Geral
La Niña tem 65% de chance de ocorrer de julho a setembro, dizem EUA
O Centro de Previsão Climática (CPC) do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA divulgou que há uma probabilidade de 65% de ocorrer o fenômeno La Niña durante o período de julho a setembro deste ano. Essa mudança da fase neutra atual entre os padrões climáticos La Niña e El Niño é esperada persistir ao longo do inverno do hemisfério norte de 2024/25, com chances elevadas de 85% entre novembro e janeiro, conforme indicado na previsão mensal.
O ciclo entre El Niño, La Niña e fases neutras normalmente dura de dois a sete anos, e pode desencadear uma série de fenômenos climáticos extremos, como incêndios florestais, ciclones tropicais, enchentes e secas prolongadas, afetando significativamente os agricultores em diversas partes do mundo.
De acordo com Bill Weatherburn, economista sênior de clima e commodities da Capital Economics, culturas geograficamente concentradas enfrentam maior risco de aumento nos preços durante condições climáticas adversas. No entanto, ele menciona que os preços globais do trigo e do milho podem ser menos afetados por esses fenômenos.
O La Niña é caracterizado por temperaturas mais frias na região do Pacífico equatorial, enquanto o El Niño envolve um aquecimento natural das temperaturas da superfície do Oceano Pacífico central e oriental.
Chris Hyde, meteorologista da Maxar, observa que o La Niña está associado a condições quentes e secas no Meio-Oeste dos EUA, na Ásia Oriental (China) e em partes da América do Sul (Argentina e Brasil) durante a estação de desenvolvimento das culturas.
No entanto, Isaac Hankes, analista meteorológico sênior do London Stock Exchange Group, destaca que para países como África do Sul (milho), sul e sudeste da Ásia (cana-de-açúcar e trigo da Índia) e Austrália, o La Niña é favorável devido ao aumento do volume de chuvas, beneficiando o desempenho das culturas, apesar dos riscos de inundação.
Os especialistas em clima ressaltam que essas correlações são influenciadas pela intensidade e pelo momento em que ocorre o La Niña. Agências como a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e a agência meteorológica do Japão também observaram o fim do El Niño e preveem a formação do La Niña para este ano.
Para a Índia, a transição do El Niño para o La Niña pode resultar em uma monção mais úmida, embora o fenômeno IOD (Indian Ocean Dipole) também possa afetar a intensidade das chuvas, conforme explicou Jason Nicholls, meteorologista internacional líder da AccuWeather.
Fonte: Forbes Brasil
Geral
FEBAP vai ao Paraguai para debater melhorias no trânsito fronteiriço
As Febap’s do Brasil, Argentina e Paraguai realizaram uma importante Reunião Plenária Internacional nesta terça-feira (26), em Obligado, Itapúa, no Paraguai.
O foco foi “Panorama do trânsito fronteiriço na área de atuação da FEBAP”. “Elaboramos um documento que será levado aos parlamentares dos três países”, disse o presidente da Febap Internacional, Gerson Lauermann.
O documento pede que sejam realizadas melhorias como a abertura do Porto em Vera Cruz aos domingos, assim como a disponibilidade de horários estendidos nas travessias, começando mais cedo e encerrando mais tarde sem fechar ao meio dia.
Também está sendo solicitado que se use mais a tecnologia para agilizar o trânsito fronteiriço na Argentina com o Paraguai, Posadas/Encarnación.
“Estamos sugerindo também que se agilize os processos burocráticos na liberação de cargas”, disse Lauermann entusiasmado com o resultado da reunião. Já está agendada a próxima reunião para acontecer durante a Indumóveis, levando o maior número de participantes possível, tanto de autoridades como da sociedade civil, que é a maior interessada para que o Mercosul seja uma realidade além do papel.
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Secretaria de Desenvolvimento Social e CRRM lançam Cartilha “Quebrando o Silêncio”
Na manhã desta quinta-feira (28), o Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher (CRRM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou o lançamento da Cartilha/Gibi “Quebrando o Silêncio: Maria da Penha vai à escola”. A ação aconteceu no Clube Concórdia e faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo. Uma campanha pelo fim da violência contra a mulher que iniciou no dia 25 de novembro em Santa Rosa. As atividades propostas buscam conscientizar a população sobre a violência de gênero e mobilizar a sociedade para combater essa forma de agressão.
Neste ano, a equipe do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher, Dirce Margarete Grösz, realizou ações nas escolas e instituições do município sobre a conscientização da violência doméstica. Com o apoio da Gestão Municipal e a parceria da FEMA, foi elaborada uma Cartilha/Gibi para, de forma lúdica, levar conhecimento sobre esse tema tão relevante para as escolas, onde estão sendo formados os futuros adultos.
A Cartilha/Gibi Quebrando o Silêncio vai proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre as relações cotidianas e como algumas condutas podem ser prejudiciais. A Gerente do CRRM, Mariza Oleynek, destacou com muito orgulho que Santa Rosa é pioneira no lançamento desta cartilha e que a cidade se tornou referência regional pelo trabalho realizado junto à Rede de Proteção à Mulher no enfrentamento à violência doméstica, “A cartilha, através de histórias em quadrinhos, busca conscientizar de forma mais clara crianças, adolescentes e educadores, para que possam multiplicar o conhecimento sobre a problemática, a fim de romper com o ciclo da violência doméstica”.
O evento contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Taisa Boelter, da Secretária de Educação e Cultura, Josiane Heck, da Juíza da 2ª Vara Criminal, Bianca Predger Sawick, do Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Santa Rosa, Rodrigo Piton, do Defensor Público, Tarcísio Scherer Perlin, da Diretora da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde, Fabiana Breitenbach, da Major Vanessa Peripoli, do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira da Brigada Militar, do Diretor Administrativo da FEMA, Césio Carlos Albea e demais membros da Rede de Proteção à Mulher, além de alunos da Rede Municipal de Ensino.
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