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Ensino

Jovem RS Conectado no Futuro promove empreendedorismo, inovação e criatividade nas escolas

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Inovação, empreendedorismo, criatividade e educação. A combinação destas quatro áreas, que não é mais inusitada, é uma adaptação a uma realidade em constante mudança. É com isso em mente que o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lançou, nesta quarta-feira (4/9), o Jovem RS Conectado no Futuro, um programa estratégico que define as ações de gestão pedagógica e de planejamento da pasta. A iniciativa promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas, em parceria com parques tecnológicos e universidades. A proposta é valorizar, apoiar e dar visibilidade e estímulo ao crescimento e ao protagonismo juvenil.

Para o governador Eduardo Leite, é fundamental que as escolas contribuam para que os alunos estejam mais adaptados às exigências do mundo atual. “A educação tem de estar sintonizada com os novos tempos, que exigem muito mais do que o conhecimento formal. Demandam o despertar para habilidades e competências que são requisitadas nesse cenário de uma nova economia, e que exige criatividade, empreendedorismo e inovação”, argumenta.

Com apoio do Ministério da Educação, R$ 10 milhões serão repactuados, neste ano, para organizar ambiências e infraestruturas. O programa também consiste na maior incubadora de projetos na área pública brasileira, com parcerias públicas e privadas e gestão de modelagens inovadoras em educação. A ideia do Jovem RS Conectado no Futuro é potencializar projetos e vocações já existentes em cada uma das 2,5 mil escolas estaduais, responsáveis pelo ensino de quase 1 milhão de estudantes.

A Seduc e as entidades parceiras serão responsáveis pela mentoria do projeto. A intenção é, ao reconhecer a vocação de uma escola, seja conferido um selo que certificará a escola como inovadora, empreendedora ou criativa e, assim, dar margem para que novos projetos com essa ênfase sejam desenvolvidos no colégio ou na região em que ele se localiza.

O secretário da Educação, Faisal Karam, reforçou que o programa serve, também, como forma de motivação, procurando contribuir para que os alunos se mantenham em ambiente escolar. “Temos distorções sérias de série/idade, provenientes da evasão escolar e da repetência, que refletem na questão pedagógica. Esse quadro fica mais grave quando o aluno vem fragilizado em termos de conhecimento e de motivação. O programa surge diante desse cenário, unindo esforços coletivos de entidades públicas e privadas em prol da educação”, destacou.

Até o final de 2019, 20% das 2,5 mil escolas da rede receberão selos que irão certificá-las como escolas criativas, inovadoras e empreendedoras. A meta para 2020 é atingir 40% das escolas. Em 2021, mais 40% e, até 2022, 100% das escolas estarão certificadas.

O projeto conta com a parceria do Sebrae/RS, da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia, da Cultura e do Trabalho e Assistência Social, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS),  da Universidade de Passo Fundo (UPF), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do Instituto Federal do RS (IFRS), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Imed e da Elefante Letrado Plataforma de Leitura.

“Não deixem que ninguém diga que não podem chegar onde querem”, defende Leite

A cerimônia de lançamento do Jovem RS Conectado com o Futuro quebrou o protocolo ao contar com o estudante Yago Calabrese, de 15 anos, como mestre de cerimônias. O aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, é um exemplo do perfil de estudante inovador e criativo que o programa pretende formar e incentivar.

O também estudante Vinicius Cosmann, 17 anos, da Escola Técnica Estadual Celeste Gobbato, de Palmeira das Missões, foi chamado ao palco para discursar e fez um apelo às autoridades presentes. “Acreditem na juventude”, declarou.

Em sua fala, o governador Eduardo Leite relembrou do tempo em que, aos 15 anos, decidiu ser líder do Grêmio Estudantil da escola onde estudava, em Pelotas. “Também fui um jovem provocador e questionador. É preciso não só ser jovem de idade, mas de ideias. Não deixem que nada os desmotive e que ninguém diga que vocês não podem chegar onde querem”, reforçou.

Selos

Escola inovadora
Estimula os estudantes a desenvolver habilidades e competências que fomentem a inovação, o pensar e o fazer científico, usando recursos tecnológicos para produzir autoria. Prepara os estudantes para enfrentar os desafios do século 21 com criatividade, por meio de metodologias ativas, conteúdos virtuais, resolução de problemas e desafios, estabelecendo conexões e cooperações com os demais agentes do processo.

Escola criativa
Estimula os estudantes a desenvolver habilidades e competências sócio-emocionais, culturais e ambientais, por meio de metodologias ativas. Enfatiza a aprendizagem colaborativa dos estudantes, o sentimento de pertencimento e o reconhecimento de redes de interação, valorizando e respeitando as diferenças. A premissa básica é possibilitar que os estudantes encontrem espaços que permitam expressividade, escuta e acolhimento.

