Investigação revela que apenas um dos 10 freios do caminhão envolvido no acidente com a equipe de remo estava funcionando
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Investigação revela que apenas um dos 10 freios do caminhão envolvido no acidente com a equipe de remo estava funcionando

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Foto: CBMPR / Divulgação

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O caminhão envolvido no trágico acidente com a van da equipe de remo de Pelotas, que resultou na morte de nove pessoas no último domingo, havia apresentado problemas mecânicos e parado três vezes durante aquele final de semana. Segundo a investigação, apenas um dos dez freios da carreta estava funcionando adequadamente. Quatro estavam desgastados e cinco não operavam.

“Meu caminhão ficou sem freio. Tentei usar o freio motor, mas não segurou, o caminhão apagou. Tentei engatar para fazer pegar no tranco, mas não funcionou, e foi isso que aconteceu. Infelizmente, colidi com uma van,” disse o motorista da carreta, Nicolas de Lima Pinto, de 30 anos, em um depoimento por vídeo.

Entre as vítimas estavam sete adolescentes e o coordenador técnico do projeto Remar para o Futuro, da equipe de remo de Pelotas. O motorista da van também perdeu a vida. O proprietário do caminhão, Heloide Longaray, informou à polícia que os freios haviam sido revisados em setembro.

O acidente ocorreu em uma área com muitas curvas na BR-376 em Guaratuba, Paraná, onde o limite de velocidade é de 60 km/h. Segundo investigações preliminares da polícia, no momento da colisão, sob chuva e neblina, o caminhão ultrapassava os 100 km/h.

Após o acidente, Nicolas fez o teste do bafômetro e se disponibilizou para um exame toxicológico.

Problemas mecânicos

De acordo com a polícia, o caminhão ficou sem combustível na estrada na noite de sexta-feira, enquanto ainda estava em São Paulo. O veículo transportava mais de 20 toneladas de carga em direção à Argentina. No sábado de manhã, já no Paraná, ele apresentou problemas na embreagem, levando Nicolas a ser rebocado e a acionar o proprietário do caminhão.

Embora a embreagem tenha sido substituída, o motorista deixou o posto antes de concluir o serviço devido a um problema na caixa de câmbio. No dia seguinte, outro mecânico finalizou os reparos. Na noite de domingo, Nicolas iniciou a viagem, mas percorreu apenas um quilômetro antes de parar novamente para consertar um fio do sistema de marchas que havia rompido.

A defesa de Nicolas afirmou que “em todo momento o motorista dirigia de forma prudente e compatível com a via” e que qualquer possível excesso de velocidade deve ser atribuído à falha mecânica que afetou o sistema de freios do veículo. Por sua vez, a defesa do proprietário da carreta alegou que “todas as normativas para o trânsito e a segurança do veículo foram seguidas”.

Fonte: GZH

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Inteligência Artificial, criação de nova disciplina para escolas municipais é proposta por Carlos Nasi

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Na Sessão do dia 14/04/2025, o Vereador Carlos Alberto Marchioro Nasi (Progressistas) protocolou um Projeto de Lei para incorporar nova disciplina a grade curricular das escolas municipais de Santa Rosa, trata-se da disciplina Inteligência Artificial (I.A.).

Nasi salienta que o uso da Inteligência Artificial na formação de alunos os familiariza com tecnologias emergentes, preparando-os para um futuro no qual a habilidade de interagir com sistemas inteligentes será cada vez mais essencial.

O vereador lembra que o cenário educacional deve se manter em constante evolução. A Inteligência Artificial emerge como uma ferramenta poderosa para enriquecer a experiência de aprendizado, proporcionando benefícios significativos para alunos, educadores e instituições de ensino.

“Independentemente da profissão futura que os alunos irão escolher, a Inteligência Artificial será útil, porque estará presente em todos os setores, sendo assim essa uma experiência que irá ajudar os alunos a enxergar novas possibilidades profissionais” completa o vereador.

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Ação solidária com galetos neste sábado busca ajudar santa-rosense em tratamento pós-cirúrgico

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No dia 14 de março, Fernando Schmidt passou por uma cirurgia de grande porte. O que todos esperavam ser um processo de recuperação difícil, mas administrável, acabou se tornando um verdadeiro desafio. “Nós sabíamos que a cicatrização não seria fácil, mas não imaginávamos que chegaria a esse ponto”, conta Fernando.

No início, os curativos eram simples — apenas gases e esparadrapo. No entanto, a intensa secreção fez com que o tratamento básico não fosse suficiente. Isso resultou em uma infecção, abertura dos pontos e, em pouco tempo, Fernando estava com um corte de mais de 30 centímetros aberto na perna.

Foi então que surgiu uma nova esperança: o Tratamento por Pressão Negativa (TPN), também conhecido como curativo a vácuo. “Nos primeiros sete dias, o curativo drenava cerca de 800ml de secreção por dia. Desde então, sigo com esse tratamento, que tem ajudado muito, mesmo que de forma bem gradativa”, explica.

Esse tipo de tratamento é relativamente novo na medicina e ainda não é coberto pelo SUS, o que significa que todos os custos precisam ser pagos de forma particular. Para seguir com a recuperação, Fernando e seus amigos o estão organizando uma ação solidária.

Ação com venda de galetos será neste sábado na Vigor

Neste sábado, será realizada uma venda de galetos na Vigor com o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento. Os cartões estão à venda no Papa Burguer, na própria Vigor, ou diretamente com Fernando, pelo WhatsApp (55 9 9222-8665) e Instagram (@schmidt_com_schmidt).

“Tenho uma turma de amigos e familiares que estão me apoiando muito. Eles têm sido essenciais nas vendas e na organização. Algumas empresas da região também estão contribuindo para que tudo aconteça da melhor forma”, agradece Fernando. “Sou muito grato por todos!”, finaliza.

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Santa Rosa amplia serviços de reabilitação auditiva e intelectual com anúncio de novo prédio do CER II

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A Prefeitura de Santa Rosa anunciou uma grande novidade para a área da saúde. Foi assinada a ordem de início da construção do novo prédio do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual – CER II. Com investimento superior a R$ 5 milhões, repassados pelo Ministério da Saúde, a nova sede vai qualificar o atendimento especializado para pessoas com deficiência, beneficiando não apenas o município, mas outras seis cidades da região Noroeste.

Após uma década da implantação do CER II em Santa Rosa, o serviço referência em reabilitação auditiva e intelectual vai ganhar uma nova estrutura. O prefeito Anderson Mantei assinou a ordem de início para as obras da nova sede do centro, que será construída em uma área total de 1.430,89 m², localizada na Rua Germano Dockhorn, ao lado do CRAS de Cruzeiro, “Essa é uma obra que simboliza cuidado, respeito e investimento em quem mais precisa. É uma conquista para Santa Rosa e toda a região”, enfatizou o prefeito.

O projeto foi elaborado pela equipe de arquitetos e engenheiros da Prefeitura e prevê uma infraestrutura moderna, pensada para acolher e qualificar ainda mais os atendimentos. Serão 10 salas de consultório e 6 salas de terapias que permitirão o desenvolvimento de atividades práticas, ações em grupo e estimulação precoce. O prédio contará ainda com vestiários, sanitários com acessibilidade, fraldários, depósito, almoxarifado, copa, sala de reuniões, recepção, sala administrativa, sala de audiometria com tratamento acústico completo e um auditório com capacidade para 36 pessoas.

Um dos grandes diferenciais do novo espaço está no atendimento ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As salas destinadas a esse grupo receberão tratamento acústico especial, e as áreas de atividade prática e estimulação precoce contarão com estruturas metálicas para atividades suspensas, trabalhadas pelos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional. Segundo o Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, a nova sede representa um avanço importante na qualidade do atendimento, “Cada profissional terá sua própria sala de atividades, o que vai permitir um cuidado mais individualizado e uma qualificação ainda maior nos serviços oferecidos aos nossos usuários”. A previsão de conclusão da obra é de 540 dias, conforme estipulado em contrato.

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