Governo do Estado garante intenção de ampliar o Programa estadual de Escolas Cívico-Militares
Connect with us

Ensino

Governo do Estado garante intenção de ampliar o Programa estadual de Escolas Cívico-Militares

Publicado

em

cards feed e stories (aprovado) 2.pdf (post para instagram) (1920 × 1080 px) (1080 × 1920 px) (2)

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

Um importante Pedido de Providências foi entregue ao governador Eduardo Leite, nesta sexta-feira (21), pelo deputado Tenente Coronel Zuco (Republicanos), autor da Lei Estadual que instituiu o Programa das Escolas Cívico-Militares no RS, acompanhado do presidente da Frente Parlamentar em Apoio à Adesão e Manutenção de Escolas Cívico-Militares, deputado Capitão Martim (Republicanos). O pedido visa garantir a absorção pelo Rio Grande do Sul de 23 Escolas Cívico-Militares que faziam parte do extinto Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM).

Em julho, o Governo Federal anunciou a extinção do programa, “movido por vingança e motivações políticas”. Em contraponto, atendendo solicitação do deputado federal Zucco e do deputado estadual Capitão Martim, o Governo do Estado decidiu assegurar o funcionamento de 18 escolas no âmbito do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares.

Após o ato realizado em Defesa do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, promovido pela Frente Parlamentar em Apoio à Adesão e Manutenção de Escolas Cívico-Militares, por iniciativa do deputado federal Zucco, foi firmado o documento contando com o apoio de 22 prefeitos e 14 deputados estaduais, incluindo o líder do Governo, Frederico Antunes.

O pedido tem como objetivo estimular o Governo do Estado a tomar as devidas providências para a manutenção do modelo cívico-militar nas demais 23 escolas que faziam parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares no solo gaúcho. “É indiscutível a importância da absorção dessas escolas no Programa Estadual para evitar a descontinuidade das atividades desse modelo educacional, que conta com ampla aprovação da comunidade escolar por meio de consulta pública”, destacou.

Segundo o Capitão Martim, atualmente 13 escolas estaduais e 10 escolas municipais estão em risco de extinção, o que resultaria em enormes prejuízos para essas comunidades escolares. “Buscamos a manutenção das Escolas Cívico-Militares gaúchas em sua totalidade”, afirmou o deputado ao reiterar a necessidade de preservar todas as 23 escolas do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Destacou que “a vontade da comunidade escolar, manifestada por meio da consulta pública, deve ser respeitada”.

 

Governo pretende ampliar programa

Durante a reunião no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite assegurou que o programa estadual vai ser mantido e um novo edital será aberto parta ampliar o número de escolas e absorver as federais. Segundo o deputado Capitão Martim, o governador informou que a intenção é manter as escolas sob administração federal em funcionamento no Rio Grande do Sul após uma análise minuciosa dos trâmites necessários, e ampliar o número de estabelecimentos funcionando no modelo cívico-militar.

“A preservação desse modelo educacional é fundamental para assegurar os avanços obtidos durante o período em que o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares esteve em vigor, beneficiando alunos e comunidades escolares em todo o Estado”, frisou o Capitão Martim.

Compartilhe

Ensino

Prouni 2025: Inscrições abrem nesta sexta-feira

Publicado

em

portal plural foto rafa neddermeyeragência brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

As inscrições para o processo seletivo do Prouni (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre de 2025 começam na sexta-feira (24) e vão até as 23h59 do dia 28 de janeiro (horário de Brasília). O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para se inscrever, o candidato deve possuir uma conta no Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal, e realizar o login utilizando CPF e senha.

Requisitos para Participação

Para concorrer a uma bolsa nesta edição do Prouni, o Ministério da Educação (MEC) estabelece os seguintes critérios:

  • Ter concluído o ensino médio;
  • Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 e/ou 2023;
  • Ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das provas do Enem;
  • Não ter zerado a redação.

Além disso, o candidato deve atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, bolsista parcial ou sem bolsa;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsista integral ou parcial;
  • Ser pessoa com deficiência (PCD), conforme legislação vigente;
  • Ser professor da rede pública de ensino, concorrendo a cursos de licenciatura ou pedagogia para formação no magistério da educação básica.

Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025). Para bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em 2025). Professores da rede pública concorrendo a cursos de licenciatura e pedagogia estão isentos dos critérios de renda.

