Gerência de Politicas da Juventude, promoveu evento direcionado aos Lideres e vices Lideres – Portal Plural
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Ensino

Gerência de Politicas da Juventude, promoveu evento direcionado aos Lideres e vices Lideres

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A Secretaria de Desenvolvimento Educacional juntamente com a Gerência de Politicas da Juventude, promoveu um evento direcionado aos Lideres e vices Lideres de turma das escolas da Rede Municipal, com o objetivo de enfatizar a responsabilidade, as escolhas e o estímulo pela liderança em nossos jovens. A secretária de Educação Maria da Graça Faccin na abertura enfatizou a importância de eventos como este, reafirmando a preocupação com a Educação e pedindo para que os jovens se apropriem do espaço oferecido pela escola para participarem ativamente das atividades, e assim fortalecendo o espírito de liderança. Esta formação foi pensada para que os alunos pudessem ampliar seus conhecimentos sobre estar líder de turma e assim estarem ambientalizados com a realidade que os cerca. Segundo Tatiana Rangel Magedanz, Gerente de Políticas para Juventude, o objetivo maior é que, por meio de ações deste tipo, todos possam pensar na democracia, o que é ser cidadão e o quanto é importante participar para ter um mundo melhor.

O evento foi realizado na manhã do dia 03 de julho de 2019 no Auditório do IFFAR.

A Palestrante foi a Embaixadora da Politize, Hayatt Mansour, que está neste cargo voluntário desde 2018, atuando para fortalecer a cultura democrática, a consciência da população e a participação política. Para Hayatt é importante formar uma nova geração de cidadãos conscientes, mais ativos e comprometidos com a democracia.

A Politize é uma associação civil, sem fins lucrativos, com a missão de levar educação política para qualquer lugar, falando de uma forma plural, simples e aberta, um portal de educação política e cidadania, que acredita ser necessário desenvolver no jovem a consciência, o quanto antes, já que ele representa o futuro. O Evento foi um sucesso, nossos lideres e vice lideres foram privilegiados com uma aprendizagem única, que ficará em suas lembranças.

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Ensino

CAPS AD realiza palestras de conscientização nas escolas

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A FUMSSAR, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas CAPS AD realizou atividades educativas. Através do Programa Saúde na Escola PSE, quatro palestras sobre conscientização do uso de álcool e drogas na adolescência foram organizadas. As ações ocorreram na Escola Municipal Pedro Speroni, no bairro Cruzeiro.

As atividades foram ministradas pelos integrantes da equipe multidisciplinar do CAPS AD Movimento. Participaram a Assistente Social, o Enfermeiro, o Médico Psiquiatra, o Psicólogo, o Terapeuta Ocupacional e os Técnicos em Enfermagem. Além das orientações trazidas pelos profissionais, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de um paciente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

Ao todo 180 alunos, do 6º ao 9º ano, acompanharam as palestras. Entre os temas abordados: tipos de drogas, seus efeitos no organismo e as consequências do uso prolongado.

As instituições de ensino que tiverem interesse em participar, podem entrar em contato com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, pelo telefone: (55) 3513-5158 e agendar uma visita da equipe multidisciplinar.

O CAPS AD funciona das 08h às 18h sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira. O Centro fica localizado na Av. Flores da Cunha, 1321, no bairro Cruzeiro.

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Ensino

Como a alfabetização sofreu na pandemia: ‘criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc’

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Na turma da professora Ana Carolina Guimarães há, hoje, desde crianças que já conseguem ler textos com facilidade até os alunos que, aos 8 ou 9 anos de idade, ainda sequer criaram familiaridade com todas as letras do alfabeto.
O cenário da volta às aulas preocupou a professora do 3° ano do ensino fundamental 1 na Escola Estadual São Bento, em Belo Horizonte (MG) – que por enquanto está funcionando em modelo híbrido, em que as crianças alternam entre uma semana na escola e uma semana no ensino remoto.

Preocupação da professora se deve ao fato de que, em condições normais, na 3ª série, as crianças já costumam estar na fase final do aprendizado básico de leitura e escrita.

“Todos os alunos teriam que estar lendo, e não é a realidade. Percebemos que há uma carência nesse retorno às aulas e que a alfabetização foi muito afetada pela pandemia”, diz Guimarães .

Crianças vulneráveis de 5 a 10 anos de idade – e, portanto, as que cursam o final da educação infantil e todo o ensino fundamental 1 – foram um grupo particularmente sensível às dificuldades dos mais de 18 meses de ensino à distância na pandemia. É porque elas estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento escolar: a da alfabetização e da consolidação da leitura, da escrita e dos fundamentos matemáticos.
E também porque, nessa idade, elas têm pouca autonomia no ensino remoto, e portanto o contato próximo aos professores fez muita falta.

Fonte: terra

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Ensino

Polo de Ensino de Santa Rosa realiza doação de brinquedos em alusão ao Dia das Crianças

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Na tarde de segunda-feira (11) os alunos soldados do Polo de Ensino de Santa Rosa, acompanhados do Leão do PROERD e da Fronteiruxa, realizaram a entrega de brinquedos para crianças de comunidades próximas ao Polo.

Além de levar um pouco mais de alegria para as crianças, a ação ajuda o futuro soldado da Brigada Militar a compreender e desempenhar suas atividades com base na filosofia de polícia comunitária.

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