Ijuí concentra quase um quinto das mortes por dengue no RS - Portal Plural
Connect with us

Saúde

Ijuí concentra quase um quinto das mortes por dengue no RS

Publicado

em


15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Um município com pouco mais de 83 mil habitantes concentra 17% das mortes por dengue no Rio Grande do Sul. Sete dos 39 óbitos decorrentes pela doença foram registrados em Ijuí, na Região Noroeste. É a cidade com maior número de casos no estado.

A morte mais recente por dengue no município foi confirmada nesta segunda-feira (29). A vítima é um homem de 69 anos. Ele tinha comorbidade, e o óbito ocorreu em 22 de maio.

Só no mês de maio, a UPA 24h do município registrou 6,3 mil atendimentos, uma média de 262 consultas por dia. Desse total, 1,5 mil estavam relacionados a dengue.

O secretário de saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, afirma que o município realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti sistematicamente.

”Vistoria, notificação, multa, mutirões de limpeza, mutirão de fiscalização. Final de semana, dia de semana, depois das 18h, aplicação de veneno. Diversas ações foram feitas para tentar barrar a evolução, contudo, tivemos esse revés na questão dos casos”, afirma o secretário.

”Estamos investigando todos os pacientes suspeitos que chegam com sintomas que podem ser de dengue. Isso, logicamente, vai aumentar o número de notificações”, sustenta Salester.

A Prefeitura de Ijuí antecipa que está preparando uma campanha de conscientização para divulgar aos moradores do município no próximo ano. As ações contemplam medidas de prevenção à proliferação e circulação do mosquito transmissor da doença.

“Principalmente no sentido de sensibilizar e educar a população quanto aos reservatórios de água. Aqui tivemos muito reservatório de água em casa por causa da estiagem que teve. Quando chovia um pouco, já guardavam em baldes, tonéis, caixas d’água, cisternas, tanques velhos, piscinas. Estamos trabalhando forte pra que ano que vem a gente não não passe por esse problema”, afirma o secretário de saúde do município.

Sintomas da dengue

  • Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo
  • Dor nas articulações
  • Mal-estar geral
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia
  • Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

FONTE: GZH

Compartilhe

Destaque

Vida & Saúde recebe Selo Ouro no Programa do Prestador da Unimed

Publicado

em

portal plural vida & saúde recebe selo ouro no programa do prestador da unimed

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

O Hospital Vida & Saúde obteve o Selo Ouro no Programa do Prestador 2024 da Unimed Fronteira Noroeste/RS. O programa avalia prestadores de serviços de saúde credenciados na Unimed, premiando de acordo com o desempenho de cada instituição.

“Manter a excelência dos nossos serviços, com qualidade e segurança no atendimento, é um dos principais objetivos do Hospital, por isso, este tipo de avaliação é tão relevante para a instituição”, destaca a diretora-geral Vanderli de Barros.

O programa avalia desde a documentação legal obrigatória, passando por indicadores de qualidade e segurança do paciente e a gestão de reclamações. Além de avaliar, o programa incentiva boas práticas de segurança do paciente, visando a garantia da entrega de serviços de qualidade para a população.

Com média acima dos demais hospitais avaliados, o Vida & Saúde foi uma das quatro instituições da região a receber o Selo Ouro.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mutirão de vacinação contra a gripe vai ser realizado nesta terça-feira

Publicado

em

portal plural mutirão de vacinação contra a gripe vai ser realizado nesta terça feira

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) informa que irá realizar, nesta terça-feira (15/04), um mutirão especial de vacinação contra a gripe. A ação acontecerá em horário estendido, das 17h30min às 21h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, com exceção da UBS Bela União. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente de quem não consegue comparecer durante o horário comercial.

Na última semana, a FUMSSAR recebeu uma nova remessa de vacinas contra o vírus influenza, que já foi distribuída entre as unidades. Na UBS Bela União, a vacinação será realizada em horário habitual, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h.

Nos demais dias, a campanha de vacinação segue acontecendo conforme o cronograma de cada UBS. A imunização é destinada aos grupos prioritários, conforme listado abaixo.

Grupos prioritários para vacinação contra a gripe:

  • Pessoas acima de 60 anos
  • Crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Profissionais de saúde
  • Professores
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Profissionais de transporte coletivo rodoviário
  • Caminhoneiros
  • Profissionais portuários
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das Forças Armadas
  • Profissionais dos Correios
  • Pessoas em situação de rua
  • Indígenas e Quilombolas

Documentação necessária:

Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento com foto e a caderneta de vacinação. Profissionais da saúde e professores devem levar comprovante de vínculo com a instituição em que atuam (como crachá ou holerite). Gestantes devem apresentar a carteira de pré-natal, e puérperas, um comprovante de parto realizado há até 45 dias.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

16ª Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade para debater melhorias no SUS em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural 16ª conferência municipal de saúde reúne comunidade para debater melhorias no sus em santa rosa

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A Prefeitura de Santa Rosa, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a FUMSSAR, realizou nos dias 11 e 12 de abril, a 16ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Unijuí. O evento reuniu 260 delegados, entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços de saúde, além de autoridades e da comunidade. Pela primeira vez, foi realizada de forma simultânea a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador(a) de Santa Rosa.

Com o tema “O SUS e você: Protagonistas da sua saúde”, as conferências foram marcadas por debates intensos, construção coletiva e participação efetiva dos segmentos representativos da saúde. Ao todo, foram apreciadas 329 propostas ao longo dos dois dias de programação. Durante a abertura, o presidente das conferências, Dr. Fábio Queruz, médico da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, destacou a importância do engajamento da população, “Este espaço é essencial para reafirmarmos o compromisso coletivo com a saúde pública, onde cada cidadão é protagonista na construção de um SUS mais forte, inclusivo e eficiente”.

A conferência também apresentou um retrato da diversidade e do engajamento dos participantes: a maioria era do gênero feminino (72,6%), com 48,4% representando o segmento de usuários e 46,6% participando pela primeira vez de uma conferência de saúde. As faixas etárias predominantes foram de 30 a 50 anos (37,2%) e de 20 a 30 anos (21,7%).

Além das propostas locais, foram eleitos os delegados que representarão Santa Rosa na 4ª Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nos três segmentos: usuários, trabalhadores e gestores/prestadores.

Entre as propostas que serão encaminhadas ao Estado, destacam-se temas como:

– A promoção de ações intersetoriais para melhorar a saúde do trabalhador;

– A valorização dos profissionais da saúde, com incentivo à fixação no município;

– A criação de políticas de saúde mental no trabalho com enfoque multiprofissional;

– A inclusão da saúde do trabalhador na Rede de Atenção à Saúde do SUS;

– O incentivo à permanência do produtor no campo, com programas de diversificação e apoio à agroindústria familiar;

– A adequação da carga horária de trabalho, respeitando o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×