Política
Geoportal com dados espaciais do RS
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) realizou, nesta quinta-feira (15/8), o lançamento do Geoportal RS, ferramenta que que disponibiliza uma série de informações de natureza geoespacial para auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de políticas por diferentes instituições públicas. O governador Eduardo Leite participará do lançamento.
Através da plataforma, é possível acessar uma gama de dados reunidos em único ambiente: o diretório da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS).
Uma das novidades é a atualização da Base Cartográfica Oficial do RS, em parceria com o 1°CGEO/Exército Brasileiro. Em uma primeira etapa, estarão disponíveis as ortoimagens (sobreposição de fotos para gerar uma única imagem) da Região Funcional 1 (RF-1), compatíveis com a escala 1:25.000, utilizadas para elaboração de produtos cartográficos e cartas topográficas. A RF-1 abrange cerca de 33 mil quilômetros quadrados, onde está concentrada 41% da população do RS e 70 municípios.
Entre as possibilidades que o portal oferecerá, estão a disponibilidade da geolocalização da rede de escolas e rodovias e dos principais indicadores nas diversas áreas de atuação do Estado.
Considerado um dos projetos prioritários do governo e financiado com recursos do Banco Mundial, através do Proredes, a Iede-RS segue todas as normas e os padrões estabelecidos nacional e internacionalmente para a geração e o compartilhamento de dados geoespaciais.
O projeto foi coordenado pelo Departamento de Planejamento Governamental (Deplan/Seplag) e contou com a parceria de diversas secretarias e órgãos federais.
O acesso ao Geoportal RS se dará em dois níveis: público em geral e acesso via cadastramento através de convênio para compartilhamento das informações (prefeituras e universidades, por exemplo).
Política
Governo não tem plano para resgatar brasileiros, diz embaixador

O secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho, disse nesta quarta-feira (24) que, até o momento, o Brasil não tem um plano de resgate para retirar os brasileiros que estão na Ucrânia.
Os ataques da Rússia à Ucrânia começaram na madrugada desta quinta-feira (24). Segundo o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros estão no país.
“Sobre a existência de plano de resgate, não há plano de resgate, não há da parte do Brasil e de qualquer outro país”, afirmou o embaixador.
O governo brasileiro estuda implementar um plano de evacuação por via terrestre, mas ainda não há data nem ponto de encontro definidos.
Política
PROFESSORES DE ALECRIM COBRAM O CUMPRIMENTO DA LEI DO PISO

O Ministério da Educação anunciou, no dia 27 de janeiro, o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN). Em 2022, o valor será corrigido e o piso da categoria será de R$ 3.845,63, um aumento de 33,24%.
Na noite do dia 03 de fevereiro, os professores da rede municipal de Alecrim estiveram presentes na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Alecrim, reivindicando o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério, e fazendo Repúdio a proposta de aumento de 13% apresentada pela administração pública municipal. Os educadores da rede municipal foram buscar apoio e foram bem recebidos em sua reivindicação pelos vereadores municipais.
A proposta de 13% foi encaminhada a comissão permanente para análise, mas os educadores discutem o valor apresentado, uma vez que o Presidente Jair Bolsonaro e o MEC já divulgaram o aumento, e que o valor deve ser retroativo a contar do dia 01 de janeiro.
Os Professores da rede apresentaram nota de Repúdio e deram um prazo de 30 dias para o cumprimento da Lei Nacional. Caso não ocorra acordo a demanda será encaminhada ao Judiciário e tomadas demais medidas necessárias.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Pesquisa no RS mostra Edegar Pretto e Onyx Lorenzoni empatados

O deputado estadual Edegar Pretto (PT) e o ministro de Trabalho e Previdência de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (PL), aparecem técnicamente empatados na primeira pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Sul em 2022. A pesquisa do Instituto Atlas mostra que Pretto está 0,6% na frente de Lorenzoni, o que é considerado, um empate técnico – 18,6% contra 17,8%, respectivamente.
Na sequência, aparece o senador Luis Carlos Heinze (PP), na terceira colocação somando 9,2% das intenções de voto. O vereador de Porto Alegre e ex-deputado estadual, Pedro Ruas (PSOL) está 8,4%, ocupando a quarta colocação. Já o ex-deputado federal, Beto Albuquerque (PSB), aparece com com 7,8%. O vice-governador do Rio Grande do Sul e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), está com 4,5%. Enquanto o deputado federal, Alceu Moreira (MDB), tem 3,5% das intenções dos eleitores.
A margem de erro do levantamento é de 3%. Foram entrevistadas 1.001 pessoas entre os dias 17 a 23 de dezembro.
[mailpoet_form id="1"]-
Clima/Tempo2 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque2 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized2 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Uncategorized2 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM