FUMSSAR vistoriou balneários - Portal Plural
Connect with us

Destaque

FUMSSAR vistoriou balneários

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Com o calor e a reabertura dos balneários, a tendência é que as pessoas passem a frequentar estes locais, por isso, a FUMSSAR, assim como já feito em outras oportunidades, voltou a visitar os mesmos na tarde deste domingo, para averiguar se os protocolos estão sendo seguidos.
A Vigilância Sanitária, em conjunto com a Brigada, vistoriaram quatro balneários e também as praças da cidade. O que chamou a atenção, segundo Jairo Beal, é que havia pouco presença de público nestes locais. Isso se deve ao fato do feriadão, onde muitas pessoas podem ter viajado.
Na noite de sábado, não foi recebida nenhuma denúncia de irregularidades e de festas clandestinas.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Santa Rosa chega a 9ª morte por dengue e o RS soma mais de 80mil casos da doença

Publicado

em

portal plural santa rosa chega a 9ª morte por dengue e o rs soma mais de 80mil casos da doença
Foto: Divulgação
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

A confirmação oficial de mais cinco mortes elevou, nesta quarta-feira (24), para 102 o total de casos fatais da dengue no Rio Grande do Sul desde 31 de janeiro, data do primeiro óbito de um gaúcho pela doença em 2024. Em menos de três meses, o Estado já ultrapassa em quase 55% o seu recorde anual anterior, que registrava 66 falecimentos em 2022.

Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (SES), as vítimas mais recentes tinham 40, 49, 76, 79 e 89 anos, respectivamente, e residiam em Santa Rosa, Frederico Westphalen, Rolante, Tapera e Alvorada. Todas sofriam de comorbidades não especificadas, as quais potencializaram o agravamento do quadro de saúde após a picada do mosquito transmissor.

A morte em Santa Rosa, foi no dia 04 de abril. Era um homem de  40 anos, com doenças pré-existentes. O caso foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde, no início da noite da quarta-feira (24/04), que publicou nota informando que o RS atingiu 102 mortes pela doença.

Em números aproximados, quase 83 mil gaúchos já receberam teste positivo para a doença este ano, sendo que cerca de 70 mil foram contaminados pelo mosquito Aedes Aegypti dentro do próprio Estado. Outros 29 mil casos suspeitos estão sob investigação.

Santa Rosa lidera o ranking de notificações, com 10.106 casos, seguida por São Leopoldo (8.174), Novo Hamburgo (7.374), Tenente Portela (3.734), Três Passos (3.490), Frederico Westphalen (2.230) e Três de Maio (2.123).

Fonte: Jornal O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Greve no IFFar: Aulas Suspensas e Expectativa de Votação Nacional

Publicado

em

portal plural greve no iffar aulas suspensas e expectativa de votação nacional

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A greve dos profissionais do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, iniciada em 2 de abril, segue nesta quinta-feira (25/04), mantendo as aulas suspensas desde 8 de abril.

Amanhã (sexta-feira dia 26), deverá ocorrer a votação nacional sobre a aceitação da proposta. Em caso de recusa, espera-se uma nova rodada de negociações nas semanas seguintes, com o Governo Federal pressionado pela situação.

O Comando de Greve informou que mais de 76% dos campi dos Institutos Federais, juntamente com diversas Universidades Federais, têm aulas suspensas, o que pressionou o governo a apresentar uma proposta para as pautas das categorias, incluindo a unidade de Santa Rosa.

O Instituto Federal Farroupilha é composto pela Reitoria, localizada em Santa Maria, 11 campi e dois centros de referência, com aproximadamente 1.500 servidores.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Desafios e acessibilidade: Dia nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

Publicado

em

portal plural policial penal é preso tentando entrar com drogas em presídio de santo Ângelodesafios e acessibilidade dia nacional da língua brasileira de sinais é comemorado nesta quarta (24)

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é comemorado nesta quarta-feira, 24. A data marca quando o Brasil, por meio da Lei Federal nº 10.436/2002, reconheceu a Libras como instrumento legal de comunicação e expressão.

A Libras não é universal e deriva da Língua de Sinais Francesa (LSF), trazida ao país pelo professor francês Ernest Huet, que, em 1857, participou da fundação da primeira escola brasileira para surdos do país, na então capital federal, Rio de Janeiro.

“A raiz da Libras não é do português nem das línguas latinas, mas da língua francesa de sinais. Por exemplo, o nosso sinal de falar vem do francês parler, então nós ainda temos algumas características da língua francesa, mas como qualquer língua é viva, dialógica e passa por constantes mudanças, hoje nós temos uma língua do Brasil”, explica a professora e coordenadora do curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Roraima, Joseane do Espírito Santo.

Diferentemente do que muitos imaginam, a língua de sinais não se resume a um mero conjunto de gestos, expressões faciais e corporais. Ela constitui um sistema linguístico completo, com os próprios mecanismos de morfologia, sintaxe e pragmática, que se manifestam na modalidade visuoespacial.

“A Libras possui uma estrutura gramatical como qualquer outra língua, assim como nós temos o português, o espanhol e as línguas indígenas, e cada uma com suas características culturais e regionais”, destaca a docente, que fez parte da primeira turma de Letras-Libras do país e da América Latina, formada na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Apesar da complexidade da língua centenária, foi somente com o reconhecimento oficial que se abriu caminho para uma série de avanços. A partir de 2005, com a edição do Decreto 5.626, foi que se incluiu a Libras como disciplina curricular obrigatória na formação de diversos profissionais, como professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.

“Antes disso, tínhamos a atuação dos tradutores, cursos e formações, mas institucionalmente dentro das universidades, isso só ocorreu em 2005. Depois veio a LBI [Lei Brasileira de Inclusão], que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete, momento em que começamos a ter documentos que norteiam toda a atuação e os direitos linguísticos da pessoa surda”, conta a professora.

 

Fonte: Roraima em Foco.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×