Inicia a instalação dos tapumes para a construção do memorial da Boate Kiss em Santa Maria
Connect with us

Destaque

Inicia a instalação dos tapumes para a construção do memorial da Boate Kiss em Santa Maria

Publicado

em

portal plural inicia a instalação dos tapumes para a construção do memorial da boate kiss em santa maria
Foto: Divulgação projeto /Felipe Zene Motta

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Começou nesta sexta-feira (5) a instalação dos tapumes que delimitarão o canteiro de obras para a construção do Memorial da Boate Kiss, em Santa Maria. O prédio onde funcionava a casa noturna dará lugar a um espaço dedicado às homenagens às vítimas da tragédia, com jardins, auditório e sala de exposições.

O memorial ficará localizado na Rua dos Andradas, 1921. Desde o início da manhã, o tráfego na rua está restrito em uma das pistas, e assim deve permanecer até a conclusão das obras, prevista para oito meses. A responsável pela construção é a Infa Incorporadora.

A assinatura da ordem de serviço está marcada para a próxima quinta-feira (10), e os trabalhos devem começar até cinco dias depois. O espaço contará com um auditório, sala para exposição de arte, a sede da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), jardins e uma estrutura com 242 pilares, cada um com o nome de uma das vítimas e com uma floreira para homenagens.

O custo do projeto é estimado em R$ 4,3 milhões, financiado pelo Ministério Público e pela Prefeitura.

Fonte: GZh

Compartilhe

Destaque

Cerca de 10 mil livros foram retirados em 2024 na Biblioteca Pública Municipal

Publicado

em

portal plural cerca de 10 mil livros foram retirados em 2024 na biblioteca pública municipal

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Em 2024, a Biblioteca Municipal Olavo Bilac de Santa Rosa comemorou 82 anos de história. Com um acervo de 18.162 livros, a biblioteca registrou 9.774 empréstimos, 485 novos leitores cadastrados, 1.810 livros catalogados e 100 novas carteirinhas emitidas ao longo do ano. Esse crescimento reflete o interesse crescente da população pelos serviços oferecidos, que incluem não apenas o empréstimo de livros, mas também projetos educacionais e culturais voltados para diversos públicos.
Os livros mais lidos em 2024 refletiram o interesse pela literatura infantil, com títulos como “Diário de um Banana”, “As Crônicas de Nárnia”, “Sr. Miau e Bigodinho”, “É Assim que Acaba” e “Corte de Espinhos e Rosas”. Entre os adultos, o título mais lido foi “O Homem Mais Rico da Babilônia”, seguido por “Os Irmãos Karamazov”, de Fiódor Dostoiévski. Fabrício Leão, bibliotecário responsável pela Biblioteca Municipal, comemora o aumento nas retiradas de livros nos últimos anos, “As retiradas quase triplicaram desde 2020, quando distribuímos 3.662 livros, contra 9.774 em 2024. Isso é resultado do trabalho contínuo de incentivo à leitura e de um esforço para tornar a biblioteca um espaço ainda mais acolhedor e inspirador para a comunidade”.
Em 2024, a equipe da Biblioteca Municipal deu continuidade a três projetos importantes: o Clube de Leitura, voltado para iniciantes, a Elaboração de Currículos, destinado ao público em geral, e a Contação de História, realizada em parceria com a Escola Cairu para as escolas de Santa Rosa. O município possui ainda, uma biblioteca complementar que fica disponível no CEU das Artes, no Bairro Cruzeiro. A unidade conta com 5.400 livros à disposição da comunidade. A Biblioteca Municipal Olavo Bilac funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 18h, sem fechar ao meio-dia e está localizada na Rua Buenos Aires, nº 938, no Centro.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Rio Grande do Sul entre os lugares mais quentes do mundo nesta tarde

Publicado

em

portal plural rio grande do sul entre os lugares mais quentes do mundo nesta tarde

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

O Rio Grande do Sul está entre os lugares mais quentes do mundo na tarde de hoje (hora de Brasília) com uma onda de calor que afeta parte do Sul e do Centro-Oeste do Brasil, o Uruguai, o Norte e o Nordeste da Argentina, e o Paraguai.

