Inicia votação da Consulta Popular 2019 Orçamento 2020

Apoiadores:

 

Hoje (4/9), se inicia a votação da Consulta Popular, pleito do governo do Estado, organizado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE).

Os dias para eleitores elegerem as prioridades regionais são 4, 5 e 6 de setembro. Para votar, basta o número do título de eleitor, acessar o www.consultapopular.rs.gov.br e escolher a demanda. Além da internet, é possível votar presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

No encontro do COREDE ratificou-se que a cédula de votação irá constar três projetos dos quais um será eleito e os recursos serão divididos em partes iguais entre os 10 municípios que tiverem maior índice de votação na demanda.

Constarão na Cédula de votação as seguintes demandas:

Demanda 01: Projeto 02 do caderno de diretrizes: Desenvolvimento da Agroindústria, a ser executado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), produto novo: equipamentos. Forma de execução: investimento em equipamentos via convênio com o município.

Demanda 02: Projeto 10 do caderno de diretrizes: Consolidar o APL Leite da Fronteira Noroeste a ser executado pela SEAPDR, produto novo: equipamentos. Forma de execução: investimento em equipamentos via convênio com o município.

Demanda 03: Projeto 27 do caderno de diretrizes: Fomentar as dimensões de inovação e empreendedorismo junto a empresas, organizações do terceiro setor e setor público da região Fronteira Noroeste, a ser executado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), produto novo: Contratação para a realização de diagnóstico e plano de ações do ambiente de inovação e tecnologia da região da Fronteira Noroeste. O projeto é uma demanda regional que atenderá os 20 municípios e será via execução direta do Estado.

Na ocasião foi capacitado um técnico de cada município para organizar da votação Off-line. Os municípios devem informar ao Corede/FN um coordenador municipal e os dados dos operadores das urnas off-Line, sendo máximo de 15 urnas por município.

A presidente Vanice convida todos os eleitores a escolherem sua demanda e votarem, “A Votação para a Consulta Popular 2019 Orçamento 2020 é uma forma de exercer nosso direito de opinar sobre a destinação de uma parcela do orçamento do estado, visando garantir o desenvolvimento da nossa região”, ressalta a presidente.

Formas de votar:

– Pelo site da Consulta Popular (dias 04, 05 e 06 de setembro) CLICK AQUI;

– Presencialmente, através da urna off-line gerenciada pelos COMUDES – Conselhos Municipais de Desenvolvimento (dias 04 e 05 de setembro).

– SMS – enviar para o número 30264 uma mensagem com o seguinte esquema: RSVOTO#(12DígitosDoTítulo)#(1DígitoDoProjeto), que é o número do projeto escolhido, de 1 a 5. (dias 04 e 05 de setembro).

A verba disponível para esta realização foi de R$ 20 milhões e será dividida nas 28 regiões dos Coredes. A premissa é aplicar a Consulta Popular como um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.

Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui