Agro
Governador em exercício assina decreto para proteger produtor de leite

Com objetivo de fortalecer o setor leiteiro no Rio Grande do Sul, o governador em exercício Gabriel Souza assinou, o Decreto 57.571/2024, que altera regras para concessão de benefício fiscal a empresas do setor. A medida proíbe, a partir de 2025, a concessão a empresas que utilizam leite em pó ou queijo importados em seu processo industrial. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (19/4).
Gabriel ressaltou que a medida reforça a proteção aos produtores de leite do Estado. “O governo do Rio Grande do Sul busca proteger o seu produtor de leite, visto que um acordo do Mercosul em vigor se mostra muito desfavorável a ele, uma vez que incentiva a importação de leite em pó e outros produtos lácteos”, explicou.
A iniciativa atende às solicitações do setor de proteína animal, principalmente dos integrantes da cadeia leiteira, que enfrentavam a concorrência desleal de produtos oriundos, em boa parte, dos países do Mercosul. O decreto pretende incentivar o uso de leite e queijo produzidos no mercado interno, o que fortalece a indústria, os produtores rurais e as cooperativas locais. A expectativa é que a medida aumente a renda e gere mais empregos no setor.
Dados do Radar do Mercado Gaúcho, painel da Receita Estadual que monitora o fluxo de mercadorias no Estado, mostram que 54% do leite integral em pó adquirido no Rio Grande do Sul nos últimos 12 meses (entre março de 2023 e fevereiro de 2024) foi importado. Em 2023, o valor dos créditos fiscais presumidos utilizados pelas empresas do setor ultrapassou R$ 230 milhões.
Na avaliação do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Pereira, a iniciativa fortalece a cadeia leiteira gaúcha. Ele explica que não deve haver impacto significativo na arrecadação, visto que as empresas, possivelmente, irão mudar as fontes de suprimentos para que, assim, continuem a usufruir dos benefícios fiscais, levando à aquisição de produtos locais.
Por se tratar de um decreto que altera benefícios relativos à área fiscal, o novo regramento só pode ter validade a partir do próximo ano. O impedimento ocorre devido ao princípio da noventena ou da anterioridade fiscal: o Estado não pode aplicar regras fiscais que instituem ou majorem tributos antes de 90 dias ou no mesmo exercício financeiro (ano da publicação).
Fonte: Thales Moreira – Assessoria de Comunicação do Governo do RS.
Agro
1 Ano de conexão entre o campo e cidade: Podcast A Voz do Agro celebra aniversário

O PodCast A Voz do Agro, apresentado por Roger Selau, celebrou nesta quinta-feira (20) um ano de histórias, informações e relatos sobre o setor agropecuário. Para marcar essa data especial, um episódio comemorativo foi transmitido diretamente da revenda de veículos da Nicola, em Santa Rosa, contando com um sorteio de um iPhone 15 para os internautas.
Criado em 13 de março de 2024, o podcast surgiu da experiência de Roger Selau na área do agro e da percepção da necessidade dos produtores rurais de terem voz. O programa se propôs a dar visibilidade às histórias de quem trabalha no campo, mostrando os desafios diários da produção de alimentos e aproximando o público urbano da realidade do agro.
Ao longo deste primeiro ano, o PodCast A Voz do Agro superou a marca de 50 episódios, ainda que oficialmente sejam 42, contando com as coberturas de eventos e feiras do setor. Desde o primeiro episódio, que teve como convidado o Sr. Sérgio Luiz Carpenedo, o programa se consolidou como uma referência no meio, impulsionado pelo apoio de empresas como Chevrolet Nicola, e Cresol, contando com um incentivo de Eduardo Nicola (Chevrolet Nicola) e do presidente Vitoldo Scharneck (Cresol).
Um dos momentos marcantes desta trajetória foi a cobertura da primeira Amostra de Azeite e Vinhos, apenas dois meses após o lançamento do podcast. Em 2025, a equipe retornará para acompanhar a segunda edição do evento que ocorre na cidade de Santa Cruz do Sul. Além disso, o programa conquistou reconhecimento ao ser eleito o Melhor Podcast do Ano de 2024 e realizou a primeira cobertura da Fenasoja, durante a emblemática edição dos 100 anos da feira.
Encerrando o primeiro ano com êxito, o podcast também foi homenageado na Fenasoja e iniciou 2025 com a cobertura da ExpoDireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O planejamento para os próximos meses inclui a participação na ExpoAgro em Santo Cristo e a ampliação da presença em eventos do setor agropecuário.
Com o apoio do Grupo Plural de Comunicação e dos novos patrocinadores, o PodCast A Voz do Agro segue com a missão de compartilhar histórias inspiradoras e valorizar o trabalho dos produtores rurais.
[mailpoet_form id="1"]
Agro
Prefeitura adquire rompedor para auxiliar nos trabalhos da Secretaria de Agricultura

