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IFFar emite nota oficial sobre a situação orçamentária neste final de ano

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Em nota, a reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, anuncia  formalmente o que já é de domínio público e que já foi amplamente informado nas instâncias colegiadas do Instituto Federal Farroupilha, além de prestar outras informações. CONFIRA:

“No último  dia 18 de outubro, o Ministério da Educação liberou 100% do nosso orçamento de custeio e, na última semana, tivemos liberados 50% do nosso orçamento de investimento.

Essas liberações, que acontecem meio ano após o bloqueio de 41% do orçamento institucional, nos permitem afirmar que conseguiremos concluir as atividades acadêmicas e administrativas do ano de 2019 cumprindo com todos os compromissos institucionais. É importante lembrar que o bloqueio que nos foi imposto a partir de 30 de abril trouxe à nossa instituição prejuízos para os quais não há mais tempo hábil de recuperação. Para exemplificar, quero lembrá-los que inúmeros eventos institucionais, especialmente de natureza acadêmica, tiveram que ser suspensos ou foram realizados de forma muito abaixo daquilo que desejamos.

A capacitação dos nossos servidores foi totalmente suspensa e tivemos que reduzir um número muito significativo de postos de trabalho terceirizado, o que infelizmente contribui com a grande de massa de desempregados do nosso país. Todo o esforço que fizemos para conseguirmos dar continuidade às nossas atividades faz com que esses recursos ora liberados sejam suficientes para cumprirmos com as nossas despesas do exercício, como já disse, mas também para que possamos adquirir alguns insumos e materiais que, ao longo deste ano, não puderam ser adquiridos.

Assim, estamos trabalhando para, dentro do prazo limite para empenho, fazer a aquisição de insumos para as nossas aulas práticas e de laboratório, de material de expediente, e de materiais básicos que possam assegurar que o primeiro semestre do ano que vem aconteça com o padrão de qualidade que nós desejamos e que o nosso Instituto se orgulha de ter ofertado à sociedade brasileira ao longo da sua existência.

Nós agradecemos o esforço de toda a comunidade acadêmica que permitiu que a nossa instituição não fechasse suas portas e queremos tranquilizar todos no sentido de afirmar oficialmente que o Instituto Federal Farroupilha, a partir da liberação de 100% do orçamento de custeio e 50% do investimento de investimento, cumprirá com todas as suas atividades dentro do exercício de 2019. Muito obrigada a todos e que estejamos juntos e fortes esperando um novo ano, com condições orçamentárias melhores que nos permitam resgatar as dívidas e os prejuízos que o orçamento bloqueado deste ano nos impôs”.

Da mesma forma, a direção do Campus Santa Rosa diz que vem trabalhando para atender as demandas de custeio e capital reprimidas desde o início do ano, viabilizando a finalização das atividades letivas e possibilitando o adequado funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão no início do ano de 2020.

“Agradecemos pela participação ativa de toda a comunidade acadêmica do Campus Santa Rosa, auxiliando na redução e controle dos recursos orçamentários. Agradecemos também à comunidade externa que se mostrou solidária ao longo desse período de sérias restrições orçamentárias”, diz a diretora-geral, Renata Rotta.

