Hoje é dia: há 25 anos, computador vencia Kasparov no xadrez – Portal Plural
Connect with us

Curiosidades

Hoje é dia: há 25 anos, computador vencia Kasparov no xadrez

Relembre fatos e datas da semana de 7 a 13 de fevereiro de 2021

Pável Bauken

Publicado

em

© Divulgação/Game Over: Kasparov and The Machine


Entre os fatos de destaque desta semana, completam-se 25 anos da primeira vitória de um computador no xadrez contra o russo Garry Kasparov. Há dez anos, no Egito, caía o ditador Hosni Mubarak durante a Primavera Árabe. E, nas ondas sonoras, ainda hoje ecoa a incomparável voz de Cauby Peixoto, que completaria 90 anos no próximo dia 10. A semana termina com a comemoração do Dia Mundial do Rádio (13).

O domingo (7) desta semana começa com o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. Representantes de diferentes etnias indígenas lembram que a luta traçada é tanto por bens essenciais – água e terra – quanto pela garantia da existência dos próprios povos.

“A água é a veia da mãe Terra, é o sangue da mãe Terra, é quem dá pulso e quem dá vida”, relata Júnior Xukuru, que mora na Reserva Indígena Recanto dos Encantados, em entrevista à Agência Brasil em 2018.

Dois anos de a data ser instituída pela Lei nº 11.696 de 12 de junho de 2008, a Agência Brasil também noticiava o debate sobre o projeto que tramitava no Senado.

Xeque-mate, Kasparov

Era 10 de fevereiro de 1996. Jogando com as peças brancas, um computador alimentado com pouco conhecimento sobre xadrez ganhava uma partida, pela primeira vez, sobre o campeão mundial Garry Kasparov. Mas não era uma máquina qualquer, e sim o supercomputador Deep Blue, da IBM, que conseguia avaliar e examinar 200 milhões de jogadas por segundo. Kasparov gastava um segundo para avaliar três jogadas.

Ainda assim, o jogador russo ganhou a rodada de seis partidas com um placar de 4 a 2 para o único humano da mesa. No ano seguinte, ele foi derrotado por um Deep Blue melhorado. Em 2003, Kasparov voltava a jogar contra outra máquina, o Deep Junior.

A volta do boêmio Cauby Peixoto

“Voltei, pra rever os amigos que um dia / Eu deixei a chorar de alegria / Me acompanha o meu violão”.

A letra de A Volta do Boêmio pode ser um aviso de que o cantor fluminense Cauby Peixoto continua presente na memória popular. No próximo dia 10, ele completaria 90 anos de vida, mas já faz cinco anos da morte de Cauby, um dos mais versáteis cantores da música brasileira.

Para recordar sua história, separamos algumas sugestões de conteúdos produzidos pelas Rádios EBC:

Por falar em rádios, onde Cauby sempre fazia sucesso dentro e fora dos estúdios da Rádio Nacional, no dia 13 é comemorado mundialmente o Dia Mundial do Rádio. Em 2011, as associações de rádios do mundo, lideradas pela Espanha, solicitaram à Organização das Nações Unidas que o dia 13 de fevereiro se tornasse o Dia Mundial do Rádio. Esta data foi escolhida por ter sido o dia de criação da Rádio das Nações Unidas, em 1946. Desde então, comemora-se esse meio de comunicação capaz e manter uma forte conexão e interação com os ouvintes:

Primavera Árabe no Egito

Uma série de protestos em vários países do Oriente Médio e Norte da África provocou a queda de presidentes e ditadores na região. Essa movimentação ganhou o nome de Primavera Árabe e teve como marco a renúncia de Hosni Mubarak, no dia 11 de fevereiro, após 18 dias de protestos no Egito. Mubarak esteve 30 anos no poder até ser obrigado a ser abandonar a Presidência em decorrência do levante popular. Ele morreu em 25 de fevereiro de 2020 com 91 anos.

7  fevereiro

Nascimento da cantora fluminense de samba Clementina de Jesus (120 anos)

Nascimento do pianista e compositor fluminense Romualdo Peixoto, o Nonô (120 anos)

Nascimento do pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino, naturalizado brasileiro Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé (110 anos)

Nascimento do cineasta argentino naturalizado brasileiro Héctor Babenco (75 anos)

Nascimento do compositor e regente paulista José Maria de Abreu (110 anos)

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas – instituído pela Lei nº 11.696, de 12 de junho de 2008

Dia Nacional do Trabalhador Gráfico – data criada em 1923, em razão de uma greve praticada por profissionais gráficos, que reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos

8 fevereiro

Nascimento do ator estadunidense James Dean (90 anos)

Nascimento da atriz e militante paulista Lélia Abramo (110 anos)

Nascimento do filósofo alemão Hans Albert (100 anos)

Nascimento da atriz paulista Jussara Freire (70 anos)

9 fevereiro

Nascimento do naturalista alemão Johann Baptist von Spix (240 anos) – em 1817, Spix e o seu colega Carl von Martius foram convidados para realizar uma expedição ao Brasil, com o objetivo de descrever sua fauna e flora. Compunham a Missão Artística Austro-Alemã, que acompanhou a princesa Maria Leopoldina de Áustria, futura imperatriz do Brasil

Morte do escritor, filósofo e jornalista russo Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski (140 anos)

Morte do advogado, professor, jornalista e político mineiro Carlos Luz (60 anos) – presidente da República de 8 a 11 de novembro de 1955, tendo, deste modo, se tornado o presidente do Brasil que ocupou a cadeira presidencial por menos tempo: apenas três dias

Morte do músico de rock estadunidense Bill Haley (40 anos)

Apollo 14 retorna à Terra depois do terceiro pouso humano na Lua (50 anos)

Cometa Halley aparece pela última vez no Sistema Solar interno, visível na Terra a cada 75–76 anos (35 anos)

Criação do elemento químico Copernício (25 anos)

10 fevereiro

Nascimento do cantor fluminense Cauby Peixoto (90 anos)

O supercomputador da IBM, Deep Blue, derrota Garry Kasparov no xadrez pela primeira vez (25 anos)

Aniversário da cidade-satélite de Santa Maria, Distrito Federal (31 anos)

11 fevereiro

Nascimento do músico e compositor fluminense Sérgio Mendes (80 anos)

Nascimento do escritor, dramaturgo, cronista e jornalista mineiro Mário Prata (75 anos)

Morte do escritor estadunidense Frank Herbert (35 anos) – mais conhecido pela obra Duna

Morte do etnólogo e fotógrafo francês Pierre Verger, nome religioso Fatumbi (25 anos)

Morte do futebolista paraense Waldir Cardoso Lebrêgo, o Quarentinha (25 anos) – até hoje, é o maior artilheiro da história do Botafogo, com 313 gols em 442 jogos

Durante a Guerra Fria, 87 países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, assinam o Tratado de Controle de Armas do Leito do Mar, que proíbe as armas nucleares no fundo dos oceanos em águas internacionais (50 anos)

Durante a Primavera Árabe, a primeira onda da Revolução Egípcia culmina com a renúncia de Hosni Mubarak e a transferência de poder para o Supremo Conselho Militar após 18 dias de protestos (dez anos)

Projeto Ligo anuncia a primeira observação direta de ondas gravitacionais (cinco anos)

Dia internacional das Mulheres e Meninas na Ciência – data aprovada pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, por meio da Resolução A/RES/70/212, para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência

12 fevereiro

Nascimento do ator, diretor, roteirista e produtor paulista Luiz Sérgio Person (85 anos), conhecido sobretudo por ter dirigido dois importantes filmes do cinema brasileiro dos anos 1960, São Paulo S.A. e O Caso dos Irmãos Naves

NEAR Shoemaker aterra em 433 Eros, tornando-se a primeira nave espacial a pousar em um asteroide (20 anos)

Lançamento do filme Drácula, de Tod Browning, em Nova York (EUA) (90 anos)

Papa Francisco e Patriarca Cirilo assinam uma Declaração Ecumênica no primeiro encontro entre líderes das igrejas Católica e Ortodoxa Russa desde a sua separação em 1054 (cinco anos)

13 fevereiro

Nascimento do ator, dublador e poeta fluminense Isaac Bardavid (90 anos) – foi radioator da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, atuando na série Teatro de Mistério

Morte do compositor e pianista fluminense José Francisco de Freitas (65 anos) – um dos responsáveis pela fixação da marchinha

Dia Mundial do Rádio – é uma comemoração internacional, que foi proclamada em 3 de novembro de 2011 na 26ª sessão da Unesco e que tem o aval da Assembleia Geral da ONU

ebc

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curiosidades

Mulher com suspeita de tuberculose estava com camisinha no pulmão

Reporter Cidades

Publicado

em



A vida de médicos e enfermeiros parece um verdadeiro filme, onde todos os dias diversas surpresas acontecem. Essas vão desde casos muito simples, até casos extremamente raros. Dentro de um hospital, várias coisas inusitadas podem acontecer num prazo de apenar 24 horas. Várias vezes, casos que parecem ser uma coisa, acabam revelando outras que nem mesmo os profissionais imaginavam. Um desses casos chamou a atenção do mundo recentemente, tendo surpreendido até mesmo a equipe médica. Uma mulher deu entrada na emergência se queixando de sintomas respiratórios, dor e tosse. A princípio, suspeitaram do que era mais óbvio: tuberculose.

A tuberculose (TB) é uma doença dolorosa que afeta os pulmões. Anualmente, mata mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de um quarto da população mundial esteja infectada com a bactéria da tuberculose, mesmo não tendo desenvolvido a doença. Se não forem tratadas, 45% das pessoas com toberculose acabam morrendo. Essa porcentagem aumenta em pacientes que também sejam HIV positivos. Embora possa ser vista como uma doença do passado, é preciso se atentar até os dias atuais.

No entanto, nem sempre o diagnóstico é o que realmente parece. Muitas vezes, pode ser apenas uma camisinha. Esse caso foi divulgado em um relatório médico publicado na National Library of Medicine, o que chamou a atenção de muitas pessoas. Confira conosco mais detalhes e surpreenda-se.

Paciente de 27 anos com sintomas de tuberculose

Tudo começou quando a mulher, de 27 anos, procurou a emergência, relatando febre, tosse e um muco persistente que já durava seis meses. Quatro meses antes disso, ela já havia procurado um hospital e se consultado. Na ocasião, o diagnóstico havia sido de tuberculose e um kit de remédios foi receitado. Ela seguiu o tratamento, mas os simplesmente não desapareciam por nada, o que fez com que ela procurasse novamente a emergência.

No hospital, desta vez, os médicos coletaram o escarro da paciente que não foi identificada. O material resultou negativo para tuberculose, o que deu início a uma longa investigação. Uma tomografia revelou então uma lesão no lobo superior direito de seus pulmões. Os médicos seguiram com a investigação e encontraram o que parecia ser um saco invertido no brônquio. A equipe removeu o misterioso material. Embora a maior parte tenha sido destruída pelo processo, ainda dava pra notar que era um preservativo.

A descoberta deixou os médicos surpresos. É bastante difícil imaginar como uma camisinha por ter parado no pulmão de uma pessoa. Desta forma, os médicos começaram a questionar a paciente, tentando compreender a origem da história.

Fim do mistério

O que parecia ser um mistério é, na verdade, algo muito simples. Durante as conversas, a paciente e o marido se lembraram de um episódio de meses atrás. Durante um momento íntimo, a mulher fazia sexo oral no marido quando a camisinha se soltou. Ela se lembra de ter tossido mas, no momento, nenhum dos dois deu importância para o ocorrido, pois imaginaram que seria expelido de forma natural.

Para os médicos, o constrangimento do casal pode ter colaborado para que a situação durasse todo esse tempo. Se tivessem contado isso logo, os médicos teriam suspeitado rapidamente. No entanto, é muito difícil para um casal contar algo desta forma. A paciente teve uma recuperação tranquila e ficou feliz por não ser tuberculose.

Fatos Desconhecidos

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Primeiro tuíte publicado é colocado à venda e recebe oferta de R$ 14,2 milhões

Reporter Global

Publicado

em



 

 

Postagem do fundador da rede social poderá ser comprada como um NFT, uma espécie de token digital com a assinatura do autor

O CEO e cofundador do Twitter, Jack Dorsey, colocou à venda o primeiro tuíte publicado na rede social. A publicação poderá ser comprada como um NFT (non-fungible token, ou token não fungível), uma espécie de item de colecionador digital.

Dorsey compartilhou na sexta-feira (5) um link para uma plataforma chamada “Valuables”, que permite a compra e venda de tuítes autografados pelos criadores.

O tuíte colocado em leilão foi postado em 2006 e diz: “apenas configurando meu twttr”.

Até o momento, o tuíte recebeu uma oferta de US$ 2,5 milhões (R$ 14,2 milhões) por Sinai Estavi, CEO da Bridge Oracle, de acordo com o site Valuable.

Os NFTs ganharam força nos últimos meses como uma tecnologia popular para vender arte digital e outras produções, como desenhos ou música. Um NFT é um token digital exclusivo que verifica com eficácia a autenticidade e a propriedade. Ele é criptografado com a assinatura do artista no blockhain, um livro digital usado em criptomoedas como a bitcoin.

No mês passado, uma colagem do artista digital Beeple de 5 mil imagens capturadas ao longo de 13 anos foi colocada à venda usando NFT. Foi a primeira arte puramente digital a ser colocada à venda dessa maneira.

Mas os NFTs não se resumem apenas às obras de arte. Eles também chegaram à NBA e são usados para comprar clipes de destaque de peças icônicas de basquete, como Lebron James fazendo uma enterrada.

A NBA Top Shot, um mercado NFT lançado pela startup de blockchain Dapper Labs, permite que os clientes comprem e vendam clipes de destaque de vídeos chamados de “momentos”. É uma reviravolta nos cartões comerciais físicos que têm lucrado muito com colecionadores na plataforma.

O movimento recente de Dorsey segue os esforços anteriores em torno de outras criptomoedas, particularmente bitcoin. Em fevereiro, o CEO de tecnologia anunciou um fundo de bitcoin com o rapper bilionário Jay-Z. Antes disso, a outra empresa de Dorsey, a Square (SQ) comprou 4.709 bitcoins em outubro ou o equivalente a US$ 50 (R$ 284,5) milhões na época.

 

FONTE: CNN

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Casa de isopor em Santa Rosa

Reporter Cidades

Publicado

em



Você já viu uma casa de isopor ?

Olha essa novidade na região, a Carol da Lord Of Pets está construindo a sua casa aqui em Santa Rosa com este material que é ecológico e reciclável, a primeira a ser feita pela construtora Manancial em toda região.

Veja na reportagem exclusiva.

Projeto com parceira de Americansul de Viamão
Contato para dúvidas e maiores informações (51) 99818-5180
Construtora Manancial (55) 97400-8434

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×