Inep responde a dúvidas de internautas sobre Enem – Portal Plural
Connect with us

Ensino

Inep responde a dúvidas de internautas sobre Enem

Pável Bauken

Publicado

em



 

Camisa de time é permitida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o lanche não precisa estar em recipiente transparente e documento vencido pode ser apresentado no dia do exame. Essas são algumas das respostas dadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, a dúvidas de internautas.

O Inep publicou hoje (31) um vídeo no qual as servidoras da autarquia Alani de Souza e Flávia Basso respondem a perguntas feitas nas redes sociais.

“Pode usar a camiseta do seu time, não tem problema. A gente sempre recomenda que você use uma roupa confortável para você fazer o exame da melhor maneira possível”, diz Flávia.

“Lanches precisam estar em embalagens transparentes? Não, não precisa, mas durante a prova há um procedimento de vistoria dos lanches pela equipe de aplicação”, esclarece Alani.

Elas ressaltam ainda que a caneta usada para responder o Enem deve ser de material transparente e tinta preta. “Não precisa de outra, usa essa que é garantia”, diz Flávia.

Outra dúvida respondida é sobre o uso de identidade vencida. Neste ano, os participantes poderão usar documentos vencidos para identificação nos dias do exame.

Esses documentos, no entanto, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), devem ser originais e conter foto. Cópias simples, autenticadas em cartório ou documentos sem foto não serão aceitos pelos aplicadores.

“Pintei o cabelo, está diferente do documento, tem problema? Não tem problema, mas se a sua fisionomia estiver diferente do documento que você apresentar no dia da aplicação, você vai ser direcionado para a sala da coordenação. Mas não se preocupa, você não vai ser impedido de fazer a prova por esse motivo”, diz Alani.

Ainda de acordo com as servidoras, mulheres que engravidaram após o período da inscrição e, por isso não solicitaram nenhum atendimento diferenciado, devem chegar mais cedo e informar o coordenador de local se necessitarem de algum auxílio.

O Enem será aplicado nos próximos domingos, 3 e 10 de novembro. Cerca de 5,1 milhões de candidatos estão inscritos no exame. Na pagina do Enem, na internet, está disponível a lista do que pode e o que não pode ser levado para o exame. Também está disponível a lista dos documentos aceitos para a identificação dos candidatos e a relação do que pode levar a eliminação dos participantes.

AGB

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira

Reporter Global

Publicado

em



 

 

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 poderão conferir nesta quarta-feira (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas. O Enem impresso foi aplicado nos dias 17 e 24 deste mês.

 

 

Os estudantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame. 

Os gabaritos serão divulgados no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada TRI (teoria de resposta ao item), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.

Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

A previsão para a divulgação dos resultados finais é 29 de março. Nessa data, os participantes saberão também quanto tiraram na redação. No entanto, somente depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação, apenas para fins pedagógicos.

Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram as provas neste ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As notas poderão ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

 

 

FONTE: O Sul

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Pedidos de reaplicação das provas do Enem 2020 devem ser feitos até sexta

Reporter Global

Publicado

em



 

 

Candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 que tiveram diagnóstico de Covid-19 ou aqueles que foram prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, têm entre esta segunda (25) e a sexta-feira (29) para pedir a reaplicação das provas.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame, o pedido deve ser feito pela Página do Participante. As solicitações serão analisadas caso a caso. Os resultados saem em 12 de fevereiro e estarão disponíveis também na Página do Participante.

A reaplicação está prevista em edital do Enem e ocorre em todas as edições. Para o Enem 2020, a reaplicação será realizada em 23 e 24 de fevereiro. As provas são feitas na mesma data do Enem para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL, e têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, mas com questões diferentes.

Abstenção

O segundo dia de provas do Enem 2020, adiado por causa da pandemia de coronavírus, ocorreu no último domingo (24). Na ocasião, a abstenção foi de mais de 55%.

FONTE: O Sul

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Ministério da Educação anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021

Reporter Global

Publicado

em

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

 

O Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira (25), no Diário Oficial da União, as regras para o processo seletivo do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) referente ao segundo semestre de 2021. O cronograma de seleção, entretanto, ainda será publicado em edital específico.

 

 

A portaria desta segunda-feira trata dos procedimentos e regras de oferta de vagas pelas instituições de educação superior, seleção das vagas a serem ofertadas, inscrição dos candidatos, classificação e pré-seleção dos candidatos, complementação da inscrição pelos candidatos pré-selecionados e redistribuição das vagas entre os grupos de preferência.

Para ter acesso ao fundo, é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e ter participado de uma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação. A seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga, já a contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos de formalização do contrato.

O Fies é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas aderentes ao programa. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

 

 

FONTE: O Sul

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×