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Ensino

Dom Bosco ativa Disciplina Projeto de Vida

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Com a realização de conversas em sala de aula, atividades, palestras e rodas de conversa, os alunos podem pensar sobre si e suas projeções futurasCom o objetivo de valorizar as vivências dos alunos, para que cada um deles possa refletir sobre seu papel social, desejos pessoais e sobre o impacto de suas escolhas, a disciplina Projeto de Vida do Colégio Salesiano Dom Bosco realiza diversas atividades. Com a promoção de palestras, rodas de conversa e momentos de reflexão, os estudantes podem esclarecer sobre objetivos e anseios pessoais. Ao longo de todo o ano, a escola irá convidar ex-alunos e profissionais de diferentes áreas para conversar com as turmas do Ensino Médio.De acordo com Bruna Hohm, professora da disciplina, “o Projeto de Vida considera os educandos como protagonistas de sua própria formação, como sujeitos integrais, que têm sonhos, expectativas, limitações e são capazes de decidirem o que querem e onde querem chegar para, então, idealizar e trilhar a jornada que os levará aos seus propósitos e contribuirá com sua escolha profissional”. Ao longo da disciplina, o estudante pode identificar suas potencialidades e dificuldades, tendo acompanhamento e suporte para desenvolver seus projetos com consciência crítica, criativa, autônoma e responsável.Para Maria Luiza Mallmann, aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio, o Projeto de Vida é uma matéria que promove o autoconhecimento e faz refletir a respeito do futuro, servindo como um guia, baseando-se nas áreas de conhecimento que cada um mais se identifica. “A disciplina te mostra que a felicidade e plenitude vão além de conquistas profissionais, que tu precisa estabelecer objetivos e metas pessoais, que irão te motivar a ser alguém melhor e fazer com que tua vida valha a pena”. Como o Ensino Médio é uma fase de transição, amadurecimento e de decisões importantes, a disciplina Projeto de Vida tem um papel importante em guiar e orientar os estudantes.

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Destaque

Programa Papo de Responsa da Polícia Civil

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A Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa, esteve representada nesta quinta-feira (17), no Programa Papo de Responsa da 10ª Região Policial. A roda de conversa aconteceu na E.M.E.F Pedro Speroni. Na oportunidade, foram trazidos diversos temas que impactam a vida da menina e da mulher.
Participaram do Programa, as profissionais: Solange Griza, Assessora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura e as Escrivãs da Polícia Civil, Rosana Lisik e Marcia Basso. Durante o dia foram desenvolvidos diálogos sobre as formas de violência. Também foi falado sobre os serviços e telefones disponíveis para as vítimas. Durante a ação, os participantes puderam tirar dúvidas e contribuir, o que gerou uma significativa troca de informações e conhecimentos. O Papo de Responsa atua na região de Santa Rosa desde 2016 e as instituições de ensino interessadas em agendar o recebimento do Programa, podem entrar em contato com a Polícia Civil, pelo telefone (55) 3513-6000.
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Destaque

Novo projeto para adequar salário dos professores ao piso nacional

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Diante do reajuste de 33,24% no piso nacional do magistério, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, o governo do Estado precisará readequar o salário dos professores estaduais. O reajuste concedido no ano passado, de 32% sobre o subsídio, levou o piso dos professores gaúchos para 3.809,92, abaixo dos R$ 3.845,63 definidos pelo governo federal.

A decisão sobre como compensar a diferença deve ser tomada ao longo da semana pelo governador Eduardo Leite. No momento, a tendência é de que o governo envie um novo projeto à Assembleia incorporando o valor aplicado pelo Palácio do Planalto.

Com essa solução, o subsídio de todos os professores deve sofrer um pequeno reajuste, já que o novo plano de carreira aprovado em 2020 garante uma distância salarial mínima entre os diferentes níveis e classes da tabela remuneratória.

A alternativa seria pagar um completivo aos professores, o que teria impacto financeiro semelhante e abriria brecha para um eventual passivo judicial futuro.

Leite gostaria de eliminar do dicionário de seu governo a palavra “completivo”, usado desde 2009 para que nenhum professor recebesse menos do que o piso nacional do magistério, o que acabou achatando o plano de carreira. Com o novo plano, a promessa foi de respeitar a diferença entre um degrau e outro.

Na sexta-feira, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, disse que o tema será discutido pelo governo durante esta semana.

 — Ainda não fizemos esse debate porque aguardávamos a manifestação do presidente da República (a portaria foi assinada na sexta-feira). Vamos debater qual o melhor caminho, valorizando o que fizemos no ano passado  —  destacou Lemos.

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