No ato da inscrição, o candidato deve optar entre a ampla concorrência ou as vagas destinadas a políticas afirmativas para pessoas com deficiência, autodeclaradas pardas, pretas ou indígenas.

Candidatos que participaram do Enem 2024 como “treineiros” (ou seja, apenas para autoavaliação, sem concluir o ensino médio) não podem se inscrever.

Critérios de Classificação

A classificação será baseada na edição do Enem em que o candidato obteve a melhor média. A seleção seguirá a seguinte ordem de prioridade:

  1. Professores da rede pública concorrendo a licenciatura e pedagogia;
  2. Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública;
  3. Estudantes que cursaram parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsistas integrais;
  4. Estudantes que cursaram parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsistas parciais ou sem bolsa;
  5. Estudantes que cursaram todo o ensino médio em instituição privada como bolsistas integrais;
  6. Estudantes que cursaram todo o ensino médio em instituição privada como bolsistas parciais ou sem bolsa.

Cronograma do Prouni 2025

  • 4 de fevereiro: Resultado da primeira chamada no portal Acesso Único;
  • 28 de fevereiro: Resultado da segunda chamada;
  • 26 e 27 de março: Período de inscrição para a lista de espera;
  • 1º de abril: Divulgação do resultado da lista de espera;
  • 4 a 17 de fevereiro: Entrega da documentação pelos candidatos pré-selecionados.

Sobre o Prouni

Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa ocorre duas vezes ao ano e é voltado a estudantes sem diploma de nível superior.

Para mais informações, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.

Fonte: O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

USP fica entre as 100 melhores do mundo em cinco áreas do conhecimento, aponta ranking

Publicado

em

portal plural usp fica entre as 100 melhores do mundo em cinco áreas do conhecimento, aponta ranking
ICARO LIMAVERDE/ESTADÃO CONTEÚDO
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

O THE World University Rankings by Subject 2025, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), que classifica as universidades de acordo com as áreas de conhecimento, colocou a Universidade de São Paulo (USP) entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas: Direito (58ª posição), Educação (67ª posição), Medicina e Saúde (86ª posição), Artes e Humanidades (98ª posição) e Ciências Sociais (97ª posição).

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Sisu divulga as primeiras notas de corte na disputa

Publicado

em

portal plural sisu divulga as primeiras notas de corte na disputa

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

A primeira nota de corte parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foi disponibilizada no final de semana (18/1) pelo Ministério da Educação (MEC). A nota de corte deve ser utilizada pelos candidatos apenas como uma referência da situação em que se encontram para a vaga selecionada, não sendo uma garantia de seleção. Com base nela, o estudante pode alterar as opções de curso no decorrer do período de inscrição, mas só será considerado o último registro feito no sistema, até as 23h59 do dia 21/1.

Na concorrência por vaga pública no país, as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes da seleção podem adotar pesos variados, por tipo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), permitindo pontuações diferentes, conforme os parâmetros adotados por universidades e institutos federais.

Nesta edição do Sisu, o sistema atualizará, das 0h às 8h, as notas de corte para os cursos disponíveis. Esse procedimento sempre ocorreu, mas, neste ano, como foi aprimorado, o período de cruzamento de dados é mais longo.

 

Seleção
Para participar do Sisu, o candidato deve, além de preencher o questionário de perfil socioeconômico, selecionar a 1ª e a 2ª opção de cursos para os quais quer concorrer. Quem participou do Enem 2024 tem até terça-feira (21/1) para se inscrever no Sistema. Assim, poderá concorrer a uma das vagas ofertadas em cursos de graduação de 124 IES brasileiras.

A seleção é feita com base na média das notas obtidas nas cinco provas do Enem, respeitando o limite de vagas disponíveis em cada curso e a modalidade de concorrência. É considerada a ordem das duas opções de curso, conforme indicadas na inscrição pelos candidatos; além do perfil socioeconômico, de acordo com as exigências da Lei de Cotas.

Podem participar da concorrência de vagas através do Sisu todos os estudantes que realizaram o Enem 2024, obtiveram nota na prova de Redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro (que não concluiu o Ensino Médio e fez o exame como treino, como uma autoavaliação).

 

Cronograma
As inscrições à seleção são gratuitas e acontecem entre os dias 17 e 21/1, na página do Sisu, no Portal Acesso Único, utilizando o login e a senha do Gov.br. O resultado da disputa por vagas sairá no dia 26/1. E a matrícula dos selecionados ocorrerá de 27 a 31/1.

 

Fonte: Correio do Povo.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×