O Governo Municipal adquiriu um rompedor que será utilizado nos trabalhos da Secretaria de Agricultura. O novo equipamento vai auxiliar no rompimento de lajes nas estradas do interior. Cerca de R$ 170 mil foram investidos na compra da ferramenta.
Nesta terça-feira (11), o vice-prefeito Aldemir Ulrich e o secretário de Agricultura, Gerson Karkow, acompanharam os trabalhos realizados com o rompedor. As ações ocorreram na Linha Dr. Pedro de Toledo, interior de Santa Rosa, “Esta ferramenta vai possibilitar que o nosso trabalho seja mais ágil e muito mais eficiente. Muitos lugares onde não existe a sarjeta devido à laje, agora será possível construí-la, evitando que a água corra e danifique a estrada. É um equipamento que será muito utilizado e que irá proporcionar uma maior resolutividade das demandas nas comunidades”, destacou o secretário Gerson.
Após a finalização dos serviços na Linha Dr. Pedro de Toledo, as equipes da Secretaria de Agricultura atenderão outras demandas das localidades do interior do município.
[mailpoet_form id="1"]Agro
Hortigranjeiros 2025: 3º Café Mulheres no Agro oportuniza trocas de experiências e valorização de cases de sucesso

Oportunidade de troca de experiências, construção de conhecimentos e homenagem às mulheres que contribuem com a história de suas famílias e de suas comunidades, o 3º Café Mulheres no Agro reuniu mais de 100 participantes na última sexta-feira (07/03), em Santa Rosa.
A iniciativa do Hortigranjeiros e da Sicredi União RS ES em parceria com a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e a Acisap, está inserida nas programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.
O voluntariado local mais uma vez esteve representado na organização do evento e também na acolhida oferecida às mulheres, com a participação dos artistas locais Bugra e Vilson Kunzler. A importância das mulheres também foi reconhecida pela presença de diversas lideranças, como da diretora de Operações do Sicredi União RS ES, Katiuscia dos Reis, presidente do 35º Hortigranjeiros, Ester Seide, presidente da Câmara de Vereadores Máximo Altemir Martins, gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski; vice-presidente de agronegócio da Acisap, Ângela Maraschin, presidente da Fenasoja 2026, Marcos Servat, presidente da Coopermil, Ernani Thober, bem como representantes da Cotrirosa, da Indumóveis, da Aprhorosa, Libidus, imprensa e outras instituições parceiras.
Na explanação de Katiuscia foi evidenciado o protagonismo feminino por meio de sua autonomia e do acesso ao crédito, bem como as relações internas e externas da cooperativa Sicredi com este público.
Os presentes também tiveram a oportunidade de se inspirar com cases de sucesso de mulheres rurais que, com diferentes perfis, têm se destacado na gestão de suas propriedades e na valorização de seu trabalho.
No painel, mediado pela presidente do 35º Hortigranjeiros, Ester Seide, foi possível acompanhar a abordagem de Carolina Manjabosco sobre gestão da propriedade e governança familiar, a explanação de Dolores Jek em relação a sua história de empreendedorismo em propriedade da agricultura familiar, com ênfase na agroindustrialização e turismo rural, e a explanação de Joci Schafer, de Santo Cristo, que abordou o dia-a-dia na propriedade leiteira e o uso de mídias sociais para a valorização da mulher agricultora.
As mulheres presentes também receberam mudas de plantas bioativas, cultivadas no Sítio Santa Fé, para simbolizar o cuidado consigo e com os demais.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM