Importação de leite é a maior em 25 anos
Connect with us

Agro

Importação de leite é a maior em 25 anos

Publicado

em

portal plural importação de leite é a maior em 25 anos

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

O volume de leite e derivados importados pelo Brasil atingiu o maior patamar em 25 anos. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que, em julho, foram comprados 244 milhões de litros em equivalente-leite, o maior volume desde 1999. As importações nos primeiros sete meses do ano também estão aquecidas e registram o maior nível da história. No período, foram importadas 1,31 bilhão de litros. A maior competitividade do leite estrangeiro favorece a entrada do produto no Brasil. Mesmo com os benefícios tributários concedidos pelo governo para desincentivar a compra externa, o leite importado segue com forte presença.

A projeção da Embrapa Gado de Leite é de continuidade no aumento das importações. O avanço sazonal na produção de leite na Argentina e no Uruguai nos próximos meses pode favorecer ainda mais essa tendência. Juntos, os países representam 91% de todas as nossas compras. A Confederação da Agricultura e Pecuária já protocolou um pedido de investigação contra os argentinos por concorrência desleal, mas a expectativa é que o governo dê um retorno em 90 dias. Caso o volume de importações permaneça elevado, a tendência é de que produtores menos competitivos deixem a atividade.

 

Fonte: Jovem Pan.

Compartilhe

Agro

AENORGS disponibiliza 400 vagas em seminário técnico com foco no agro em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural aenorgs disponibiliza 400 vagas em seminário técnico com foco no agro em santa rosa

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do Rio Grande do Sul (AENORGS) irá disponibilizar 400 lugares no restaurante do parque de exposições de Santa Rosa para as palestras e debates que ocorrerão em duas noites consecutivas.

O público esperado para este ano é considerável, especialmente porque o evento será aberto a produtores rurais e profissionais do setor agro, mesmo aqueles que não são associados. As inscrições podem ser realizadas diretamente no site da AENORGS.

Os debates do Seminário Técnico da AENORGS, programado para os dias 4 e 5 de setembro, terão como foco a gestão da propriedade, o clima e o mercado. O evento acontecerá no restaurante oficial do Parque de Exposições.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Agro

Hortigranjeiros 2025: Comemoração e novidades marcam lançamento da 35ª edição em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural hortigranjeiros 2025 comemoração e novidades marcam lançamento da 35ª edição em santa rosa

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

Em evento que reuniu autoridades, imprensa, parceiros do evento e voluntários, o 35º Encontro Estadual Hortigranjeiros celebrou a contagem regressiva de um ano para a próxima Feira. O Happy Hour do Horti ocorreu na terça-feira, dia 6/08, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. O momento foi de tripla celebração, lembrando a Semana de comemorações: Aniversário do Município (10 de agosto), 41 anos de Hortigranjeiros (9 de agosto) e os 36 anos do Mercado Público Eclair Moraginski (06 de agosto).

Novidades foram apresentadas para a 35ª edição da Feira, incluindo a reestruturação de alguns pavilhões. No Hortigranjeiros de 2025, os expositores de artesanato e floricultura ocuparão o pavilhão 1, ao invés dos pavilhões 8 e 13, sendo que estes, receberão Indústria e Comércio. Essa mudança trará mais comodidade aos empreendedores e visitantes.

A Comissão Organizadora também anunciou outra novidade: os pavilhões do parque de exposições terão passagens cobertas, melhorando a experiência dos visitantes, especialmente em dias de chuva.

Atrações confirmadas incluem a continuidade do Hortishow, que foi destaque na última edição e terá um espaço especial em 2025. Com o patrocínio da Libidus, o novo uniforme dos voluntários foi apresentado, e a Steffen Bebidas foi confirmada como a fornecedora oficial do Hortigranjeiros 2025.

Em seu discurso, a presidente do Hortigranjeiros, Ester Seide, destaca a alegria em dar o pontapé inicial ao 35° Hortigranjeiros e a importância da união das Entidades Promotoras para alavancar o potencial do município : ”É um privilégio fazer parte da história do município de Santa Rosa, fazendo a diferença na vida das famílias que têm a agricultura familiar como fonte de renda. Meu agradecimento às Entidades que fazem parte da nossa trajetória, do Hortigranjeiros, da Aphrorosa e do Mercado Público”, ressaltou a presidente. Desde a Primeira Edição do Hortigranjeiros, Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Aprhorosa, com o apoio de diversas entidades, cooperativas, Poder Legislativo, imprensa, voluntários, construíram a evolução do evento e fatos marcantes da história de Santa Rosa.

A comercialização dos espaços do 35° Hortigranjeiros foi aberta para novos expositores. Basta se inscrever através do site www.hortigranjeiros.com.br ou entrar em contato com a Comissão Central através dos telefones (55) 99676 9510  – Fábio da Rosa – coordenador Comissão de Indústria e Comércio e (55) 99977 0219 – Administrativo Hortigranjeiros, para negociar os espaços disponíveis.

A próxima edição do Hortigranjeiros será de 6 a 10 de agosto de 2025, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa, mantendo seu diferencial: a entrada gratuita.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Agro

Tratores começam a desembarcar na Capital para manifestação do Movimento SOS Agro

Publicado

em

portal plural a tratores começam a desembarcar na capital para manifestação do movimento sos agro
Foto: Divulgação/ Movimento SOS Agro
15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Os 300 tratores previstos para a mobilização do Movimento SOS Agro nesta quinta-feira (8) devem começar a chegar ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (7). Esses veículos farão parte do chamado “tratoraço”, que espera reunir pelo menos 5 mil produtores do interior na capital em busca de novas medidas de apoio do governo federal.

De acordo com Graziele Camargo, coordenadora do Movimento e produtora rural em São Sepé, pelo menos 32 municípios já iniciaram os preparativos para a manifestação.

As máquinas devem chegar até as 8h desta quinta-feira e serão dispostas ao longo da Orla durante o dia. As que não forem transportadas em caminhões entrarão em Porto Alegre entre 3h e 6h da quinta-feira, escoltadas pela Polícia e pela EPTC. A concentração principal será no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, a partir das 9h. Às 10h, um ato na Casa do Gaúcho, com a presença do governador Eduardo Leite, marcará o início das ações. Às 15h, haverá uma caminhada de produtores, com cavalos e mais 20 tratores, até a superintendência do Ministério da Agricultura no Estado, onde será entregue um documento com as demandas da mobilização.

— Estamos pedindo a prorrogação de 15 anos das dívidas, juros de 3% ao ano, carência de 2 anos e anistia aos produtores que perderam tudo. Além de uma ajuda de custo para as famílias mais afetadas e linha de crédito para reconstrução — resumiu Graziela.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que participou nesta terça-feira (6) da abertura do Salão Internacional da Proteína Animal (Siavs), em São Paulo, considerou a manifestação “muito legítima” e acrescentou:

— O governo está aberto a melhorias nas medidas tomadas. O compromisso de todas as medidas necessárias para que os produtores possam reconstruir suas vidas será mantido pelo governo.

Fonte: GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×