos recursos, segundo a empresa de Mark Zuckerberg, é dar ao usuário mais controle sobre suas mensagens. Além da criptografia de ponta a ponta, mensagens que se autodestroem, backups dos bate-papos, verificação em duas etapas e a capacidade de bloquear e denunciar chats indesejados, agora também será possível sair “à francesa” de grupos, escolher quem pode ver quando estamos online e bloquear captura de tela. As mudanças serão implantadas em diferentes prazos.
Sair dos grupos silenciosamente
Agora, é possível sair de um grupo silenciosamente, sem fazer grandes alardes. Em vez de notificar todo o grupo, apenas os administradores serão notificados. Esse recurso começará a ser lançado para todos os usuários este mês.
Escolha quem pode ver quando você está online
Outro recurso que vinha sendo muito solicitado é a capacidade de selecionar quem pode e quem não pode ver quando um usuário está online. Isso começará a ser implementado este mês.
Bloqueio de captura de tela
Também está sendo habilitado o bloqueio de captura de tela para mensagens de visualização única – o print não será mais eterno. Este recurso ainda está em fase de testes e a empres avisa que será lançado em breve.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Abertas inscrições para cursos os gratuitos a distância no IFFar Santa Rosa

Publicado

em



O IFFar publicou, no dia 03/08, edital com objetivo de selecionar interessados para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância e sem mediação. São ofertadas 3.200 vagas. As inscrições são gratuitas e vão até 22 de agosto.
Os cursos FIC sem mediação são cursos online realizados sem o acompanhamento de um tutor ou professor. Assim, o estudante tem autonomia para gerenciar o tempo de estudo, acessando os materiais e conteúdos disponíveis de acordo com seu ritmo de aprendizagem e disponibilidade de tempo.
A seleção será por ordem de inscrição, por campus ofertante e por curso. Os candidatos classificados terão a matrícula efetivada automaticamente. Todas as informações sobre o processo estão no edital nº 253/2022.
O IFFar Campus Santa Rosa oferta os seguintes cursos:
Assistente Administrativo (160h) – 80 vagas
Microempreendedor Individual (160h) – 80 vagas
Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais (200h) – 80 vagas
Programador de Dispositivos Móveis (200h) – 80 vagas
AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER REALIZADAS NO LINK
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×