Escola empreendedora
Estimula os estudantes a desenvolver habilidades e competências que fomentem o protagonismo. Enfatiza a aprendizagem criativa e colaborativa, e a “mão na massa”, voltados para a inserção no mundo do trabalho e na cocriação de soluções dos próprios desafios e da comunidade.

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Ensino

Dom Bosco ativa Disciplina Projeto de Vida

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Com a realização de conversas em sala de aula, atividades, palestras e rodas de conversa, os alunos podem pensar sobre si e suas projeções futurasCom o objetivo de valorizar as vivências dos alunos, para que cada um deles possa refletir sobre seu papel social, desejos pessoais e sobre o impacto de suas escolhas, a disciplina Projeto de Vida do Colégio Salesiano Dom Bosco realiza diversas atividades. Com a promoção de palestras, rodas de conversa e momentos de reflexão, os estudantes podem esclarecer sobre objetivos e anseios pessoais. Ao longo de todo o ano, a escola irá convidar ex-alunos e profissionais de diferentes áreas para conversar com as turmas do Ensino Médio.De acordo com Bruna Hohm, professora da disciplina, “o Projeto de Vida considera os educandos como protagonistas de sua própria formação, como sujeitos integrais, que têm sonhos, expectativas, limitações e são capazes de decidirem o que querem e onde querem chegar para, então, idealizar e trilhar a jornada que os levará aos seus propósitos e contribuirá com sua escolha profissional”. Ao longo da disciplina, o estudante pode identificar suas potencialidades e dificuldades, tendo acompanhamento e suporte para desenvolver seus projetos com consciência crítica, criativa, autônoma e responsável.Para Maria Luiza Mallmann, aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio, o Projeto de Vida é uma matéria que promove o autoconhecimento e faz refletir a respeito do futuro, servindo como um guia, baseando-se nas áreas de conhecimento que cada um mais se identifica. “A disciplina te mostra que a felicidade e plenitude vão além de conquistas profissionais, que tu precisa estabelecer objetivos e metas pessoais, que irão te motivar a ser alguém melhor e fazer com que tua vida valha a pena”. Como o Ensino Médio é uma fase de transição, amadurecimento e de decisões importantes, a disciplina Projeto de Vida tem um papel importante em guiar e orientar os estudantes.

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Destaque

Programa Papo de Responsa da Polícia Civil

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A Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa, esteve representada nesta quinta-feira (17), no Programa Papo de Responsa da 10ª Região Policial. A roda de conversa aconteceu na E.M.E.F Pedro Speroni. Na oportunidade, foram trazidos diversos temas que impactam a vida da menina e da mulher.
Participaram do Programa, as profissionais: Solange Griza, Assessora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura e as Escrivãs da Polícia Civil, Rosana Lisik e Marcia Basso. Durante o dia foram desenvolvidos diálogos sobre as formas de violência. Também foi falado sobre os serviços e telefones disponíveis para as vítimas. Durante a ação, os participantes puderam tirar dúvidas e contribuir, o que gerou uma significativa troca de informações e conhecimentos. O Papo de Responsa atua na região de Santa Rosa desde 2016 e as instituições de ensino interessadas em agendar o recebimento do Programa, podem entrar em contato com a Polícia Civil, pelo telefone (55) 3513-6000.
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Destaque

Novo projeto para adequar salário dos professores ao piso nacional

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Diante do reajuste de 33,24% no piso nacional do magistério, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, o governo do Estado precisará readequar o salário dos professores estaduais. O reajuste concedido no ano passado, de 32% sobre o subsídio, levou o piso dos professores gaúchos para 3.809,92, abaixo dos R$ 3.845,63 definidos pelo governo federal.

A decisão sobre como compensar a diferença deve ser tomada ao longo da semana pelo governador Eduardo Leite. No momento, a tendência é de que o governo envie um novo projeto à Assembleia incorporando o valor aplicado pelo Palácio do Planalto.

Com essa solução, o subsídio de todos os professores deve sofrer um pequeno reajuste, já que o novo plano de carreira aprovado em 2020 garante uma distância salarial mínima entre os diferentes níveis e classes da tabela remuneratória.

A alternativa seria pagar um completivo aos professores, o que teria impacto financeiro semelhante e abriria brecha para um eventual passivo judicial futuro.

Leite gostaria de eliminar do dicionário de seu governo a palavra “completivo”, usado desde 2009 para que nenhum professor recebesse menos do que o piso nacional do magistério, o que acabou achatando o plano de carreira. Com o novo plano, a promessa foi de respeitar a diferença entre um degrau e outro.

Na sexta-feira, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, disse que o tema será discutido pelo governo durante esta semana.

 — Ainda não fizemos esse debate porque aguardávamos a manifestação do presidente da República (a portaria foi assinada na sexta-feira). Vamos debater qual o melhor caminho, valorizando o que fizemos no ano passado  —  destacou Lemos.

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