Informação falsa dizendo que a Organização Mundial da Saúde mandou os governos se prepararem para lockdown por causa da mpox circula nas redes sociais
Connect with us

Destaque

Informação falsa dizendo que a Organização Mundial da Saúde mandou os governos se prepararem para lockdown por causa da mpox circula nas redes sociais

Publicado

em

portal plural É #fake que a organização mundial da saúde ordenou que governos devem se preparar para lockdown contra mpox (1)
Foto: Divulgação

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Circula nas redes sociais uma falsa alegação de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) ordenou aos governos que se preparem para implementar lockdowns em resposta à mpox. A informação é falsa.

A publicação enganosa afirma: “A OMS ordena que os governos se preparem para ‘mega-lockdowns’ devido a uma cepa mortal da ‘varíola dos macacos’. Será que vão conseguir nos trancar de novo??? Ou será que os manipulados pela TV e pelos partidos políticos vão acordar???”.

No dia 14 de agosto, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, anunciou que a mpox — anteriormente conhecida como varíola dos macacos — foi novamente classificada como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, devido ao aumento significativo de casos e ao surgimento de uma nova variante na África, especialmente na República Democrática do Congo. O anúncio foi transmitido pelo canal do YouTube da OMS, mas em nenhum momento durante os 50 minutos de vídeo Tedros Adhanom sugeriu que os governos deveriam adotar medidas de isolamento social contra a mpox, como alegado na publicação falsa.

“A OMS não pode e não ordenou que os governos se preparassem para ‘mega lockdowns’ ou qualquer tipo de lockdown por conta da mpox. Como uma organização científica e técnica, a OMS oferece orientações técnicas e suporte aos seus 194 Estados Membros. Os países têm soberania para tomar decisões sobre a saúde de suas populações”, esclareceu a organização em nota.

A Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional é o mais alto nível de alerta da OMS, sinalizando um risco de disseminação internacional e a necessidade de uma resposta global coordenada. Apesar desse alerta, o médico infectologista Leonardo Weissmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, afirma ao Fato ou Fake que não há motivo para pânico.

“Doenças como a Covid-19, a gripe H1N1 (em 2009) e o surto de Ebola na África Ocidental (em 2014) também receberam essa classificação. O objetivo é mobilizar recursos globais e intensificar a cooperação entre países para controlar a disseminação da doença, não criar pânico ou impor lockdowns desnecessários”, explica Weissmann.

“No caso da mpox, não há recomendação para isolamento social em larga escala. O foco está em identificar e isolar casos confirmados, rastrear contatos e garantir que as pessoas infectadas sigam as orientações até a recuperação completa. A melhor defesa é a informação correta”, reforça o infectologista.

Qual é o risco para o Brasil?

O Ministério da Saúde avalia que o risco da doença no Brasil é baixo. Segundo o último balanço da pasta, em 2024, foram registrados 709 casos confirmados ou prováveis de mpox, sem registro de óbitos. Em comparação, durante o surto global de 2022 e o pico da doença no país, foram notificados 10 mil casos e 16 óbitos.

O infectologista do Instituto Emílio Ribas também explica que a variante em circulação no Brasil (clado 2) é diferente da cepa identificada na África, responsável pela recente declaração de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (clado 1b).

A variante que circula no Brasil é menos letal e geralmente provoca sintomas mais leves. Já a cepa africana tem “maior transmissibilidade, especialmente por via sexual, e uma virulência aumentada, resultando em maior taxa de mortalidade e sintomas mais graves”, esclarece Weissmann.

Vacinação Atualmente, a vacinação no Brasil é direcionada às pessoas com maior risco de evolução para formas graves da doença, como indivíduos vivendo com HIV, profissionais de saúde que lidam diretamente com casos confirmados e pessoas que tiveram contato próximo com infectados.

Em 15 de agosto, o Ministério da Saúde anunciou que está em negociação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para adquirir 25 mil doses da vacina contra a mpox.

Como ocorre a transmissão?

A mpox é uma doença viral zoonótica, ou seja, transmitida aos seres humanos a partir de um vírus que circula entre animais. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão pode ocorrer por meio de:

  • Contato com uma pessoa infectada pelo vírus da mpox;
  • Contato com materiais contaminados pelo vírus;
  • Contato com animais silvestres (roedores) infectados.

Os sintomas gerais incluem erupções cutâneas ou lesões na pele, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza.

Fonte: G1

Compartilhe

Destaque

Renato Portaluppi reafirma sonho de ser técnico da Seleção Brasileira: “Se tiver oportunidade…”

Publicado

em

portal plural renato portaluppi reafirma sonho de ser técnico da seleção brasileira “se tiver oportunidade…”

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Renato Portaluppi é um dos nomes prováveis para substituir Dorival Júnior no comando da Seleção Brasileira. Após deixar o Grêmio na última temporada, o comandante está sem clube e mantém vivo o sonho de chegar ao Brasil.

