Grupo Cena Viva conquista vários prêmios no festival teatral de Marau – Portal Plural
Connect with us

Cultura

Grupo Cena Viva conquista vários prêmios no festival teatral de Marau

Publicado

em



 

Na sexta-feira, 9 de agosto, o grupo teatral Cena Viva, de Santa Rosa, participou do Festival Estadual de Teatro Melhores do Ano (Fetema), na cidade de Marau (RS). A encenação de “O Ferreiro e a Morte” rendeu ao grupo um total de nove prêmios na competição.

Foram premiados: Vitória Ribas (atriz), Josafá de Souza (ator coadjuvante), Joana Reisdorfer e Fernanda Hirt (atrizes revelação), Kennedy Batista (ator revelação), Jadson Silva (sonoplastia e figurino) e o trabalho coletivo de maquiagem. “O Ferreiro e a Morte”, com direção de Jadson Silva, foi considerado o melhor espetáculo do festival.

O grupo teatral Cena Viva é fruto das Oficinas Culturais Municipais mantidas pela Secretaria de Desenvolvimento de Cultura e Esporte de Santa Rosa.

Grupo Cena Viva no Fetema, em Marau

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Ocorreu nesta última quarta-feira Workshop para Idosos

Publicado

em



Na manhã desta quarta-feira, (04), ocorreu no Centro Cívico um Workshop para Idosos. A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Assuntos de relevância para a melhor idade, como: direitos dos idosos, atos de violência que o idoso pode sofrer, crimes praticados contra o idoso, além de orientações sobre segurança bancária foram temas abordados.

A secretária Rita Strasser fez a abertura do evento e falou da alegria de poder, reunir representantes do público idoso de Santa Rosa, para passar estas orientações. A Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Roseli Bess ressaltou a relevância do workshop, “A expectativa de vida vem aumentando a cada dia e a cidade, o estado, o Brasil tem que estar preparado para proporcionar as condições adequadas que o idoso precisa para ter uma vida digna e de respeito”.

Os idosos puderam ouvir uma explanação sobre os seus direitos, tipos de violências e os crimes que podem ser cometidos contra eles. Foi reforçado que a responsabilidade e o dever do cuidado com o idoso é da família.

Após as orientações sobre os direitos, os funcionários do Banco Sicredi fizeram uso da palavra e deram informações sobre segurança bancária para os idosos. O Assistente de Negócios, Lucas Juver contou que recebem muitos casos de idosos que foram enganados e acabam sofrendo algum prejuízo financeiro por não ter acesso a informações adequadas.

O Workshop para Idosos faz parte da programação dos 90 anos de Santa Rosa e contribuiu com esclarecimentos para o público da melhor idade do município.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cultura

Santa Rosa tem Gibiteca

Publicado

em



No ano em que a Biblioteca Municipal completa 80 anos, e que o município celebra 90 anos, um presente foi entregue para a comunidade. Santa Rosa passou a ter uma Gibiteca com acervo de revistas em quadrinhos. A entrega oficial ocorreu nesta terça-feira (03), na Biblioteca Municipal Olavo Bilac e contou com presença de diversas autoridades, representantes da ACISAP, Casa da Amizade, Liga de Combate ao Câncer, Interact e Rotaract.
O projeto foi idealizado por Luzan Traesel que é professora, pianista, artista plástica, escritora e contadora de histórias, “Agradeço a Deus por poder estar aqui e tocar mais esse projeto. Há 47 anos vivo em Santa Rosa cidade que me acolheu tão bem. Em 2019 eu vi uma notícia sobre a maior Gibiteca do país e pensei, nós temos que ter uma”.
A Gibiteca é um espaço reservado para a divulgação e leitura de histórias em quadrinhos de várias faixas etárias e temáticas. Durante a entrega oficial, o vice-prefeito Aldemir Ulrich agradeceu o trabalho voluntário de todos que se envolveram, em especial, a Luzan, “Contamos com um grupo de voluntários que faz a diferença em nossa cidade então nós temos que agradecer, pois mais uma vez estamos fazendo a diferença”.
A utilização do gibi para aprendizagem apresenta um ótimo resultado, pois as histórias são atraentes e prendem atenção dos alunos. Para a Secretária de Educação Lires Zimmermann Führ, essa é uma grande oportunidade para todos os alunos de Santa Rosa, “Abraçamos essa ideia com muito carinho e pensamos em brindar Santa Rosa que completa 90 anos com esse importante presente para a comunidade, agradecemos a Luzan e todos envolvidos”. Rosângela Eidt, que é madrinha da Gibiteca ressaltou que o projeto vai continuar e que a meta é arrecadar com a comunidade mais gibis e ampliar o acervo.
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cultura

Governo publica decreto que regulamenta a Lei Rouanet

Norma incentiva o desenvolvimento de projetos culturais no país

Publicado

em

© Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), conhecido como Lei Rouanet. A norma, publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União, incentiva o desenvolvimento de projetos culturais no país capitalizando e distribuindo recursos para o setor cultural. “Assinamos o decreto que regulamenta o Programa Nacional de Apoio à Cultura. O instrumento objetiva uma gestão eficiente, com controle de prestação de contas — e traz inédita valorização de Belas Artes e Arte Sacra”, comentou Bolsonaro hoje no Twitter.

Além de incentivar às Belas Artes, envolvendo a arquitetura, pintura, escultura, música, dança, teatro e literatura, o programa terá um plano anual que será desenvolvido pela Secretaria especial de Cultura, chefiada hoje por Mario Frias.

Entre os tipos de projetos listados como os que podem receber apoio do programa estão os que fomentam atividades culturais “com vistas à promoção da cidadania cultural, da acessibilidade artística e da diversidade”. Também podem ser apoiados os que desenvolvem atividades que fortaleçam e articulem as cadeias produtivas e os arranjos produtivos locais que formam a economia da cultura.

A lista inclui ainda iniciativas que promovam a difusão e a valorização das expressões culturais brasileiras no exterior, assim como o intercâmbio cultural com outros países. Ações com vistas a valorizar artistas, mestres de culturas tradicionais, técnicos e estudiosos da cultura brasileira, também são elegíveis.

O Pronac prevê ainda apoio as atividades culturais de caráter sacro, clássico e de preservação e restauro de patrimônio histórico material, tombados ou não. Também pode ser acionado para impulsionar festejos, eventos e expressões artístico-culturais tradicionais, além daquelas já tombadas como patrimônio cultural imaterial.

A Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo poderá escolher, mediante processo público de seleção, os programas, projetos e ações culturais a serem financiados e poderá designar comitês técnicos para essa finalidade.

Recursos

Segundo o decreto, o montante dos recursos destinados aos processos públicos de seleção e a sua respectiva distribuição serão definidos pelo ministro do Turismo e publicado no Diário Oficial da União, com base em proposta elaborada pelo Secretário Especial de Cultura do Ministério do Turismo, observado o estabelecido no plano anual do Pronac.

As empresas patrocinadoras interessadas em aderir aos processos seletivos promovidos pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo deverão informar, previamente, o volume de recursos que pretendem investir, bem como sua área de interesse, respeitados o montante e a distribuição dos recursos definidos pela Secretaria Especial.

ebc

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×