‘Jatos azuis’ são flagrados pela Estação Espacial Internacional. – Portal Plural
Connect with us

Curiosidades

‘Jatos azuis’ são flagrados pela Estação Espacial Internacional.

Reporter Regional

Publicado

em



Usando equipamentos especiais instalados na Estação Espacial Internacional (ISS), um grupo de cientistas conseguiu um registro raro de um “jato azul”, um tipo específico de relâmpago gerado nas nuvens de tempestade e que vai em direção ao espaço. A observação foi descrita em um artigo publicado na Nature, na última quarta-feira (20).

Conforme explicam os autores do estudo, os jatos azuis são “descargas elétricas atmosféricas semelhantes a raios com várias centenas de milissegundos de duração, que se espalham em cones à medida que se propagam do topo das nuvens de tempestade para a estratosfera”.

Ainda de acordo com os cientistas, eles viram pelo menos cinco raios azuis disparando do topo das nuvens, cada um com duração variando entre 10 e 20 milissegundos e podendo chegar a até 50 km de altura na estratosfera. A animação a seguir, criada pela Agência Espacial Europeia (ESA), mostra como o fenômeno acontece. Veja:

Esses jatos azuis foram observados em fevereiro de 2019, durante uma tempestade sobre a ilha de Nauru, no Oceano Pacífico. Eles são originados a partir de uma “pane elétrica” gerada pelo encontro entre duas nuvens com cargas diferentes, enquanto a tonalidade azulada é efeito do estímulo ao nitrogênio estratosférico.

Impossível de ver da superfície terrestre

Devido à distância e também por causa das nuvens das tempestades que os escondem, os jatos azuis não podem ser observados a partir da superfície da Terra. Neste caso específico, o registro foi feito com equipamentos do Monitor Europeu de Interações Atmosféricas Espaciais (ASIM) presentes na Estação Espacial.

Segundo os astrônomos, o estudo deste tipo de fenômeno, também conhecido como Emissões de Luz e Perturbações de Frequência Muito Baixa devido a Fontes de Pulso Eletromagnético (Elves, na sigla em inglês), ajuda a entender como ele pode afetar a propagação das ondas de rádio, interferindo nas comunicações, além de indicar como os raios influenciam a concentração de gases do efeito estufa na atmosfera.

 

Fonte: TecMundo.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curiosidades

Morte de Bin Laden e nascimento de artistas marcam semana

Confira as principais efemérides da semana entre 2 e 8 de maio

Pável Bauken

Publicado

em

© REUTERS/Pentagon

A primeira semana (completa) do mês de maio de 2021 é marcada por mortes de nomes que entraram para a história de conflitos mundiais, nascimento de nomes importantes na arte do Brasil e por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu direitos a casais homoafetivos.

Já no dia 2 de maio, a morte do fundador da Al Qaeda, Osama Bin Laden completa dez anos. Nascido em uma rica família saudita, ele foi apontado como o principal responsável por ataques terroristas nas Torres Gêmeas e ao Pentágono no dia 11 de setembro de 2001. A morte de Bin Laden ocorreu após operação de forças norte-americanas no interior do Paquistão, em 2 de maio de 2011.

No dia 5 de maio, a morte do militar francês Napoleão Bonaparte completa 200 anos. Depois de liderar uma política expansionista da França no século 19 e ser derrotado por forças inglesas e russas, Napoleão morreu em 5 de maio de 2021, na Ilha de Santa Helena – onde ficou exilado por anos. Em 2015, o História Hoje relembrou a última derrota do imperador:

Também no dia 5 de maio, uma importante decisão do STF completa dez anos. Neste dia, em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que casais homoafetivos poderiam ser incluídos no regime jurídico de união estável. A decisão, referendada por unanimidade, abriu caminho para que casais do mesmo sexo pudessem ter mais direitos desde então.

No meio artístico brasileiro, a semana é repleta de datas que celebram o nascimento de figuras marcantes. No dia 4, o músico Herbert Vianna completa 60 anos. Líder do grupo Os Paralamas do Sucesso, Herbert foi homenageado em algumas ocasiões por programadas das Rádios EBC. Em 2016, o programa Cultura é Você falou sobre a trajetória do cantor e do acidente que o deixou paraplégico em 2001.

No mesmo dia, o nascimento do cineasta Rogério Sganzerla (falecido em 2004) completa 75 anos. Diretor do clássico O Bandido da Luz Vermelha (filme de 1968), ele acabou sendo conhecido como um dos maiores nomes de um movimento chamado Cinema Marginal que, em meio à ditadura, conseguiu ter um caráter transgressor do Brasil. Em 2016, o Portal EBC trouxe a biografia de Sganzerla.

A semana ainda tem o nascimento da humorista Zezé Macedo (que faleceu em 1999 e completaria 105 anos no dia 6 de maio) e da atriz Betty Faria, que completa 80 anos no dia 8 de maio.

Fora do “mundo artístico”, serão lembrados nos próximos dias o Dia Mundial da Língua Portuguesa (data ratificada pela Unesco em 2019) no dia 5 de maio, o Dia Nacional da Matemática no dia 6 de maio.

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados:

2 a 8 de maio de 2021
2

Morte do líder e fundador da Al Qaeda, o saudita Osama bin Laden (dez anos)

Criação da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (90 anos)

Inaugurado o Passeio Público de Curitiba (135 anos)

3

Nascimento do pugilista norte-americano Walker Smith Jr., também conhecido como Sugar Ray Robinson (100 anos) – foi eleito o maior lutador do século 20 pelo Associated Press, e o maior pugilista da história pela ESPN

Nascimento do geógrafo baiano Milton Santos (95 anos)

Fundação da Sociedade Brasileira de Sciencias, atual Academia Brasileira de Ciências (105 anos)

Dia Nacional do Pau-Brasil

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa – comemoração instituída pela ONU, por meio da Resolução 48/432, de 20 de dezembro de 1993

Dia do Parlamento – comemoração, conforme Lei Nº 6.230, de 27 de julho de 1975, para marcar a data da instalação da primeira Assembleia Constituinte brasileira, em 3 de maio de 1823

Dia do Sol

Fundação do Centro Dramático e Recreativo Internacional de Mogi das Cruzes (110 anos)

4

Nascimento do músico paraibano Herbert Vianna (60 anos) – vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso

Nascimento do ator e cineasta catarinense Rogério Sganzerla (75 anos)

Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos: os Viajantes da Liberdade começam uma viagem de ônibus pela Região Sul (60 anos)

5

Nascimento do produtor musical paulista Arnolpho Lima Filho, conhecido como Liminha (70 anos) – baixista da banda Os Mutantes, ficou em 99° lugar na lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, promovida pela revista Rolling Stone

Nascimento da cantora e compositora fluminense Beth Carvalho (75 anos)

Morte do líder político e militar francês Napoleão Bonaparte (200 anos)

Supremo Tribunal Federal do Brasil reconhece a união estável para casais homoafetivos (dez anos)

Dia Mundial da Língua Portuguesa – data ratificada pela Unesco em Paris, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Dia Nacional das Comunicações – data escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, reconhecido como o Patrono das Comunicações, por ter contribuído para a integração do território nacional por meio da construção de linhas telegráficas

Dia do Expedicionário

6

Nascimento do médico neurologista e psicanalista tcheco Sigmund Freud (165 anos)

Nascimento da atriz e humorista fluminense Maria José de Macedo, conhecida como Zezé Macedo (105 anos)

Dia Nacional da Matemática

7

Nascimento do economista francês Thomas Piketty (50 anos) – tornou-se figura de destaque internacional com seu livro O Capital no século XXI

Fundação da empresa japonesa Tokyo Tsushin Kogyo (mais tarde renomeada Sony), com cerca de 20 funcionários (75 anos)

8

Nascimento da atriz fluminense Elisabeth Maria Silva de Faria, a Betty Faria (80 anos)

Nascimento do músico de blues norte-americano Robert Leroy Johnson (110 anos)

Dia do Artista Plástico

Dia Mundial da Cruz Vermelha

ebc

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Mulher com suspeita de tuberculose estava com camisinha no pulmão

Reporter Cidades

Publicado

em



A vida de médicos e enfermeiros parece um verdadeiro filme, onde todos os dias diversas surpresas acontecem. Essas vão desde casos muito simples, até casos extremamente raros. Dentro de um hospital, várias coisas inusitadas podem acontecer num prazo de apenar 24 horas. Várias vezes, casos que parecem ser uma coisa, acabam revelando outras que nem mesmo os profissionais imaginavam. Um desses casos chamou a atenção do mundo recentemente, tendo surpreendido até mesmo a equipe médica. Uma mulher deu entrada na emergência se queixando de sintomas respiratórios, dor e tosse. A princípio, suspeitaram do que era mais óbvio: tuberculose.

A tuberculose (TB) é uma doença dolorosa que afeta os pulmões. Anualmente, mata mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de um quarto da população mundial esteja infectada com a bactéria da tuberculose, mesmo não tendo desenvolvido a doença. Se não forem tratadas, 45% das pessoas com toberculose acabam morrendo. Essa porcentagem aumenta em pacientes que também sejam HIV positivos. Embora possa ser vista como uma doença do passado, é preciso se atentar até os dias atuais.

