Clima/Tempo
Junho de 2019 foi o mais quente da história
Junho de 2019 foi o mês de junho mais quente já registrado no mundo, principalmente em razão de uma onda de calor excepcional na Europa. Segundo dados do serviço europeu Copernicus sobre mudança climática (C3S), os termômetros registraram 0,1°C a mais no mês passado em comparação com o recorde anterior para um mês de junho, que havia sido observado em 2016.
O calor foi sentido especialmente na Europa, que teve uma temperatura cerca de 2°C acima do habitual para o mês. Na semana passada, foram registrados vários recordes de temperatura em diferentes países europeus, atingidos por uma onda de calor com ar quente procedente do deserto do Saara.
As temperaturas ultrapassaram as habituais para esta época do ano em 10°C na Alemanha, no norte da Espanha e da Itália. Na França, houve o registro de um recorde absoluto de 45,9°C na última sexta-feira.
Com base em dados de satélite e registros históricos, o Copernicus estimou que a temperatura do mês de junho na Europa foi 3°C superior à média observada entre 1850 e 1900.
“Nossos dados mostram que as temperaturas no sudoeste da Europa na semana passada foram anormalmente elevadas”, disse o chefe do serviço, Jean-Noël Thépaut. “Embora seja excepcional, é provável que experimentemos no futuro este tipo de acontecimentos devido à mudança climática”, acrescentou.
O aquecimento global provavelmente amplificou em mais de cinco vezes o devastador período de calor na França, disse Friederike Otto, diretora interina do Instituto de Mudança Ambiental da Universidade de Oxford. “Os modelos são muito bons em representar mudanças sazonais em larga escala nas temperaturas”, explicou ela. “Em escalas localizadas, os modelos climáticos tendem a subestimar o aumento da temperatura”.
As descobertas, apresentadas em um relatório, concentraram-se na França metropolitana e na cidade de Toulouse, onde os estatísticos climáticos coincidentemente se encontraram durante a onda de calor.
Baseando-se em registros de temperatura, ondas de calor extremas como o da semana passada são agora 100 vezes mais prováveis do que em 1900, disse Geert Jan van Oldenborgh, um pesquisador sênior do Instituto de Meteorologia da Holanda e co-autor do novo relatório.
“Mas não podemos dizer que isso é apenas por causa da mudança climática”, disse ele. A poluição do ar, o efeito de “ilha de calor urbana”, a umidade do solo, a cobertura de nuvens e uma série de outros fatores também podem afetar a intensidade das ondas de calor.
Fonte Clima Tempo
Clima/Tempo
Inmet alerta para risco de temporais em parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira

Uma área de baixa pressão atmosférica e a aproximação de uma frente fria deixam o tempo instável em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (18). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de temporais, com queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h, nas áreas destacadas em laranja (mapa abaixo). Nessas localidades, pode haver transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.
De acordo com a Climatempo, os maiores acumulados estão previstos para alguns municípios do Sul, como Turuçu, Santana da Boa Vista e Santa Vitória do Palmar: 32mm (cerca de 23% do volume de chuva esperado para janeiro nas cidades). A Capital registra um acumulado em torno de 20mm (19% do volume de chuva esperado para o mês no município).
Com o avanço das precipitações, a temperatura cai. Ainda assim, faz calor na maior parte do Estado. Ao amanhecer, São José dos Ausentes, na Serra, marca 14°C, a mínima do RS. Já a máxima deve aparecer em Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo: 39°C. A variação térmica em Porto Alegre fica entre 23°C e 33°C.
A previsão para quarta-feira (19) não muda muito. Pancadas isoladas de chuva são esperadas ao longo do dia em todo o território gaúcho. A temperatura segue parecida. A mínima, de 14°C, será registrada, novamente, em São José dos Ausentes, na Serra. Durante a tarde, os termômetros de Uruguaiana, Itaqui e Alegrete, as três na Fronteira Oeste, chegam a 37°C, a máxima do RS. A Capital vai de 23°C a 34°C.
Na Região Noroeste a terça-feira (18) terá tempo instável, com pancadas moderadas de chuva ao longo do dia. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 23°C a 31°C.
Clima/Tempo
Temperatura pode chegar a 39°C nesta segunda-feira no RS; baixa umidade do ar requer atenção

A semana que antecede o Ano-Novo começa ensolarada no Rio Grande do Sul. Segundo a Somar Meteorologia, a previsão é de céu com poucas nuvens nesta segunda-feira (27), sem condições para chuva no Estado. As temperaturas seguem elevadas.
Nas áreas do oeste do Estado, a máxima pode chegar aos 39°C. É o caso de Santa Rosa, Uruguaiana e São Borja. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 33°C.
A Somar ressalta que a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30% em praticamente todo Estado, inclusive na Capital. O índice é considerado de atenção por oferecer riscos à saúde. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade fique entre 50% e 80%.
É possível que as pessoas apresentem falta de ar, irritação nos olhos e ressecamento do nariz, da garganta e da pele. Nessas situações, é recomendado tomar alguns cuidados, como ingerir bastante líquido e evitar exposição ao sol e atividades físicas ao ar livre, principalmente nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h.
Na terça-feira (28), estão previstas algumas rajadas de vento no Estado, mas são ventos quentes. O sol ainda brilha forte o dia todo e não chove. As áreas do oeste seguem com predomínio de céu azul.
Fonte: GZH
[mailpoet_form id="1"]Clima/Tempo
Temporal causou estragos em Linha Alpargatas, Boa Vista do Buricá

Neste domingo (19/12), um forte temporal atingiu a localidade de Linha Alpargatas no interior de Boa Vista do Buricá.
Houve danos em residências e galpões de várias propriedades. A comunidade aguarda também o restabelecimento do serviço de energia elétrica.
A Prefeitura Municipal de Boa Vista do Buricá está prestando auxílio aos moradores da localidade e fazendo o levantamento dos estragos.
Fonte: SECOM | Prefeitura de Boa Vista do Buricá
[mailpoet_form id="1"]-
Clima/Tempo2 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque2 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized2 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Uncategorized2 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM