O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade (conforme mostra o mapa) para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (18). Nas áreas destacadas, há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km/h — com potenciais transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, e alagamentos.
A chuva já é registrada desde a noite de terça-feira (17) em boa parte do Estado. Segundo a Somar Meteorologia, os temporais mais fortes ocorrem nas regiões sul e leste e em pontos isolados da Região Central. As exceções são alguns municípios do oeste do Estado, como Uruguaiana e Santa Rosa, onde o tempo fica firme, com sol entre nuvens.
Conforme a Somar, cenário ocorre devido a instabilidades associadas a um fluxo de ventos úmidos e à baixa pressão tropical no norte da Argentina.
Até a manhã desta quarta-feira, o maior acumulado de chuva no RS em 24 horas foi em Capão do Leão, com 18mm. Houve relatos de queda de granizo e ventania em Camaquã (vídeo abaixo) e em Cristal, no sul do RS.
Apesar da chuva, as temperaturas devem ficar altas em todo o Estado. Durante a tarde os termômetros de Porto Xavier e Porto Lucena, ambas no norte gaúcho, devem chegar a 36°C — a máxima do dia. Na Capital, a variação térmica fica entre 17°C e 28°C.
Em razão do vento forte oriundo do quadrante norte, na quinta-feira (19), os termômetros subirão ainda mais. O município de São José do Sul poderá registrar a máxima do dia, de 39°C. Em Porto Alegre a temperatura fica entre 18°C e 33°C.
Na Região Noroeste a quarta-feira (18) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 19°C a 31°C.
Fonte: Gaúcha ZH