Jeferson reúne-se com Vicini para reforçar socorro aos atingidos pela estiagem e aos moradores da Linha Cascata – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Jeferson reúne-se com Vicini para reforçar socorro aos atingidos pela estiagem e aos moradores da Linha Cascata

Publicado

em



O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) visitou o prefeito de Santa Rosa, Alcides Viccini na manhã desta terça-feira (17/11). A visita, que foi oportunidade para que o parlamentar cumprimentasse o prefeito pela vitória do candidato do PP, Anderson Mantei, nas eleições do último domingo, teve duas importantes pautas: a estiagem e a dificuldade de moradia de famílias pobres de Santa Rosa.

O deputado colocou-se à disposição do prefeito para reforçar qualquer articulação política que esteja em curso em prol de políticas específicas para socorrer agricultores que estão enfrentando as consequências da escassez de chuvas. “A situação é muito grave. Vários produtores têm me procurado em desespero, porque temem ser obrigados a sacrificar animais, como vacas de leite, por não terem pasto para alimentá-las”, detalhou.

Outra questão abordada pelo parlamentar se refere ao problema da falta de moradia para a população mais pobre, que teria sido agravado no período de pandemia, quando a paralisação de diversos setores e o desemprego causou a perda de renda de famílias que se viram impossibilitadas de continuar cumprindo seus contratos de aluguel. Ele lembrou que muitas destas, em desespero, ocuparam áreas em Santa Rosa, como é o caso da Linha Cascata. Jeferson contou que visitou o local, juntamente com o vereador Dado Silva, e ouviu os clamores destas pessoas para que a área ocupada, que é do Estado, seja cedida ao município para a instalação de um loteamento popular.

Durante a reunião, o secretário estadual da Habitação, José Stédile, que já havia sido acionado por Jeferson, por telefone, colocou-se à disposição para fazer a mediação da cedência da área que, segundo informações, pertence ao Incra e já estava cedida a uma escola de Santa Rosa já extinta. Stédile explicou que é possível ao Estado fazer um requerimento à União para que a área seja repassada ao próprio estado ou diretamente ao município. “Ao prefeito eleito, depois, caberia organizar lotes com infraestrutura para moradia popular”, completou o deputado.

Um assessor do prefeito Viccini, presente ao encontro, garantiu que a Prefeitura irá cuidar da área social, fornecendo alimento, vestuário e alguma estrutura para atender as famílias da ocupação. Também frisou que não é de competência do município qualquer ação de reintegração de posse da área.

Jeferson comprometeu-se em contatar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que ajam com cautela em relação às famílias, porque de fato são pessoas que não tem moradia. Ele também fará contato com o secretário Stédile para municiá-lo das informações necessárias para o encaminhamento do pedido de cedência da área. “Santa Rosa, que é uma cidade que historicamente tinha uma qualidade de vida boa, começa a experimentar situações dramáticas de pessoas que não tem onde morar, não tem como pagar aluguel. O auxílio emergencial está acabando; e estas famílias estão nos pedindo socorro. Vamos fazer todo o possível para atendê-las”, concluiu.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Gabinete de Crise mantém Alerta para 14 regiões Covid

Publicado

em



Em reunião realizada nesta quarta-feira (16/6), o Gabinete de Crise optou pela manutenção dos 14 Alertas já emitidos às regiões Covid de Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana. Não foram emitidos novos Avisos.

As 14 regiões mantidas em Alerta receberam novos relatórios a respeito da situação da pandemia em cada uma. Todos os documentos estarão disponíveis no site do Sistema 3As.

Desde a semana passada, o governo do Estado tem convocado prefeitos, associações regionais e integrantes dos comitês regionais das regiões Covid que receberam Alerta, uma vez que as ações adotadas até o momento não foram suficientes para frear a circulação do vírus, havendo inclusive agravamento em algumas regiões e que não estão apresentando melhora nos indicadores.

Nesta primeira leva, ocorreram reuniões com as regiões de Santa Rosa, Ijuí, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Erechim, Cruz Alta e Palmeira das Missões.  Para sexta-feira (18/6), está prevista uma reunião com a região de Caxias do Sul. Os encontros estão sendo conduzidos pela secretária Arita Bergmann (Saúde), com participação do secretário Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios) e do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles.

O Sistema 3As de Monitoramento tem como base a gestão compartilhada entre municípios e Estado. Por isso, o diálogo entre as equipes técnicas dos municípios e do governo é constante. Nas reuniões que já ocorreram, o encaminhamento dado foi de reformulação dos planos de Ação enviados, sempre com apoio técnico do governo do Estado. A partir dessa orientação, o acompanhamento, por parte das equipes do GT Saúde e do GT Protocolos, é diário.

REGIÕES COM ALERTA
• Bagé
• Cachoeira do Sul
• Caxias do Sul
• Cruz Alta
• Erechim
• Ijuí
• Palmeira das Missões
• Passo Fundo
• Pelotas
• Santa Cruz do Sul
• Santa Maria
• Santa Rosa
• Santo Ângelo
• Uruguaiana

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Prefeitura prepara programação de 90 anos de Santa Rosa

Publicado

em



No dia 10 de agosto desse ano, Santa Rosa completa 90 anos. Mesmo com as restrições das atividades em função da pandemia, uma programação está sendo organizada pela Prefeitura para celebrar a data. Escolas, entidades, instituições e voluntários estão sendo acionados para contribuir com as comemorações.

Algumas ações e projetos começaram a ser desenvolvidos para a programação que vai ocorrer nas duas primeiras semanas do mês de agosto. O Prefeito Anderson Mantei, ressalta que com todos os cuidados necessários, serão realizados atos, para marcar a data, “São 9 décadas de história de um povo que trabalhou muito pelo crescimento e desenvolvimento de Santa Rosa, nós temos muito orgulho dessa trajetória, por isso, estamos organizando ações que marquem e celebrem esses 90 anos”.

Os líderes religiosos foram convidados para fazer uma benção ao município no dia 02 de agosto. O Culto Ecumênico será transmitido do Centro Cívico às 9h 30min da manhã. Lives, ações sociais, atividades nas escolas, plantio de árvores, entre outras ações estão sendo planejadas. Em celebração aos 90 anos, a Prefeitura vai trabalhar com o slogan “Santa Rosa melhor cidade para se viver”. A Secretária de Comunicação, Lisandra Steffen, destaca que todas entidades que quiserem realizar ações podem entrar em contato com a Prefeitura para participar da programação oficial, “Não temos como saber qual será a situação da pandemia em agosto, mas não queremos que essa importante data passe em branco, por isso estamos organizando ações seguindo todos os protocolos. Convidamos todo comércio, empresas, entidades, instituições e a comunidade para que desenvolvam suas ações e celebrem o aniversário de nossa cidade”.

Dentro da programação, até o momento, também está a abertura da Gibiteca com a voluntária Lusan Traesel e algumas apresentações de entidades que estão sendo organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia também está envolvida na organização com as entidades, que respeitando os protocolos, vão realizar atividades. No dia 10 de agosto, será lançado o “Projeto Papo 90 – Resgatando nossa história” organizado pelo Hortigranjeiros em parceria com a Prefeitura. A proposta principal é identificar 90 personalidades, a partir da gravação de entrevistas em vídeo, registrar histórias relevantes para o desenvolvimento de Santa Rosa. A viabilização do projeto se dá através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), através da produtora cultural Lucano Cultura e Marketing por meio do Pró Cultura RS, com patrocínio da Cotrirosa e da Coopermil. A ideia é que os materiais produzidos por meio das entrevistas gravadas para o projeto estejam disponíveis à comunidade a partir do aniversário.

Já a Secretaria de Educação está realizando uma ação com os alunos. A proposta é que os estabelecimentos de ensino incentivem os estudantes a produzir poemas com o tema “90 anos de Santa Rosa”. Cada escola definirá a seu critério e seguindo categorias pré-estabelecidas. Essas produções deverão ser enviadas através de um vídeo onde os alunos farão a leitura ou declamação de seu poema. Este projeto envolverá estudantes de todo ensino fundamental, médio, técnico, EJA e Curso Normal e fará parte da programação oficial de homenagem aos 90 Anos de Santa Rosa.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Carnês do IPTU estão sendo entregues em Santa Rosa

Publicado

em



Nesta quarta-feira(16), começaram a ser entregues os carnês do IPTU de 2021. As entregas estão sendo feitas por localidades e devem ser finalizadas até dia 26 de junho. Guia Lopes, Sete de Setembro e Bela União não terão entrega domiciliar, pois o Correio não atende essas localidades, então a Secretaria de Administração e Fazenda ressalta que os moradores devem imprimir no site ou retirar no Correio do centro a partir da próxima segunda-feira(21).

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU e da taxa de Lixo em parcela única terá 9,31% de desconto. O vencimento é no dia 30 de junho. Na mesma data, vence a primeira parcela para aqueles que optarem pelo pagamento em 07 vezes e sem desconto. Os vencimentos das demais parcelas serão nos dias 30 de julho, 30 de agosto, 30 de setembro, 29 de outubro, 30 de novembro e 21 de dezembro.

O Secretário de Administração e Fazenda, André Stürmer, destaca que todos os contribuintes têm acesso às informações, através do site da prefeitura (www.santarosa.rs.gov.br), no link IPTU, “No site também podem fazer a impressão dos boletos para pagamento, porém, os carnês estão sendo entregues a partir dessa quarta nas residências, todos podem ficar tranquilos que vão receber”. Aqueles contribuintes que julgarem que os valores estão incorretos, deverão apresentar o recurso através de protocolo com as justificativas, diretamente no site da prefeitura ou no setor de Protocolo da Prefeitura. O prazo para recurso em relação aos valores lançados a título de IPTU e Taxa de Lixo é o dia 30 de junho.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×