Hortigranjeiros começa nesta quarta-feira, dia 9 – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Hortigranjeiros começa nesta quarta-feira, dia 9

Pável Bauken

Publicado

em



 

Os mais de 500 expositores já estão organizando seus espaços no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa, para receber o público de 100 mil pessoas aguardadas entre amanhã e domingo (09 a 13/10) no 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa).

O presidente, Aldir Mallmann, destaca que as atrações permanentes revelam uma feira diversificada, sendo que o público pode conferir atrações como o tradicional Pavilhão de Agroindústria e Hortigranjeiros, Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi, Exposição da Economia Solidária, Pavilhão da Floricultura, Mostra da Indústria e Comércio, Exposição de Pequenos Animais, Mostra de Plantas Medicinais, Pavilhão do Artesanato, Mostra da Pecuária, dezenas de atrações gastronômicas, Cozinha Experimental do Hortigranjeiros, Mostra da Agricultura Familiar da Emater/RS-Ascar, passeios de helicóptero, Rádio Parque, Parque de Diversões, shows e apresentações culturais.

Para proporcionar uma estrutura satisfatória aos expositores e visitantes, foram realizadas adaptações na infraestrutura elétrica, hidráulica e de internet, bem como montagem de estandes regularizados de acordo com o Plano de Prevenção de Incêndio (PPCI). A infraestrutura do Parque de Exposições, formado por 47 hectares, conta também com 3.500 vagas de estacionamento na parte interna, distribuídas em um amplo espaço arborizado.

Para garantir a segurança dos visitantes, todo o movimento no Hortigranjeiros será monitorado por mais de 50 câmeras, disponibilizadas por empresas privadas contratadas pela feira e pela Brigada Militar (BM). As empresas Protefort e Shelter serão responsáveis por serviços de vigilância, com profissionais atuando durante o dia e à noite, além do efetivo da BM. “É importante que a comunidade local e regional saiba que a edição do ano passado transcorreu de uma forma muito tranquila, sem ocorrências, de qualquer modo a Comissão de Segurança e Trânsito está trabalhando  levando em conta que não basta manter o padrão, temos que melhorar e inovar a cada ano”, destaca o coordenador da Comissão de Segurança e Trânsito, Major Valtair Dornelles.

Programação

Além das atrações permanentes, o evento conta com programações diárias. Nesta quarta-feira (09/10), os pavilhões abrem às 9h para receber os visitantes. Neste mesmo horário, ocorre a abertura oficial da Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi, onde serão recepcionados os visitantes em geral e as excursões organizadas pela Emater/RS-Ascar, com agricultores vindos de diferentes pontos da região, em parceria com a Viação Ouro e Prata. Em um espaço central, a Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi irá apresentar em 2.560 m2 práticas, tecnologias e manejo voltados à olericultura, fruticultura, hortas urbanas e em pequenos.

A visita guiada com os agricultores segue até a área da Emater/RS-Ascar, onde são apresentadas propostas e tecnologias para a diversificação da propriedade rural de forma sustentável, entre elas agroindústria, crédito, cooperativismo, educação e promoção da saúde, segurança e soberania alimentar, apicultura, qualidade do leite e nutrição animal, tecnologias de aplicação, Manejo Integrado de Pragas e Doenças, irrigação, energias renováveis, saneamento básico, solos e olericultura.

Às 10h30, ocorre a Reunião da Associação das Feiras Regionais, Integra, no auditório do Centro Administrativo do Parque. Haverá também oficinas culinárias de uso e aproveitamento de hortigranjeiros, às 11h, às 14h, às 15h e às 16h, em uma parceria entre Emater/RS-Ascar, Coopermil e Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres. Às 17h30, junto à Cozinha Experimental, acontece o lançamento do Livro de Receitas “Inove e Transforme: Sua Cozinha, um Laboratório de Delícias”, organizado por estas três entidades e que será distribuído gratuitamente durante a feira.

