Inverno requer cuidados contra a dengue – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Inverno requer cuidados contra a dengue

Publicado

em



 

Época de frio, início do inverno e os cuidados contra a dengue diminuem. Isso ocorre porque o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, circula menos durante períodos mais frios, mas se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer  intactos por meses e, quando a estação quente recomeçar, eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito.

É o que explica a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde do Paraná, Ivana Belmonte.

Para ela, a prevenção é a forma mais eficaz de se combater o mosquito e essa é uma tarefa que depende muito da contribuição da população.

“Mais de 60% dos criadouros estão nos quintais e dentro das residências, em recipientes que acumulam água parada”, diz.

Pesquisa

Segundo o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) de 2019, divulgado em abril pelo Ministério da Saúde, 994 municípios apresentaram alto índice de infestação para as doenças provocadas pelo mosquito, com risco de surto para dengue, zika e chikungunya.

O aumento da incidência de casos de dengue em todo o país foi de 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Esses resultados indicam que é preciso fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito transmissor, com a participação da população e de todos os gestores locais e federais”, afirmou à época o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber.

No entanto, ele salientou que, mesmo com aumento no número de casos da doença, a taxa de incidência estava dentro do esperado para o período.

Como prevenir

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros.

Vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até recipientes pequenos, como tampas de garrafas, podem conter larvas do mosquito.

Para quem vai viajar nas férias de julho, a orientação é substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar a caixa d´água tampada e cobrir todos os grandes reservatórios de água, como as piscinas.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor nos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A infecção pode ser sem sintomas, leve ou grave. Se for grave, a doença pode provocar perda de peso, náuseas e vômitos.

O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica.

Fonte Agência Brasil

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Nova Escola de Educação Infantil na Vila Pereira

Publicado

em



O Prefeito Anderson Mantei assinou o início de uma importante obra para Santa Rosa. O município vai ganhar mais uma Escola de Educação Infantil. O projeto contempla a construção de um prédio para o funcionamento da E.M.E.I Paulo Freire. Os alunos vão ganhar uma escola totalmente nova, projetada para atender as turmas da escola que hoje está funcionando em uma casa alugada na Vila Pereira.

Ao todo, a escola terá 1.510,23m² de área construída. O novo prédio fica localizado na Rua José Maicá, 75, Vila Pereira, no bairro Cruzeiro. Esta é mais uma obra importante que está tendo início esse ano. O local da construção, antes era utilizado como academia aberta e para prática esportiva. Parte da estrutura vai seguir para o esporte, já que a obra não vai utilizar todo o espaço. O prefeito Anderson Mantei destacou a importância para o município, “Nosso objetivo é proporcionar para a comunidade mais infraestrutura e qualidade de vida, oferecendo um local adequado para as crianças. Esta é mais uma promessa que fizemos e estamos cumprindo, oportunizando um melhor espaço e mais vagas”.

A Escola de Educação Infantil vai atender turmas de creche e pré-escola, abrindo em torno de 180 vagas. “Inicialmente, vão ser acomodadas as quatro turmas já existentes e, progressivamente, serão abertas novas turmas”, explica a Secretária de Educação Lires Zimmermann. O prazo para execução é de 540 dias. O valor do contrato é de R$ 4.916.195,31 (quatro milhões, novecentos e dezesseis mil, cento e noventa e cinco reais e trinta e um centavos) de recurso da Prefeitura. O profissional designado para fiscalização da obra é o Engenheiro Civil, Guilherme Eduardo Riffel. A empresa responsável pela obra é a Servicons Construções Especializadas – Eireli.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Presidente da AMUFRON entregou ofício ao Presidente a Assembleia Legislativa

Publicado

em



Na segunda-feira, 24/01, o Presidente da AMUFRON e Prefeito de Boa Vista do Buricá Joãozinho Sehnem entregou ofício ao Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Gabriel Souza.

Conforme Sehnem “Encaminhamos demanda referente a estiagem que assola nossa região. Entre as demandas é que o Governo do Estado possa oferecer linhas de crédito, junto a Instituições Bancárias, com subsídio de juros aos empreendedores rurais dos mais diversos segmentos, que com a grave estiagem enfrentada tiveram prejuízos irreparáveis”. O Vereador Miguel Simon (MDB), acompanha o Prefeito Sehnem na capital do estado.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

𝐄𝐉𝐀 – 𝐄𝐝𝐮𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐉𝐨𝐯𝐞𝐧𝐬 𝐞 𝐀𝐝𝐮𝐥𝐭𝐨𝐬 𝐧𝐚 𝐅𝐄𝐌𝐀!

Publicado

em



Pensando em você que deseja uma alternativa prática e rápida para finalizar seus estudos e poder ingressar em um curso Técnico ou no Ensino Superior, a FEMA implementou o EJA na modalidade EAD, com aulas 100% on-line. Você poderá fazer a sua própria rotina de estudos, tendo à disposição um ambiente virtual de aprendizagem através de uma Plataforma Digital, vídeo-aulas, biblioteca virtual, pesquisas, artigos, estudos de casos e exercícios.
Faça agora o EJA ON-LINE na FEMA.
r
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×