Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
IBGE mostra que indústria e varejo tiveram melhora em maio no Estado – Portal Plural
Connect with us

Geral

IBGE mostra que indústria e varejo tiveram melhora em maio no Estado

Reporter Cidades

Publicado

em



 

A economia do RS apresentou melhora nos setores da indústria e do varejo em maio, mostram dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (8/7), o levantamento  apontou crescimento de 13,3% entre abril e maio na atividade industrial gaúcha.

A alta é a quarta maior entre os Estados e supera a média da indústria nacional, que registrou aumento de 7% no mesmo período. Em época de pandemia, os dados são um indicativo de que o RS, além de registrar números abaixo da média nacional em relação à proporcionalidade envolvendo casos confirmados e óbitos por Covid-19, está conseguido manter a liberação das atividades econômicas acima da média de outras regiões do país.

De acordo com o pesquisador do Departamento de Economia e Estatística (DEE) do Estado, Martinho Lazzari, o resultado positivo reflete medidas adotadas pelo governo, como a possibilidade de retomada de atividades por meio do modelo de distanciamento controlado. “Em maio, praticamente todos os setores aumentaram suas produções. A gente chama atenção para as indústrias de móveis, calçados, máquinas, equipamentos e veículos automotores. Com a diminuição de algumas restrições, a maioria dos setores pôde produzir mais”, explica.

Quando comparados os meses de maio de 2020 com maio de 2019, o Estado apesenta queda de 27,3% no setor industrial, resultado que coloca o RS entre as unidades da federação mais afetadas pela desaceleração econômica. No acumulado do ano, a indústria gaúcha também acompanhou a retração de outros estados e registrou -16,6%.

“O nível de produção do Estado em maio relacionado ao mesmo mês em 2019 ainda está 1/4 abaixo do que era um ano atrás. Os efeitos da pandemia ainda estão presentes”, afirma Lazzari.

Vendas comércio JUN19 MAI20

No comércio varejista ampliado – índice que contempla os grupos de atividades do varejo e mais os segmentos de veículos e motocicletas, peças e de material de construção – o RS acompanhou tendência de alta nas 27 unidades da federação, registrando aumento de 27,9% nas vendas de maio de 2020 em comparação ao mês de abril. A taxa está bem acima do crescimento nacional de 19,6%.

Segundo Lazzari, os dados revelam que comércio conseguiu recuperar partes das perdas registradas em março e abril. “Em maio, o Estado apresentou o segundo melhor desempenho do país no comércio varejista ampliado, ficando atrás apenas do Amazonas. É uma notícia muito positiva porque viemos de dois meses de queda: -18,8% em março e -11,8% em abril. Então esse crescimento de 27,9% é bastante animador”, afirma.

No comparativo dos meses de maio de 2020 e de 2019, o comércio gaúcho vendeu 8,4% a menos. O economista do DEE explica que, embora o nível de venda esteja negativo, o desempenho é superior à média nacional, que registrou decréscimo de 14,9% no mesmo período.

Texto: Guilherme Hamm
Edição: Marcelo Flach/Secom

Fonte: Estado RS

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Osmar Terra tem condição estável e bom padrão respiratório após internação por Covid-19

Reporter Global

Publicado

em

Deputado federal apresentou melhora no quadro geral, segundo informação do Hospital São Lucas, de Po | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

 

Deputado federal apresentou melhora no quadro geral, segundo informação do Hospital São Lucas, de Porto Alegre

 

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) está com a saúde estável e com bom padrão respiratório após ser internado no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, por conta da Covid-19. A informação foi divulgada nesta terça-feira em um boletim informativo do complexo hospitalar.

De acordo com o documento, Terra apresentou melhora no quadro geral e está respondendo às medidas adotadas até o momento. Ele está sob os cuidados do médico infectologista Fabiano Ramos. O boletim foi assinado pelo diretor técnico Saulo Gomes Bornhorst.

 

 

Correio do Povo

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

PF combate, no Rio, furtos de encomendas nos Correios

Reporter Global

Publicado

em



 

Operação cumpre nove mandados de busca e apreensão

 

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (24) nove mandados de busca e apreensão contra suspeitos de participar de um esquema de fraudes e desvios de encomendas nos Correios. Os mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro. Entre os endereços alvos da ação de hoje está o Centro de Distribuição da empresa em Benfica, na zona norte da cidade.

A operação Replicante investiga um esquema de desvios de encomendas de alto valor, como celulares e eletrônicos, que chegavam na unidade de Benfica, para usuários dos Correios.

Os envolvidos no esquema substituíam as etiquetas verdadeiras, que continham os dados dos reais destinatários, por adesivos falsos, que mostravam o endereço de outra pessoa envolvida na fraude. Assim, as encomendas desapareciam do fluxo postal oficial.

Segundo a PF, os carteiros, que faziam as entregas, aparentemente não participavam do esquema criminoso e deixavam as encomendas nos endereços errados por causa das etiquetas falsas. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de organização criminosa e peculato.

A investigação conta com o apoio dos Correios, segundo a Polícia Federal.

 

 

Agencia Brasil

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Azul retoma voos para mais três cidades gaúchas

Reporter Global

Publicado

em

Azul voará para Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul Azul / Reprodução

 

Passagens começam a ser vendidas ainda nesta semana

 

A Azul decidiu retomar os voos para mais três destinos gaúchos: Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul. A informação foi repassada pela companhia aérea ao presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Regional no Rio Grande do Sul, deputado estadual Frederico Antunes.

Serão voos entre Porto Alegre e Uruguaiana; e Porto Alegre e Santo Ângelo, com cinco frequências semanais, de segunda a sexta-feira. Também haverá uma rota entre Caxias do Sul e Campinas (SP), com sete frequências semanais, de segunda a domingo. As vendas das passagens começam nesta quarta-feira (25). Já os voos terão início em 1º de fevereiro de 2021.

– Com esse anúncio de hoje, a partir de fevereiro, serão sete destinos com voos regionais retomados no Rio Grande do Sul: Pelotas, Santa Maria, Canela, Torres, Uruguaiana, Caxias do Sul e Santo Ângelo – lembra o deputado.

Na semana passada, a coluna noticiou os voos da temporada de verão, que ligarão Porto Alegre a Torres e Canela, relembre: Azul terá novos voos para serra e litoral do RS; veja os preços das passagens

Em outubro, a coluna noticiou a retomada de voos regionais pela Azul a partir de 8 de dezembro. São rotas ligando Porto Alegre a Santa Maria e Pelotas, relembre: Azul anuncia retomada de voos regionais no RS

Os voos regionais são operados pela Azul Conecta, subsidiária de atuação local da companhia aérea Azul. São usadas aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para nove clientes. Ao todo, no país, serão 45 voos diários na ação chamada de Verão Azul Conecta.

 

 

ClicRBS

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

O que você achou do site novo do Portal Plural?

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×