Hospital Vida & Saúde oferece Práticas Integrativas aos profissionais da Unidade Dom Bosco – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Hospital Vida & Saúde oferece Práticas Integrativas aos profissionais da Unidade Dom Bosco

Publicado

em



Em tempos de pandemia, cuidar do profissional da saúde é fundamental. Pensando nisso, o Hospital Vida & Saúde deu início a um novo projeto, e está oferecendo Práticas Integrativas e Complementares (PICs) aos profissionais da Instituição, em espaço disponibilizado pela FUMSSAR. Quiropraxia, aromaterapia, massoterapia, musicoterapia e auriculoterapia são algumas das atividades disponibilizadas nesta fase inicial do projeto. Promovido pelo Programa Voluntariado do Hospital, a iniciativa conta com a adesão de profissionais que prestam atendimentos aos colaboradores da Instituição, de forma voluntária. Neste primeiro momento, o projeto está sendo oferecido para os profissionais que atuam na Unidade Dom Bosco, onde estão centralizados os atendimentos de casos COVID do Município e região. “A pandemia exigiu muito de todos os profissionais do Hospital, mas sabemos que o dia a dia dentro da Unidade Dom Bosco, que trata especificamente de casos COVID, tem extenuado os profissionais. Encontramos neste projeto, uma forma de oferecer alternativas que ofereça momentos de bem-estar! É uma forma de carinho e agradecimento a estes profissionais”, explica a diretora-geral, Vanderli de Barros.

Para que a ação saísse do papel, o apoio de voluntários foi fundamental. “O Programa Voluntariado tem se mostrado ainda mais solidário ao Hospital neste momento de pandemia. Quando apresentamos o projeto, rapidamente, conseguimos formar um grupo disposto a oferecer às práticas aos nossos profissionais. É muito gratificante ver a entrega, o interesse e o carinho de cada voluntário com os profissionais do Hospital”, destaca a coordenadora do Programa Voluntariado do Hospital, Zulamar Pudell.

Antes de dar início ao projeto, os voluntários passaram por capacitações, com o Controle de Infecção Hospitalar e com a equipe da Segurança do Trabalho do Hospital. Na oportunidade, o grupo recebeu orientações sobre o protocolo de higienização das mãos e todos os cuidados necessários em função da pandemia, bem como orientações sobre o uso de equipamentos de proteção de individual (EPIs). “Por ter vivenciado experiências em situações de linha de frente, entendo que todo profissional da saúde necessita de cuidados e assistência. Venho me unir ao voluntariado da instituição para contribuir com toda minha assistência e cuidado em prol da vida humana, no bem-estar físico, mental e espiritual”, ressalta a enfermeira Madelaine Berté, responsável pela prática da Massoterapia.

Outro apoio que fez a diferença para o projeto, foi o da Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR) que disponibilizou um amplo e completo espaço. Inaugurado no fim de 2020, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares já oferece este tipo de atividades aos pacientes da Rede Básica. Com uma escala de profissionais preparados, o Centro também receberá profissionais do Hospital Vida & Saúde.

Para os colaboradores que participaram das primeiras atividades, as avaliações foram bem positivas. “Me sinto muito bem! Nós muitas vezes nos voltamos para um tratamento apenas com medicamentos e isso, nem sempre é necessário ou suficiente, nós também podemos fazer uma atividade física, uma meditação ou uma auriculoterapia”, destaca a farmacêutica Caroline Ferraza, que participou da primeira sessão de auriculoterapia. “A massoterapia me proporcionou um momento de relaxamento e bem estar, além de conhecer mais sobre elas. Esse gesto demonstra a preocupação e a forma de cuidado com o colaborador”, relata a enfermeira da UTI Covid, Tailene Kunkel. A partir do sucesso dos primeiros atendimentos, o Programa Voluntariado se prepara para, muito em breve, oferecer as Práticas para todos os profissionais da Instituição, que atualmente, conta com mais de 1.100 funcionários.

O que são as Práticas Integrativas e Complementares

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Anderson recebe Comenda da Brigada

Publicado

em



Nesta semana, o Prefeito Anderson Mantei recebeu a Comenda do Batalhão da Brigada Militar. A honraria foi entregue pelo Tenente Coronel Wladimir Luis da Silva Rosa, Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar do RS. O ato foi realizado na Câmara de Vereadores. O reconhecimento se dá pelas atuações profissionais e sociais realizadas pelo prefeito.

A Comenda do Comando Ambiental da Brigada Militar foi instituída pela Portaria n°421/EMBM/2010. O objetivo do título é homenagear personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que se destacaram por suas relevantes contribuições prestadas ao CABM.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vice-prefeito Taborda foi a Brasília em busca de recursos para Giruá

Publicado

em



O vice-prefeito Dari Taborda está em Brasília desde a última segunda-feira(18), visitou em torno de 15 gabinetes entre deputados federais e senadores, objetivando a busca de recursos através de emendas parlamentares para o orçamento de 2022. Segundo o vice-prefeito a viagem está sendo muito proveitosa no que tange às perspectivas para o município.

A comitiva giruaense esteve em audiência com o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes e encontrou-se com o chefe da Assessoria de Convênios Edmilson Alves, no Ministério da Agricultura, onde foram tratados assuntos do interesse do município. O vice-prefeito Dari Taborda está acompanhado do secretário interino de Planejamento Econômico, Paulo Engler e o vereador Luiz Cesar Mello.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Tuparendi abre edital para venda de lotes junto ao Distrito Industrial

Publicado

em



A Concorrência Pública irá ocorrer no dia 26 de outubro de 2021, terça-feira, às 9h, na Sala do Departamento de Licitações da Prefeitura Municipal, tendo como critério de julgamento a maior oferta. Os interessados em adquirir lotes e realizar a instalação de novas indústrias, transferência, ampliação ou criação de filiais poderão participar.

A forma de participação restringe-se ao protocolo junto a Prefeitura de dois envelopes identificados. No envelope número 1 (um), deverá conter o comprovante original do valor da caução, que é de 5% do valor mínimo do imóvel. No envelope número 2 (dois) deverá ser anexado o plano de negócios e a proposta financeira juntamente com a cópia do CNPJ e Contrato de Constituição da Empresa.

Quanto ao pagamento dos lotes, este poderá ocorrer à vista, ou a prazo. Sendo a prazo, terá uma entrada, de no mínimo 10% valor, que será pago no ato da assinatura da escritura de venda e compra por lote adquirido e o saldo poderá ser parcelado em até 60 vezes.

Como incentivo o Município proporciona junto ao Distrito Industrial: As ruas pavimentadas; rede do troco de energia elétrica de alta e baixa tensão; rede de água e a concessão de isenção do pagamento do IPTU incidente sobre os prédios, por um período de 5 anos; mais a terraplanagem necessária à instalação da indústria e suas ampliações.

Mais informações e detalhes poderão ser obtidos no Site do Município www.tuparendi.rs.gov.br, Link Licitações – Concorrência 02/2021, ou pelo telefone (55) 3543-0500, ramal 226, com a Secretaria de Planejamento.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×