Inicia votação da Consulta Popular 2019 Orçamento 2020 – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Inicia votação da Consulta Popular 2019 Orçamento 2020

Publicado

em



 

Hoje (4/9), se inicia a votação da Consulta Popular, pleito do governo do Estado, organizado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE).

Os dias para eleitores elegerem as prioridades regionais são 4, 5 e 6 de setembro. Para votar, basta o número do título de eleitor, acessar o www.consultapopular.rs.gov.br e escolher a demanda. Além da internet, é possível votar presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

No encontro do COREDE ratificou-se que a cédula de votação irá constar três projetos dos quais um será eleito e os recursos serão divididos em partes iguais entre os 10 municípios que tiverem maior índice de votação na demanda.

Constarão na Cédula de votação as seguintes demandas:

Demanda 01: Projeto 02 do caderno de diretrizes: Desenvolvimento da Agroindústria, a ser executado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), produto novo: equipamentos. Forma de execução: investimento em equipamentos via convênio com o município.

Demanda 02: Projeto 10 do caderno de diretrizes: Consolidar o APL Leite da Fronteira Noroeste a ser executado pela SEAPDR, produto novo: equipamentos. Forma de execução: investimento em equipamentos via convênio com o município.

Demanda 03: Projeto 27 do caderno de diretrizes: Fomentar as dimensões de inovação e empreendedorismo junto a empresas, organizações do terceiro setor e setor público da região Fronteira Noroeste, a ser executado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), produto novo: Contratação para a realização de diagnóstico e plano de ações do ambiente de inovação e tecnologia da região da Fronteira Noroeste. O projeto é uma demanda regional que atenderá os 20 municípios e será via execução direta do Estado.

Na ocasião foi capacitado um técnico de cada município para organizar da votação Off-line. Os municípios devem informar ao Corede/FN um coordenador municipal e os dados dos operadores das urnas off-Line, sendo máximo de 15 urnas por município.

A presidente Vanice convida todos os eleitores a escolherem sua demanda e votarem, “A Votação para a Consulta Popular 2019 Orçamento 2020 é uma forma de exercer nosso direito de opinar sobre a destinação de uma parcela do orçamento do estado, visando garantir o desenvolvimento da nossa região”, ressalta a presidente.

Formas de votar:

– Pelo site da Consulta Popular (dias 04, 05 e 06 de setembro) CLICK AQUI;

– Presencialmente, através da urna off-line gerenciada pelos COMUDES – Conselhos Municipais de Desenvolvimento (dias 04 e 05 de setembro).

– SMS – enviar para o número 30264 uma mensagem com o seguinte esquema: RSVOTO#(12DígitosDoTítulo)#(1DígitoDoProjeto), que é o número do projeto escolhido, de 1 a 5. (dias 04 e 05 de setembro).

A verba disponível para esta realização foi de R$ 20 milhões e será dividida nas 28 regiões dos Coredes. A premissa é aplicar a Consulta Popular como um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

De Conti sugere valorização da carne suína

Publicado

em



Na sexta-feira, 12, acontece em Santo Cristo a 46ª edição do Dia do Porco, festa anual da suinocultura gaúcha, em programação que reunirá centenas de pessoas. “É um momento oportuno para refletir sobre os custos de produção e o valor pago ao produtor, mas é também uma oportunidade de promover a qualidade da carne de suínos”, comenta Vitor De Conti, que é agrônomo, produtor rural e suinocultor.
Em recente sessão da Câmara de Vereadores, Vitor utilizou o espaço parlamentar para falar sobre o assunto. Apresentou dados do setor suinícola e mostrou que em vários países desenvolvidos da Europa e do Mundo a carne suína é muito apreciada por ser saudável e de baixo custo, e é consumida em média per capita três vezes a mais que no Brasil. “Por aqui, consumimos apenas 18 quilos/ano de suíno, contra mais de 50 quilos na Europa. Lá eles valorizam muito a riqueza nutricional dessa carne”, cita De Conti.
Como mudar esse cenário? No longo prazo, com campanhas que levem a um maior aproveitamento da carne suína e seus derivados na alimentação humana. Pensando nisso, Vitor De Conti apresentou indicação para que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura incentive o consumo nas refeições servidas nas escolas de Santa Rosa.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Liminha realiza visita a Câmara de Vereadores de Santa Rosa

Publicado

em



Na manhã desta terça-feira (09), os alunos dos terceiros e quartos anos da EMEF Santa Rosa de Lima, o nosso querido Liminha, visitaram a Câmara Municipal de Vereadores.
Na oportunidade os servidores Enzo Fontana de Melo e Cris Lisiê Kurylo apresentaram aos alunos história da Câmara e o processo legislativo, como os vereadores chegaram aqui, o papel que desempenham, como eles auxiliam a população e a cidade buscando legislar, fiscalizar e representar o povo.
O alunos fizeram algumas perguntas ao vereador Maicon Zamboni, o qual parabenizou a escola pela oportunidade que estão dando aos alunos de conhecer o legislativo, e ressaltou a importância das crianças acompanharem o trabalho dos vereadores, desejando sucesso na caminhada de cada um.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Sergivan e Teresinha Carvalho serão o casal Patrono da Semana Farroupilha

Publicado

em



No dia 05 de agosto o casal Sergivan e Teresinha de Carvalho recebeu, em sua residência, representantes das Entidades Tradicionalistas e do Departamento de Cultura/SMEC. A visita teve como objetivo convidar o casal para ser Patrono da Semana Farroupilha 2022, de Santa Rosa.
Os Festejos Farroupilhas contribuem para manter acesa a chama da Liberdade, Igualdade e Fraternidade enaltecendo e demonstrando a todo o país que o povo do Rio Grande do Sul respeita e cultiva suas tradições.
A homenagem ao casal Sergivan e Teresinha de Carvalho foi uma escolha dos representantes de várias entidades tradicionalistas, devido ao engajamento do casal na defesa das tradições gaúchas e ao envolvimento dos mesmos em várias entidades de nosso município.
A Semana Farroupilha está sendo organizada pelas Entidades Tradicionalistas, pela Brigada Militar e pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×