Justiça nega pedido do Cpers e autoriza corte do ponto de professores em greve – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Justiça nega pedido do Cpers e autoriza corte do ponto de professores em greve

Pável Bauken

Publicado

em



 

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul negou, nesta quarta-feira, um pedido de liminar protocolado pelo Cpers a fim de impedir o corte do ponto dos professores em greve. A paralisação na rede estadual de ensino começou em 18 de novembro. O sindicato que representa os educadores alegou que o Executivo não pode descontar os dias parados dos servidores, já que não vem pagando os salários em dia. O desembargador Glênio José Wasserstein Hekman, do TJRS, negou o recurso do Cpers.

“Primeiro, inexiste o ato concreto de corte de ponto; segundo, porque não restou caracterizado, de pronto, a conduta ilícita do Poder Público, considerando a jurisprudência dos tribunais”, despachou o magistrado. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) já havia argumentado que as alegações do sindicato não podiam servir de justificativa, uma vez que a crise fiscal vivida pelo Estado alterou o cenário de pagamento do funcionalismo, que já amarga 48 meses de parcelamento.

No dia 22 de novembro, o governador Eduardo Leite (PSDB) assinou ofício confirmando o corte de ponto dos professores que entraram em greve. O tucano colocou-se a disposição para negociar a primeira semana de paralisação, porém depois de cinco dias de greve definiu pelo desconto em folha. “O governo está aberto ao dialogo, mas não dá para aceitar que essa greve ocorra sem justificativa, por conta da prestação de um serviço que é essencial, em fim de ano letivo, para a população”, afirmou.

Os educadores cruzaram os braços em protesto contra o pacote enviado pelo Executivo à Assembleia, alterando as regras do funcionalismo e o plano de carreira dos servidores. Após o corte, o Cpers ingressou na Justiça e criticou a decisão de Leite. O sindicato classificou de “ameaça vazia” e medida “inócua”, por falta de “respaldo legal”, o anúncio do corte de ponto. Para a entidade, é uma “cruel ironia” cortar um salário que a categoria não sabe quando vai ser pago.

CP

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira

Reporter Global

Publicado

em



 

 

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 poderão conferir nesta quarta-feira (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas. O Enem impresso foi aplicado nos dias 17 e 24 deste mês.

 

 

Os estudantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame. 

Os gabaritos serão divulgados no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada TRI (teoria de resposta ao item), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.

Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

A previsão para a divulgação dos resultados finais é 29 de março. Nessa data, os participantes saberão também quanto tiraram na redação. No entanto, somente depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação, apenas para fins pedagógicos.

Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram as provas neste ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As notas poderão ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

 

 

FONTE: O Sul

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

UPA registra mais de 45 mil atendimentos em 2020

Pável Bauken

Publicado

em



A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) encerrou o ano de 2020 com 47.723 pacientes atendidos. O número representa uma redução considerável em relação ano anterior, já que em 2019, foram mais de 60 mil pacientes atendidos. O que chama a atenção é a redução de atendimentos pediátricos, que chegaram a 5.749 ao longo de todo o ano, totalizando uma média de 479 atendimentos por mês. Em 2019, a média mensal era de 1.090 atendimentos pediátricos.

Para o gerente de Urgência e Emergência, Silvano Cervo, a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia foi um dos fatores que explica essa redução, já que diminuíram as ocorrências de casos respiratórios entre as crianças durante o inverno. “A diminuição de atendimentos de casos respiratórios foi visível, uma vez que os pacientes com este tipo de comprometimento se dirigiram até a Unidade Dom Bosco”, explica Silvano Cervo.

Outro dado relevante, é que do total dos mais de 40 mil atendimentos, 2.649 pacientes necessitaram de internação. “Através da UPA, o Hospital Vida & Saúde, mantém a qualidade também no atendimento de Urgência e Emergência. Desde que iniciou os atendimentos, em 2014, são mais de 370 mil pacientes atendidos. De lá pra cá, muito foi feito e continuamos trabalhando para melhorar ainda mais a assistência a estes pacientes”, destaca a diretora-geral, Vanderli de Barros, ressaltando os 371.967 atendimentos realizados ao longo dos últimos seis anos.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

19º RC Mec fiscaliza uso de explosivos

Pável Bauken

Publicado

em



O SFPC/Gu do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado ‘’Regimento San Martín’’, fiscalizou a utilização de explosivos na pedreira São Cristóvão, em Tenente Portela-RS. A atividade segue o Plano de Fiscalização de Produtos Controlados 2021 – 3ª RM.

O objetivo dessa fiscalização é verificar a documentação, as condições de segurança, o armazenamento, transporte, bem como a utilização de explosivos por mineradoras e pedreiras, visando evitar ou reduzir a possibilidade de que esses materiais utilizados por empresas registradas e de origem lícita sejam desviados e empregados de forma criminosa.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×