No Espaço Cultural, os visitantes acompanham a apresentação da Banda Marcial do Colégio Concórdia, às 15h, e show com Os Serranos, às 20h.

À noite, a comunidade é convidada a participar de palestra sobre Inovações Tecnológicas e novas tendências na área de alimentos, às 20h15, com os professores Mauriceia Greici de Oliveira e Rodrigo Magnos Soder, e da oficina de cookies com farinha de casca de laranja, com o professor Lauri Mayer, das 19h às 19h45, ambas atrações inseridas na Semana Acadêmica do Eixo de Alimentos do Instituto Federal Farroupilha, campus Santa Rosa (Iffar).

A programação completa pode ser conferida no www.hortigranjeiros.com.br

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Policia cumpre mandado na RS 344 em Santa Rosa

Reporter Cidades

Publicado

em



A DRACO, Policia Civil com apoio da Brigada Militar cumpre mandado de busca e apreensão em uma residência na RS 344, na entrada da cidade de Santa Rosa. A operação ocorre na tarde dessa quarta-feira (03/06), um cão auxilia na buscas.

A operação é comandada pelo Delegado Tiago Tescke da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Durante a operação foi encontrado um tablete de maconha.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

OMS anuncia retomada de testes com hidroxicloroquina para covid-19

Pesquisa que invalidou cloroquina não apresenta argumentos, afirma OMS

Reporter Cidades

Publicado

em

© Reuters / Diego Vara / Direitos Reservados

Após a análise de um estudo publicado pela revista médico-científica The Lancet, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou hoje (3) durante coletiva de imprensa que o grupo responsável retomará os protocolos com a cloroquina e sua variante mais recente, a hidroxicloroquina.

“Como vocês sabem, na última semana o Grupo Executivo dos Testes de Solidariedade [nome dado ao grupo de pesquisa que busca medicamentos eficazes contra o SARS-CoV-2] decidiu suspender o ramo de testes com hidroxicloroquina por preocupação no uso da droga. Essa foi uma decisão de precaução. Com base nos dados disponíveis, os membros recomendaram que não há razões para suspender o protocolo de testes”, afirmou Tedros.

A suspensão durou 10 dias (o anúncio foi feito em 25 de maio). Os testes com a hidroxicloroquina serão retomados com 3.500 pacientes em 35 países, informou o diretor-geral. Vários especialistas do mundo inteiro já haviam se manifestado contra a metodologia de mineração de dados usada pela Surgisphere – empresa responsável por coletar números para o estudo. “A OMS está comprometida em acelerar o desenvolvimento de terapias eficazes, vacinas e diagnósticos [contra a covid-19]  como parte do nosso compromisso em servir o mundo com ciência, resolução de problemas e solidariedade”, complementou.

Remessa

A decisão vem logo em seguida ao anúncio da doação de 2 milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil feita pelos Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, também enviou respiradores mecânicos.

ebc

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Entregue nova Ambulância do SAMU

Reporter Cidades

Publicado

em



O município de Três de Maio acaba de receber uma nova ambulância do SAMU. O veículo foi entregue pelo prefeito Altair Copatti para a Diretora Geral do Hospital Vida & Saúde, Vanderli de Barros. Profissionais que atuam no município e o Gerente regional do SAMU, Silvano Cervo também participaram do ato.

Esse ano, mais de 270 atendimentos já foram realizados no município. Segundo a Diretora Geral, Vanderli de Barros, “Ficamos muito felizes em receber uma ambulância nova, pois com certeza, irá qualificar ainda mais esse importante atendimento para Três de Maio”. O prefeito Copatti também destacou a relevância desse serviço realizado e gerenciado pelo Hospital Vida & Saúde para o município. A nova ambulância foi encaminhada pela União. O serviço está em funcionamento em Três de Maio desde 2009, desde então já foram realizados mais de 4 mil atendimentos.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×