No entanto, nem sempre o diagnóstico é o que realmente parece. Muitas vezes, pode ser apenas uma camisinha. Esse caso foi divulgado em um relatório médico publicado na National Library of Medicine, o que chamou a atenção de muitas pessoas. Confira conosco mais detalhes e surpreenda-se.

Paciente de 27 anos com sintomas de tuberculose

Tudo começou quando a mulher, de 27 anos, procurou a emergência, relatando febre, tosse e um muco persistente que já durava seis meses. Quatro meses antes disso, ela já havia procurado um hospital e se consultado. Na ocasião, o diagnóstico havia sido de tuberculose e um kit de remédios foi receitado. Ela seguiu o tratamento, mas os simplesmente não desapareciam por nada, o que fez com que ela procurasse novamente a emergência.

No hospital, desta vez, os médicos coletaram o escarro da paciente que não foi identificada. O material resultou negativo para tuberculose, o que deu início a uma longa investigação. Uma tomografia revelou então uma lesão no lobo superior direito de seus pulmões. Os médicos seguiram com a investigação e encontraram o que parecia ser um saco invertido no brônquio. A equipe removeu o misterioso material. Embora a maior parte tenha sido destruída pelo processo, ainda dava pra notar que era um preservativo.

A descoberta deixou os médicos surpresos. É bastante difícil imaginar como uma camisinha por ter parado no pulmão de uma pessoa. Desta forma, os médicos começaram a questionar a paciente, tentando compreender a origem da história.

Fim do mistério

O que parecia ser um mistério é, na verdade, algo muito simples. Durante as conversas, a paciente e o marido se lembraram de um episódio de meses atrás. Durante um momento íntimo, a mulher fazia sexo oral no marido quando a camisinha se soltou. Ela se lembra de ter tossido mas, no momento, nenhum dos dois deu importância para o ocorrido, pois imaginaram que seria expelido de forma natural.

Para os médicos, o constrangimento do casal pode ter colaborado para que a situação durasse todo esse tempo. Se tivessem contado isso logo, os médicos teriam suspeitado rapidamente. No entanto, é muito difícil para um casal contar algo desta forma. A paciente teve uma recuperação tranquila e ficou feliz por não ser tuberculose.

Fatos Desconhecidos

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Primeiro tuíte publicado é colocado à venda e recebe oferta de R$ 14,2 milhões

Reporter Global

Publicado

em



 

 

Postagem do fundador da rede social poderá ser comprada como um NFT, uma espécie de token digital com a assinatura do autor

O CEO e cofundador do Twitter, Jack Dorsey, colocou à venda o primeiro tuíte publicado na rede social. A publicação poderá ser comprada como um NFT (non-fungible token, ou token não fungível), uma espécie de item de colecionador digital.

Dorsey compartilhou na sexta-feira (5) um link para uma plataforma chamada “Valuables”, que permite a compra e venda de tuítes autografados pelos criadores.

O tuíte colocado em leilão foi postado em 2006 e diz: “apenas configurando meu twttr”.

Até o momento, o tuíte recebeu uma oferta de US$ 2,5 milhões (R$ 14,2 milhões) por Sinai Estavi, CEO da Bridge Oracle, de acordo com o site Valuable.

Os NFTs ganharam força nos últimos meses como uma tecnologia popular para vender arte digital e outras produções, como desenhos ou música. Um NFT é um token digital exclusivo que verifica com eficácia a autenticidade e a propriedade. Ele é criptografado com a assinatura do artista no blockhain, um livro digital usado em criptomoedas como a bitcoin.

No mês passado, uma colagem do artista digital Beeple de 5 mil imagens capturadas ao longo de 13 anos foi colocada à venda usando NFT. Foi a primeira arte puramente digital a ser colocada à venda dessa maneira.

Mas os NFTs não se resumem apenas às obras de arte. Eles também chegaram à NBA e são usados para comprar clipes de destaque de peças icônicas de basquete, como Lebron James fazendo uma enterrada.

A NBA Top Shot, um mercado NFT lançado pela startup de blockchain Dapper Labs, permite que os clientes comprem e vendam clipes de destaque de vídeos chamados de “momentos”. É uma reviravolta nos cartões comerciais físicos que têm lucrado muito com colecionadores na plataforma.

O movimento recente de Dorsey segue os esforços anteriores em torno de outras criptomoedas, particularmente bitcoin. Em fevereiro, o CEO de tecnologia anunciou um fundo de bitcoin com o rapper bilionário Jay-Z. Antes disso, a outra empresa de Dorsey, a Square (SQ) comprou 4.709 bitcoins em outubro ou o equivalente a US$ 50 (R$ 284,5) milhões na época.

 

FONTE: CNN

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×