“Sim, (o sonho de assumir a Seleção) continua. O treinador, independente de quem quer que seja, tem que ter o sonho de treinar a seleção brasileira desde que ele se garanta”, afirmou Renato durante uma entrevista a ESPN.

“Como treinador, tem que pensar em chegar à seleção, que é o máximo do futebol brasileiro. Se vou chegar um dia, não sei, mas por que vou falar que não tenho esse sonho? Quando faço os trabalhos nos clubes, é para ganhar títulos e ser lembrado para a seleção brasileira”, defendeu o técnico.

O técnico já foi cotado diversas vezes para comandar a Seleção Brasileira, mas o contato nunca chegou a uma conclusão.

“Como se chega à Seleção? Fazendo grandes trabalhos e ganhando títulos. Por isso que eu falo: a minha parte eu faço. Se tiver oportunidade, ótimo. Se não chegar, vou continuar tendo esse sonho”, explicou.

Dorival Júnior voltou a balançar no cargo após a derrota do Brasil para a Argentina por 4 a 1 nas Eliminatórias Sul-Americana da Copa do Mundo de 2026. A CBF fará uma reunião com o técnico para decidir a continuidade ou término do trabalho. Carlo Ancelotti e Filipe Luís também são nomes cotados para assumir a Seleção Brasileira.

 

Fonte: O Sul.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vice-Governador Gabriel Souza visita o Vida & Saúde

Publicado

em

portal plural vice governador gabriel souza visita o vida & saúde
FOTOS: JOEL VARGAS/ EQUIPE VICE-GOVERNADOR
NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Na manhã desta quinta-feira (27), o Hospital Vida & Saúde recebeu a visita do Vice-Governador Gabriel Souza. Recepcionado pelo prefeito Anderson Mantei, integrantes do Conselho de Administração do Hospital, Direção e lideranças da Instituição, o Vice-Governador esteve na Nova Unidade do Hospital acompanhado de uma comitiva de autoridades. No local, Gabriel Souza acompanhou as melhorias viabilizadas com recursos encaminhados pelo Governo do Estado.

Coordenada pelo Prefeito, a visita iniciou no Centro de Diagnóstico por Imagem, onde o Vice-Governador conversou com pacientes que aguardavam para realização de exames. Dando continuidade a visita, esteve no sétimo pavimento da Unidade, onde estão localizados os leitos de internação para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Inaugurada em abril do ano passado, a Unidade trouxe mais conforto e dignidade para os pacientes, com acomodações para até dois pacientes.

Em conversa com pacientes, Gabriel Souza recebeu relatos sobre o atendimento do HVS. “O atendimento aqui é muito bom, a gente já passou por vários hospitais, mas aqui é diferente”, destacou o paciente Matias Roque Taborda Berti, acompanhado pela esposa, e em processo de recuperação após uma cirurgia.

Na sequência, o grupo esteve na UTI, onde a equipe de profissionais apresentou os diferenciais da ambiência humanizada e a privacidade e tecnologia de cada leito individualizado.

“Este hospital aqui, é um dos três melhores hospitais do interior do Rio Grande do Sul. É um hospital padrão Moinhos de Vento em Porto Alegre, só que é SUS. Conversei com pacientes, todos muito bem atendidos. Parabéns pelo trabalho de vocês”, destacou o Vice-Governador durante a visita, que ressaltou ainda a excelência do atendimento e a importância do ambiente humanizado para a cura dos pacientes.

A diretora-geral do Hospital, Vanderli de Barros, agradeceu o apoio do Governo do Estado nos projetos do Hospital.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Santa Rosa Futsal apresenta o Espaço Black para sócios-torcedores

Publicado

em

portal plural santa rosa futsal apresenta o espaço black para sócios torcedores

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

Os torcedores do Santa Rosa Futsal agora podem viver uma experiência diferenciada no Ginásio Batista Moroni. O clube lançou o Espaço Black, um ambiente exclusivo para os sócios que desejam assistir aos jogos com ainda mais conforto e comodidade.

O Espaço Black contará com cadeiras numeradas e uma área VIP, oferecendo uma visão privilegiada da quadra e um ambiente especial para acompanhar cada lance do Santa Rosa Futsal com total exclusividade.

Seja um Sócio Black

Os torcedores que quiserem garantir seu lugar neste espaço exclusivo podem se tornar Sócio Black a partir de R$ 70,00 mensais. Além do conforto e da melhor visão dos jogos, os sócios terão benefícios especiais ao longo da temporada.

Não perca a chance de fazer parte dessa novidade. Garanta já seu lugar no Espaço Black e viva o Santa Rosa Futsal de uma forma única e exclusiva.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×