Ensino
Governo encaminha proposta ao Congresso sobre o novo ensino médio: saiba as possíveis alterações.
Conforme o Ministério da Educação, proposta inclui aumento da carga horária mínima e prevê retomada de todas as disciplinas obrigatórias da formação geral básica; língua espanhola deverá voltar a ser obrigatória em todas as redes no prazo de três anos
O governo federal encaminhou na terça-feira, 24, ao Congresso Nacional um projeto de lei que estabelece diretrizes de reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), entre as alterações, o PL propõe a retomada do mínimo de 2.400 horas para todos os estudantes cursarem o ensino médio sem a integração com um curso técnico.
“O PL altera a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e revoga parcialmente a Lei nº 13.415/17, que estabeleceu o Novo Ensino Médio”, afirma o MEC.
“A iniciativa é fruto do diálogo com setores da educação e da sociedade civil e tem o objetivo de resolver problemas identificados por profissionais da área e por estudantes”, publicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu perfil nas redes sociais.
No momento da assinatura, de acordo com o MEC, além do ministro da Educação, Camilo Santana, representantes de diversas entidades representativas do setor estiveram presentes. Entre eles, o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Fórum Nacional de Educação (FNE), o Fórum Nacional dos Conselho Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Confira a seguir os principais pontos das novas diretrizes:
- “Considerando que a redução da carga horária da Formação Geral Básica, com teto de 1.800 horas para as disciplinas comuns do ensino médio, resultou na fragilização da formação dos estudantes, o PL propõe a retomada do mínimo de 2.400 horas para todos os estudantes cursarem o ensino médio sem a integração com um curso técnico”, afirmou o MEC.
- Além disso, o texto permite, de forma excepcional, a flexibilização da carga horária da Formação Geral Básica, com 2.100 horas, para a oferta de cursos de formação técnica e profissional de pelo menos 800 horas que estejam regulamentados no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
- “Diante da constatação de que houve a eliminação ou diminuição da carga horária das disciplinas que faziam parte do ensino médio — sociologia, filosofia, artes, educação física, entre outros —, o projeto de lei prevê a retomada de todas as disciplinas obrigatórias, incluindo a língua espanhola, que deverá voltar a ser obrigatória em todas as redes no prazo de três anos.
- História, geografia, química, física, biologia, matemática, língua portuguesa e língua inglesa também estão na proposta de componentes curriculares obrigatórios.
- Outra proposta do governo é revogar os Itinerários Formativos e introdução dos Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos, na forma de quatro arranjos interdisciplinares, combinando ao menos três áreas do conhecimento.
- “Cada escola deverá ofertar, no mínimo, dois percursos de aprofundamento e integração de estudosaté o início do ano letivo de 2025″, reforçou o MEC.
O PL propõe, ainda, a criação de parâmetros nacionais para a construção dos Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos, de forma a garantir que a oferta desses percursos não produza desigualdades e dispersão, fatores identificados na implementação do modelo anterior, de acordo com a pasta.
O texto sugere a vedação da utilização de educação a distância na oferta da Formação Geral Básica e apresenta uma proposta de regulamentação para o uso excepcional da modalidade em determinados contextos, a ser elaborada pelo MEC em parceria com o CNE.
“Além disso, está prevista a revogação do dispositivo que permitia incluir, entre os profissionais da educação, aqueles que, eventualmente, tivessem reconhecimento de notório saber para a atuação excepcional como docentes em cursos de educação profissional e tecnológica”, complementa o MEC.
O projeto de lei, de acordo com o ministério, foi criado a partir das contribuições da sociedade que o MEC recebeu sobre o tema, entre 9 de março a 6 de julho deste ano, por meio da consulta pública para avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio.
Fonte: Estadão
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Destaque
Corsan inicia visitas da comunidade à estação de tratamento de água
Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Santos Dumont – Polivalente visitaram a estação de tratamento de água e os laboratórios da Corsan em Santa Rosa, na tarde de terça-feira, 22. Esta foi a primeira visita guiada no município e integra o programa Portas Abertas, criado para receber alunos e público em geral nas instalações da Companhia.
Os estudantes viram de perto como funcionam as etapas do caminho da água, desde a captação, em rios, arroios ou poços artesianos até chegar às torneiras dos consumidores, depois de passar por tratamento e ser enviada aos reservatórios. Também receberam explicações sobre o constante monitoramento dos padrões de potabilidade (realizado em laboratórios), a importância do consumo da água tratada e como evitar o desperdício. Após a visita, o grupo esclareceu dúvidas sobre os sistemas de abastecimento de água e de esgoto.
“A visita guiada nos laboratórios da Corsan colabora com o aprendizado prático e enriquecedor sobre o processo de tratamento de água, complementando os conteúdos teóricos abordados em sala de aula nas disciplinas de Biologia, Saúde e Risco Alimentar,” afirma a professora Joice Waier. Os alunos foram recebidos pela agente de tratamento de água e esgoto Sandra Marotzki.
Programa Portas Abertas
O caminho percorrido pela água e o tratamento de purificação pelo qual ela passa antes de chegar às torneiras dos consumidores pode ser conhecido pela população em visitas que estão sendo promovidas pela Companhia às suas instalações nos municípios onde atua. Essa iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, criado para receber instituições de ensino, organizações e o público em geral. Uma das maiores estações de tratamento de água da região das Missões está localizada em Santa Rosa.
Quem fizer a visita ficará sabendo como funciona o sistema de abastecimento, desde a captação da água em rios, arroios, barragens ou poços artesianos. Daí, ela segue para as estações de tratamento, onde é purificada, e depois vai para os reservatórios, onde fica armazenada para ser distribuída a residências, escolas, estabelecimentos comerciais e industriais, entre outros clientes.
Um dos pontos mais interessantes da visita é a demonstração de como a água é tratada para alcançar a potabilidade e ser consumida com segurança. Além dos processos químicos para isso, a qualidade é monitorada constantemente, com a realização de muitas análises diárias em laboratórios.
As escolas interessadas em fazer as visitas devem agendar com a analista de responsabilidade social Bibiany de Oliveira Costa, pelo telefone (55) 99625-2445.
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