O mapa da Universidade do Maine (EUA), com base em dados do modelo norte-americano GFS, mostra a temperatura prevista para 15h desta sexta-feira (hora oficial de Brasília e 18h na hora universal.

Uma grande massa de ar quente cobre neste momento as latitudes médias da América do Sul e é responsável pelo calor muito intenso que ocorre no Centro e no Nordeste da Argentina, além do Uruguai, Paraguai e parte do Centro-Sul do Brasil.

No começo da tarde desta sexta-feira, a temperatura na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia atingia 35ºC em Porto Alegre no que vai ser a tarde mais quente deste verão até agora na capital.

No interior, a rede oficial indicava até o início desta tarde 36,5ºC em Teutônia e 36,3ºC em São Borja. Já estações particulares marcavam até 38ºC no começo da tarde desta sexta em cidades do Vale do Taquari, como Estrela e Colinas.

Em Lajeado, a estação meteorológica da Univates marcava às 13h temperatura de 37,8ºC, entretanto pelo efeito da umidade o índice de calor (sensação térmica) alcançava 46,8ºC.

No Mato Grosso do Sul, por efeito da mesma massa de ar quente no centro da América do Sul, a temperatura no início da tarde atingia 38,6ºC em Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai. Ontem, a localidade anotou máxima de 41ºC e na última sexta-feira chegou a ter 41,8ºC.

A onda de calor castiga a Argentina, onde a máxima ontem no país foi de 44,5ºC. Várias cidades do interior argentino passaram dos 40ºC. Na Grande Buenos Aires, no aeroporto de Ezeiza, a máxima foi a 37ºC. No Paraguai, a temperatura atingiu 43,2ºC em Mariscal Estigarribia.

Grande número de estações da Austrália registrou na última tarde temperaturas máximas de 40ºC a 43ºC. Conforme as medições do Bureau of Meteorology (BoM), a temperatura chegou a 42,9ºC em Longreach.

Calor muito intenso nesta época do ano na Austrália é bastante comum, afinal o país tem uma grande área desértica. O mesmo ocorre nas áreas áridas da África do Sul. Ontem, das cinco maiores máximas no mundo em estações oficiais, duas foram na América do Sul.

O ranking indicou Komatidraai (África do Sul) com 45,2ºC; Rivadavia (Argentina) com 44,5ºC; Mariscal Estigarribia (Paraguai) com 43,2ºC; Longreach (Austrália) com 42,9ºC; e Geraldton (Austrália) com 42,8ºC.

 

Fonte: Metsul.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Brigada Militar recebe busto em homenagem ao soldado Fabiano Heck Lunkes

Publicado

em

portal plural brigada militar recebe busto em homenagem ao soldado fabiano heck lunkes

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Nesta quinta-feira, 16, a Brigada Militar de Cerro Largo recebeu um busto em homenagem ao soldado Fabiano Heck Lunkes, que morreu em combate no dia 25 de abril de 2019, em Porto Xavier. Lunkes foi morto durante uma operação de busca por indivíduos envolvidos no assalto ao Banco do Brasil daquela cidade.

A escultura, feita de concreto armado pelo escultor Adenildo Martins, foi confeccionada com recursos próprios e doações. O trabalho, que levou cerca de dois meses para ser concluído, foi baseado em fotografias do soldado. O busto será exposto no estande de tiro do 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon), em Santo Ângelo, que já leva o nome do policial como forma de perpetuar sua memória e dedicação ao serviço.

A homenagem ressalta o reconhecimento da Brigada Militar e da comunidade ao sacrifício e à bravura de Fabiano Heck Lunkes, que dedicou sua vida à segurança pública.

 

Fonte: Redação do Grupo Sepé com informações do Portal RD

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×