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Gigantes do varejo vendem até 765% mais em dezembro, apesar da pandemia

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A venda online de produtos passou por um avanço expressivo durante a pandemia do coronavírus, já que muitas pessoas tiveram de adaptar seus hábitos de consumo em meio às políticas de isolamento social.

 

 

Mas os números surpreenderam e o valor das vendas em 2020 superou — e muito — o de 2019.

Segundo dados da Tatix, empresa de Full Commerce que faz gestão de algumas das principais lojas do país, como Pernambucanas, Avon, Payot, Usaflex, Red Bull, Freixenet, Linea, Softys, entre outras gigantes do setor, só em dezembro, o aumento no faturamento pelas vendas online foi de 765%.

Maquiagens, espumantes e smartphones, assim como aconteceu em 2019, se mantiveram no topo da lista de desejos dos consumidores neste ano, além de destaque para dois novos itens mais vendidos: calçados e chocolates.

Entre os principais desejos dos consumidores, maquiagens tiveram um crescimento de 604,77% nas vendas de um ano para o outro. Os smartphones também saltaram no rol de itens mais procurados, com aumento de 597,82% em relação ao ano anterior. Já calçados destacam-se com crescimento de 224,05% na mesma comparação.

De acordo com a empresa, predomina a forma de pagamento por meio de cartão e boleto bancário.

 

 

Boom de vendas online em 2020

O balanço, que traz dados de vendas referentes ao período de 1 a 25 de dezembro de 2020, aponta que mais de 2 milhões de novos usuários acessaram os sites geridos pela Tatix, se comparado a 2019, um aumento de 150%.

Já o ticket médio teve um aumento de 63% na mesma comparação. Em relação à média de novembro, quando quando ocorre a Black Friday, uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico mundial, o avanço foi de 15%

O resultado surpreendeu os gestores da empresa de Full Commerce, conforme explica Giordano Magalhães Afonso, Vice Presidente da Tatix:

“Esperávamos um crescimento frente ao ano passado, levando em consideração o momento atual, mas o resultado foi surpreendente. Aumento de 765% no faturamento é um marco histórico para a nossa empresa, que tem 7 anos de mercado. É um setor que está movimentando e ajudando a segurar a economia, além de gerar empregos e renda para boa parte das famílias brasileiras”, afirma Giordano.

 

 

Perfil dos consumidores

O balanço aponta que 70,42% das vendas aconteceram na região Sudeste do Brasil, 14,4% na região Sul, 8,46% no Centro-Oeste, 4,76% no Nordeste e 1,88% foram destinadas ao Norte do país.

Em produtos adquiridos pela internet, as mulheres destacam-se como as que mais compraram no último Natal. Foram 59,36% de pedidos feitos por mulheres versus 40,64% de compras realizadas por homens.

A faixa etária que mais consumiu no e-commerce foi a de 25 a 34 anos, grupo que representa 34,40% das vendas. Em seguida, vem os jovens de 18 a 24 anos, totalizando 22,73% do consumo.

Adultos com idades entre 35 e 44 anos aparecem na sequência, representando 16,18% das vendas. Depois deles, 12,09% do consumo ficou entre os que possuem de 45 a 54 anos, seguidos por 9,03% de consumidores com idades entre 55 e 64 anos.

Consumidores com mais de 65 anos representam 5,58% das vendas online no Natal de 2020, de acordo com os dados destacados pela empresa Full Commerce.

 

 

Varejo e auxílio emergencial

O e-commerce foi o grande responsável pela alta do faturamento do varejo no período de Natal neste ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Nos cálculos da associação, o setor movimentou R$ 38,1 bilhões no fim do ano passado, um avanço de 3,4% frente ao mesmo período de 2019.

Para além das ferramentas que facilitaram o consumo mesmo a distância, porém, o varejo ainda contou com a ajuda do auxílio emergencial, distribuído a mais de 50 milhões de brasileiros durante a pandemia.

“Os pagamentos de R$ 600 impactaram, sim, na surpreendente recuperação do varejo. O PIB ainda não voltou ao patamar pré-pandemia, mas, no comércio, isso já aconteceu”, destaca Fabio Bente, economista da CNC.

Além de incrementar a renda de milhões de brasileiros, o programa social trouxe ainda uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a utilizar bancos virtuais e outros meios para realizar suas compras:

“O auxílio emergencial puxou as vendas para cima, mas, no caso específico do e-commerce, o que fez mudar esse cenário foi a mudança de hábito do consumidor em relação a gastos, à viabilização de contas em bancos digitais e ao comportamento”, diz Bente.

“Com o benefício, muitos cidadãos correram para abrir uma conta. Era a saída que os consumidores e os varejistas tinham para minimizar as perdas causadas pela pandemia”.

 

 

FONTE: CNN

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Inicia capacitação de PMDR com Famurs

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Com a presença de cem participantes, entre integrantes das equipes técnicas da Emater/RS-Ascar e dos municípios, e os instrutores do curso, iniciou nesta terça-feira (27/07) a capacitação para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), realizado em parceria com a Escola da Famurs. O curso tem uma carga horária de 18 horas e envolve 45 municípios e equipes da Emater/RS-Ascar no RS.

O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, participou da abertura, ao lado do coordenador-geral da Diretoria da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, representando o presidente Eduardo Bonotto, prefeito de São Borja, e da gerente adjunta de Planejamento da Emater/RS-Ascar, Magna Tonial, além das instrutoras e extensionistas Córdula Eckert e de Thaís Michels.

“O curso visa preparar técnicos dos municípios e da Emater para a melhoria do processo de planejamento para o desenvolvimento de políticas públicas nos municípios, garantindo sua sustentabilidade econômica, social e ambiental”, avaliou Sandri, ao citar a Missão da Emater/RS-Ascar de “Promover o Desenvolvimento Rural Sustentável através da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul”.

Ao agradecer à Emater/RS-Ascar pela parceria e pela “forte presença na sustentabilidade da agricultura familiar gaúcha”, Oliveira defendeu a capacitação como “processo de planejamento de médio e longo prazo, de melhoria de renda, qualidade de vida e sucessão familiar no meio rural”, e concluiu dizendo que, “com o aprendizado repassado pela Emater e a troca de experiências proporcionada pelo curso, vamos, juntos, oferecer as melhores ferramentas e informações para promover o desenvolvimento sustentável do Estado”.

PRIORIDADES

Durante o curso será discutida a importância de se definir problemas, demandas e prioridades para a elaboração dos Planos. “A partir disso, serão traçadas diretrizes para o atendimento a essas demandas, com base nos recursos disponíveis, incluindo políticas públicas já existentes e novas”, explicou Córdula, que ministrou a primeira aula da capacitação.

Segundo a extensionista, no planejamento é elaborado o cenário atual com base em indicadores e avaliadas as tendências futuras a partir das vocações dos municípios. “É um desafio pensar o rural que temos e o que queremos, a importância do rural no município. Construir um cenário futuro gera expectativas que vão além do período de uma legislatura ou de um governo, pois a proposta do PMDR é de estado e não de governo”, defendeu Córdula.

Ainda no início do curso, Magda apresentou O Papel da Emater/RS-Ascar e da Famurs no PMDR, destacando como objetivo do Termo de Cooperação a capacitação de equipes técnicas das prefeituras e da Emater/RS-Ascar no entendimento e utilização do Plano, como importante ferramenta para o planejamento de políticas públicas municipais.

De acordo com a parceria, cabe à Famurs apoiar, fomentar e difundir o Plano Municipal, garantindo as incrições e dando visibilidade ao planejamento. À Emater/RS-Ascar compete atualizar esses planos e capacitar o quadro técnico interno e os servidores das prefeituras. “Acreditamos que o planejamento é o caminho para o sucesso”, afirmou a gerente.

O curso será realizado de forma híbrida, com três módulos virtuais (27/07, 03/08 e 05/08) e um presencial, de encerramento, em data a ser definida com os participantes. O exercício prático será a elaboração de um Projeto/PMDR, contendo apresentação, objetivo geral, objetivo específico, metas, atividades, resultados e impactos, será apresentado nesta última aula.

São ministrantes os extensionistas Córdula Eckert (engenheira agrônoma, mestre em Desenvolvimento Agrícola), Flávio Calcanhotto (engenheiro agrônomo, mestre em Produção Animal e em Economia Rural) e Thaís Michels (médica veterinária, mestre em Saúde Animal e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Ufrgs) e Claudinei Moisés Baldissera (técnico em Agropecuária com pós graduação em Direito do Trabalho e da Previdência Social).

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