Ensino
IFFar disponibiliza vagas para o Técnico em Alimentos Proeja

O IFFar Campus Santa Rosa está oferecendo 20 vagas remanescentes para o curso Técnico em Alimentos para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). As vagas ofertadas são para entrada no primeiro semestre letivo de 2020.
Podem concorrer os candidatos que possuírem o Ensino Fundamental e 18 anos completo comprovado no ato da matrícula.
A inscrição vai até sexta-feira, 07 de fevereiro, e deve ser realizada de forma presencial, na Secretaria do campus. As inscrições e o curso são gratuitos.
O curso Técnico Integrado Proeja em Alimentos tem a duração de três anos e é ofertado no período noturno. Os alunos terão a chance de conquistar não apenas o certificado de conclusão do ensino médio, mas também uma profissionalização, que aumenta as chances de conseguir um emprego.
O horário de atendimento da Secretaria do IFFar até sexta-feira (07) é das 7:30 às 13:30. Mais informações pelo tel.: 55 2013 0200.

Ensino
Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão conferir amanhã (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas do exame. O Enem impresso foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.
Os gabaritos serão divulgados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.
Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.
A previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de março. Nessa data, os participantes saberão também quanto tiraram na redação. No entanto, somente depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação, apenas para fins pedagógicos.
Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
As notas poderão ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que oferece vagas em instituições públicas – Programa Universidade para Todos (ProUni) – que oferece bolsas de estudo em instituições privadas – e, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento em condições mais vantajosas que as de mercado.
Reaplicação
O Enem ocorreu em meio à pandemia do novo coronavírus e, por isso, adotou uma série de medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscaras. Os participantes que estivessem com sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não deveriam comparecer aos locais de prova.
Esses estudantes poderão fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para isso, aqueles que ainda não o fizeram, têm até o dia 29 para solicitar a reaplicação na Página do Participante.] Podem também pedir para participar da reaplicação os candidatos que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de água ou luz e aqueles que foram impedidos de fazer o exame porque as salas estavam lotadas e era preciso garantir o distanciamento entre os participantes. Segundo o Inep, isso ocorreu em pelo menos 37 escolas de 11 cidades.
As provas foram canceladas no estado do Amazonas, em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D’Oeste (RO) por causa da pandemia. Esses estudantes também deverão fazer o exame na data da reaplicação. Eles não precisarão, contudo, solicitar a participação. Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais em todo o país contrárias à realização do exame.
Ensino
Unijuí oferta mais de 100 vagas pelo Fies

Serão abertas nesta terça-feira, dia 26 de janeiro, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação (MEC). Para este primeiro semestre, a Unijuí contará com 101 vagas, divididas em diferentes cursos e nos quatro campi da Instituição: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. A relação completa das vagas pode ser acessada no site unijui.edu.br. Interessados têm até o dia 29 de janeiro, sexta-feira, para se inscrever diretamente no portal do novo Fies, no endereço fies.mec.gov.br.
Para se inscrever, é necessário efetuar o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta “gov.br”, caso seja o primeiro acesso à plataforma; ou inserir o número do CPF e senha, caso já possua uma conta. Após realizar o procedimento, o candidato retornará ao FiesSeleção para continuar a sua inscrição.
Somente poderão participar os candidatos que obtiveram média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado entre os anos de 2010 a 2019. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Os resultados estarão disponíveis a partir de 2 de fevereiro. O candidato que não for convocado na chamada única regular estará automaticamente na lista de espera. A complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única vai de 3 a 5 de fevereiro.
O Fies é um programa do MEC que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pela pasta e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa. O novo Fies divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juro zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Destaques:
Unilab da Unijuí inicia coletas para pesquisa nacional que rastreia a covid-19
Trabalho de Conclusão aborda estado nutricional de pacientes com covid-19
Ensino
Fies: Precisa fazer uma negociação? Veja o prazo final para 2021

A boa notícia, é de que os estudantes podem obter descontos relacionados às multas e juros que tenham sido somadas às parcelas em aberto.
Regularização
É possível escolher efetuar o pagamento em quatro parcelas semestrais, pagas até 31 de dezembro de 2022 ou ainda em 24 parcelas mensais, com redução de 60% dos encargos e pagamento a partir de 31 de março de 2021.
Além disso, o estudante pode escolher em realizar parcelamentos em 145 com redução de 40% e 25%, respectivamente, e os pagamentos devem ser feitos a partir deste mês.
Outra opção é o parcelamento em até 175 parcelas mensais e sucessivas, vencíveis a partir de janeiro, com redução de 25% dos encargos moratórios.
Vale ressaltar que a parcela mínima mensal é de R$ 200.
Adesão
Os interessados que possuem débitos em aberto, podem fazer a negociação através do Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.
Ambos disponibilizam atendimento através dos canais virtuais.
Veja como é simples:
Caixa Econômica Federal: a renegociação pode ser solicitada pelo estudante pelo portal SIFES-Web.
Banco do Brasil: a operação pode ser realizada via aplicativo do banco. Basta acessar a opção “Soluções de Dívidas”, depois clicar em “Renegociação Fies”. Feito isso, basta fazer uma análise e simular as condições de parcelamento disponíveis.
O atendimento também acontece nas agências, inclusive com a necessidade de comparecimento dos fiadores.
Regras para 2021
Nesta segunda-feira, 25, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União, as novas regras para o processo seletivo do FIES que passam a valer no segundo semestre de 2021.
O cronograma de seleção, entretanto, ainda será publicado em edital específico.
Para participar da seleção, é preciso que o interessado tenha renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, além de ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos.
Através da seleção, o estudante pode conquistar uma vaga e garantir sua bolsa de estudos, mediante às condições de financiamento do programa.
FIES
Trata-se de um programa criado pelo governo federal em 1999, com a intenção de facilitar a disponibilização de crédito para que estudantes possam financiar seus estudos em faculdades privadas.
Em 2017 foi estabelecido o Novo FIES por meio da Lei nº 13.530, visando a concessão de financiamento a estudantes de cursos superiores, não gratuitos, e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Desta forma, a Caixa passou a atuar no Novo FIES como gestora e possibilitando juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
FONTE: Jornal Contábil
[mailpoet_form id="1"]-
Clima/Tempo12 meses atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque11 meses atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque10 meses atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized10 meses atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized1 ano atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Destaque10 meses atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized10 meses atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Uncategorized1 ano atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM