Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Henrique Franke palestra em Caxias – Portal Plural
Connect with us

Geral

Henrique Franke palestra em Caxias

Pável Bauken

Publicado

em



 

O santa-rosense Henrique Franke está realizando palestras em todo estado contando um pouco de sua trajetória no montanhismo. No mês de julho, ele já realizou palestras em Porto Alegre, São José dos Ausentes, na serra e em Santa Rosa. Na última semana, ele esteve em Caxias do Sul para realizar uma atividade em uma loja de equipamentos esportivos. Participaram clientes e a comunidade caxiense.

Na oportunidade, Henrique tratou sobre dois temas: o Trekking e a escalada do Everest. Trekking que é o termo utilizado para definir a caminhada de longa distância realizada até o acampamento base do Everest. Muitos esportistas realizam esse trecho. Durante a palestra foram apresentados por Henrique fotos, como foi o trajeto, os principais pontos turísticos, as cerimonias, e também os materiais utilizados para esse trecho.

Outro aspecto abordado pelo santa-rosense foi a escalado do Everest. Henrique foi o 19ª brasileiro, e o 3º e mais jovem gaúcho a escalar a montanha mais alta do mundo. Durante a palestra, ele pode contar um pouco sobre a sua história, os desafios, o planejamento, a gestão de risco e a motivação, “Lembre todos os dias quais são estes desafios e utilize como seu motor para evoluir e transformar sua vida”. Nesta semana, Henrique vai palestrar em Porto Alegre. Ele já está se preparando para o próximo desafio a Montanha Manaslu no Himalaia, oitava mais alta do mundo. A escalada vai começar dia 03 de setembro. Henrique Franke conta com patrocínio: Sicredi, CIEE, Botoli.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Efeitos que o calor excessivo produz em seu corpo

Reporter Plural

Publicado

em

Publicidade

Calor intenso, faz o organismo sofrer bastante, já que é preciso concentrar energia para manter a temperatura interna entre 36 e 37 graus. Para que o corpo não esquente demais, há um aumento da sudorese, ou seja, da produção de suor, que ajuda na termorregulação.

— Temos um mecanismo de termorregulação, que é responsável por manter o nosso organismo em uma temperatura estável. Quando o calor é intenso, o corpo ativa o hipotálamo (região do cérebro responsável pelo equilíbrio químico do corpo), que vai aumentar a sudorese, para conseguir equilibrar a temperatura do organismo — explica a nutróloga Alice Amaral.

Com a perda de líquido devido ao excesso de suor, o corpo pode apresentar variados sinais, como afirma a endocrinologista Michele Fonseca:

— Como as células precisam de água para realizarem suas funções corretamente, é normal sentirmos tontura, dor de cabeça, cansaço e moleza no corpo, além de ficarmos com a pressão baixa.

É importante beber muita água nestes períodos, quando a transpiração é intensa — a recomendação é tomar mais de dois litros por dia, mesmo para quem passa a maior parte do tempo em lugares com ar-condicionado. O suor também elimina sais minerais, que precisam ser repostos. A água de coco natural, por exemplo, é um ótimo isotônico e pode ser consumida para devolver ao organismo o sódio perdido.

— Os pacientes podem fazer um isotônico caseiro misturando um terço de colher de chá de sal integral em um litro de água. Na minha visão, ele é melhor do que os isotônicos industrializados — aconselha Alice.

Dicas para amenizar o problema

Beba muita água

A água é o líquido fundamental para hidratar o corpo nos dias mais quentes. Reponha também os sais minerais com água de coco

Evite bebidas alcoólicas

Apesar de ser uma das escolhas favoritas para se “refrescar” nos dias mais quentes, as bebidas alcoólicas ajudam o corpo a desidratar. Por tanto, em vez de ajudar, elas só pioram a situação

Faça refeições leves

A energia do corpo está toda voltada para amenizar a temperatura corporal e, por isso, o metabolismo fica mais devagar. Evite fazer refeições pesadas, porque o corpo vai demorar mais tempo para digerir e isto pode gerar algum mal estar

Coma frutas

Frutas como melancia, melão, laranja e pera, por exemplo, são ricas em água. Elas são ótimas opções para aumentar a ingestão de líquidos e sais minerais

Use roupas leves

O equilíbrio termostático do corpo só acontece quando o suor consegue ser eliminado para o ambiente. Por isso, é importante usar roupas que facilitem esta troca: prefira tecidos mais finos e claros

 

Fonte: Extra/Globo

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

7 dicas para evitar brigas nas redes sociais por causa de política

Reporter Plural

Publicado

em

Trabalhar as emoções e repeitar a opinião do outro deve ser um exercício diário para manter o vínculo com a família e amigos. ILUSTRAÇÃO GOOGLE

Neste período eleitoral de posturas tão acirradas entre os eleitores, tem muita gente perdendo amigos e vivenciando brigas com familiares. Os ânimos estão inflamados e muitos internautas estão usando as redes sociais não só para argumentar sobre suas posições políticas, mas também partindo para palavras agressivas. Algo que pode influenciar profundamente não só as relações pessoais, mas também as profissionais.

Para não passar uma impressão errada de intolerância no ambiente familiar, profissional ou de lazer, é importante ter alguns cuidados ao fazer postagens nas redes sociais ou divulgar informações no WhatsApp. Confira sete cuidados fundamentais para evitar brigas desnecessárias por causa de política:

1) Perceba que limites são necessários: é muito simples, no novo mundo online os valores devem ser os mesmos do mundo real. Muitos estão descobrindo essa realidade e acham que não existem leis, contudo, não é bem assim, por isso os cuidados devem ser similares aos que tomamos em nosso dia a dia, nos passeios, no trabalho ou em casa.

2) Foque no positivo: muitas pessoas debatem o problema dos outros, não seria melhor defender as qualidades do lado que defendem? O recomendável é valorizar e dar foco adequado ao que é positivo e evitar exposições desnecessárias.

3) Evite debates políticos mais tensos e brigas: emitir opiniões não tem problemas, contudo, em tempos de polarização, vemos muitas brigas e exposições desnecessárias, dificilmente mensagens em redes sociais mudarão opiniões de pessoas, muito pelo contrário, poderá ser vetor de ódio.

4) Respire fundo antes de responder: ao ver uma mensagem não precisa responder imediatamente, principalmente se estiver nervoso. Assim, não responda, pode até escrever o que pensa, mas deixe para enviar quando estiver mais calmo, releia antes de enviar. Na maioria das vezes perceberá que a resposta era desnecessária ou descabida.

5) Fuja da fake news: evite ser um replicador de informações falsas, nesta fase estão se multiplicando informações que não condizem com a verdade, assim cuidado ao enviar informações que recebe sem conferir fontes. E, se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que que incitem o ódio ou o preconceito.

6) Não faça para o outro o que não quer para você: antes de expor qualquer pessoa, pense bem: como se sentiria na posição do outro na hora que receber a mensagem? Se a pessoa te ofendeu, uma alternativa pode ser responder a mesma no particular, estabelecendo um limite na exposição.

7) Lembre-se, política passa: o momento político que passamos, mais cedo mais tarde, irá passar e teremos que nos adequar a uma realidade definida democraticamente. Assim, pense se vale a pena se desgastar com as pessoas por causa da política. Lembre-se, opiniões podem ser diferentes, sem interferir no afeto.

Fonte: Reinaldo Passadori, administrador de empresas com especialização em recursos humanos, especialista em Comunicação Verbal e CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

15 dicas para economizar a energia gasta pelo ar-condicionado

Reporter Plural

Publicado

em

Publicidade

Ter um ar-condicionado em casa é tudo de bom. É como ter um refúgio mágico para ir naqueles dias onde a sensação térmica ultrapassa os 40ºC na sombra. Afinal, a cada estação as temperaturas aumentam mais e com elas o consumo de aparelhos de climatização.

Possuir um ar-condicionado não é mais luxo e sim uma necessidade para conseguir passar pelo verão de forma confortável. Mas como lidar com a conta de energia elétrica que chega todo final de mês? a conta de luz vai lá em cima, por isso preparamos uma lista com 15 dicas para você economizar energia durante esse período e o susto ser menor no final do mês.

Dicas para Economizar

Economizando antes mesmo de comprar

Ter atenção no momento de escolher qual ar-condicionado levar para a casa pode ajudar muito a reduzir a conta de luz. Isso porque adquirir o modelo mais apropriado para o seu lar traz maior eficiência energética; e do contrário, errar na escolha pode representar gastos desnecessários. Veja as dicas!

  1. Escolha modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia;
  2. Prefira os modelos que possuam recursos de programação, como o Timer e Sleep;
  3. Compre um aparelho com a potência adequada para o ambiente calculando os BTUs necessários para climatizar o espaço;
  4. Se você pretende deixar o ar ligado por muito tempo, escolha um ar-condicionado inverter, eles são muito mais econômicos.

Economizando na instalação

Depois de adquirir um modelo econômico de condicionador de ar, é preciso também ter cuidado na hora de instalar o aparelho – uma instalação inadequada pode aumentar em até 20% o consumo de energia. Confira quais aspectos precisam de atenção!

  1. Instale a unidade externa (condensadora) em um local com boa circulação de ar;
  2. Não bloqueie as laterais e o fundo do seu aparelho de ar condicionado de janela. Isso reduz a eficiência do aparelho;
  3. Proteja a parte externa do aparelho do sol direto, sem bloquear as grades de ventilação;
  4. Instale o ar em pontos altos do cômodo, pois isso faz com que ele resfrie o ambiente sem consumir tanta energia;

Economizando no uso diário

Sem dúvida, o grande fator que acaba influenciando no consumo de energia do ar-condicionado (e, consequentemente, na conta de luz ao fim do mês) é a maneira como o aparelho é utilizado. Por isso, adotar alguns cuidados e práticas ajuda muito a manter a conta baixa e a temperatura confortável no seu lar.

  1. Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente: 23 graus costuma ser ideal;
  2. Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada do ar da rua;
  3. Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas;
  4. Mantenha os filtros limpos. Filtros sujos forçam o aparelho a trabalhar mais;
  5. Desligue o aparelho sempre que você se ausentar do ambiente por muito tempo, mas não desligue-o se a ausência for rápida, pois isso pode acabar aumentando o consumo de energia;
  6. À noite, ative a função Sleep (presente na maioria dos aparelhos split) que regula a temperatura automaticamente e economiza energia;
  7. Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados desnecessariamente no ambiente em que o condicionador de ar está, pois eles fazem com que o eletrodoméstico “trabalhe mais” para resfriar o cômodo!

Dica extra:

Usando seu ar condicionado da maneira correta, você economiza e também aumenta a vida útil dele. Ou seja, assim você garante muitos verões confortáveis – tanto para o seu bolso quanto para a climatização do seu lar!

 

 

FONTE: WEBCONTINENTAL

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×